Publicidade

RH

Pode Acontecer Com Qualquer Pessoa

A Maldição do Conhecimento

Como livrar-se dessa armadilha que prejudica seus relacionamentos, sua performance e seus resultados num momento de venda, de negociação, de apresentação de trabalho e até num bate-papo

Artigos  –  02/03/2018 09:32

7030

(Foto Ilustrativa)

A forma mais prática de identificar o problema

é através da observação e perceber se você está

realmente sendo entendido

 

          Publicada: 08/02/2018 (16:37:33)
          Atualizada: 02/03/2018 (09:32:46)

Tatiani Tozetti 

Você já ouviu falar da “Maldição do Conhecimento”? Será que você ou alguém que você conhece sofre desse fenômeno? Pode ser um nome forte, mas é assim mesmo que ele é chamado e pode acontecer com qualquer pessoa... Comigo, com você, com nossos amigos, familiares etc. E, quando tomamos consciência disso, podemos realmente melhorar muito os nossos relacionamentos, a nossa comunicação e resultados. Se você deseja saber o que é e como lidar com isso... Continue lendo este texto! 

Imagine uma pessoa que é expert num assunto, domina uma tecnologia, estudou muito um determinado assunto, aprendeu com sua vivência na prática e é até uma referência no tema. Conseguiu pensar em alguém? Ou até mesmo este alguém seja você? 

Pois bem, quando você utiliza todo esse domínio da forma inadequada ao se comunicar com outra(s) pessoa(s), como por exemplo: num momento de venda, de negociação, de apresentação de trabalho, ensinando alguém ou até mesmo num bate-papo... Você pode estar sendo influenciado pela Maldição do Conhecimento.

E por que isso acontece?

A resposta é simples, acontece porque toda esta expertise é muito óbvia para você, é a sua linguagem natural, é o ambiente que você vive e domina.

E, por isso talvez, você nem perceba, mas o que é claro para você nem sempre é obvio para o ouvinte e então a sua comunicação fica genérica, superficial e vaga para quem está do outro lado.

Como identificar?

A forma mais prática é através da observação e perceber se você está realmente sendo entendido ou se as pessoas estão com aquela feição de dúvida e se perguntando “O que ele está falando”? ou até mesmo te questionando demais e pedindo para você ser mais claro, dar exemplos, explicar novamente etc.

Se isso acontecer você pode realmente ter caído na maldição do conhecimento.

Importante!

A responsabilidade do outro entender e conseguir acompanhar a sua fala, seu raciocínio e a sua explicação é toda sua. Isso mesmo, você é o responsável por fazer-se ser entendido.

Houve um experimento científico onde o Grupo A de pessoas precisava tocar, através de batuque, uma música para o Grupo B adivinhar. A música era muito simples... Era o “Parabéns para você!”.

O Grupo A, ensaiou tanto e estava tão óbvio para eles, que tinham a certeza de que no mínimo 50% do Grupo B iria adivinhar qual era a música. E sabe o que aconteceu? Apenas 3% acertaram realmente qual era a música tocada. E é exatamente isso que acontece com todos que estão sobre o efeito desse fenômeno.

Isso é muito importante, pois pode literalmente prejudicar as suas vendas, a sua apresentação, os seus resultados, seu desempenho numa entrevista de emprego e em inúmeras outras situações.

Como se livrar da Maldição do Conhecimento?

Algumas dicas que, se colocadas em prática, irão te ajudar:

1. Pratique a empatia e coloque-se no lugar do outro;
2. Lembre-se de você quando ainda não dominava o assunto, qual seria a melhor forma de ouvir e entender esse tema;
3. Adeque a sua linguagem e comunicação de forma específica, clara e fácil de ser entendida para o público com quem está falando;
4. Evite siglas específicas, termos técnicos (só quem é da área conhece) e palavras em outro idioma;
5. Certifique-se de que as pessoas te entenderam. Pergunte se você foi claro e se existe alguma dúvida a ser esclarecida;
6. Torne a sua comunicação cada vez mais clara e adequada para cada momento e público com que esteja conversando.

Livre-se da armadilha de cair na Maldição do Conhecimento e prejudicar seus relacionamentos, sua performance e seus resultados.

Espero que você tenha gostado e que este assunto seja útil para a sua vida e sua carreira.

Tatiani Tozetti é coach de desenvolvimento de carreira

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×