Publicidade

RH

Dúvidas Mais Comuns

Mitos e verdades sobre a saúde bucal

Confira quais os cuidados não podem ser deixados de lado; é uma questão de informação e hábito

Curiosidades  –  08/12/2012 16:42

576

(Foto Ilustrativa)

A escova nunca deve ser dura, sempre

macia ou ultramacia e de cabeça pequena

 

Os cuidados com a saúde bucal são muitas vezes deixados de lado pela falta de informação e hábito entre os brasileiros. Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o assunto o cirurgião dentista Flavio Goulart, da Clínica Crescità, lista e explica os principais mitos e verdades.

1 - Chiclete sem açúcar auxilia contra as cáries? Mito

A prevenção de cáries se dá através da escovação e uso do fio dental completados com o uso de um bochecho que contenha flúor. O chiclete sem açúcar não causa cárie, mas está longe de prevenir. Além disso, a mastigação de chicletes pode levar a uma fadiga muscular (dos músculos relacionados à abertura e fechamento da boca), acentuar problemas na ATM(Articulação Têmporo Mandibular) e acentuar problemas relacionados ao bruxismo.

2 - O dente do siso sempre deve ser extraído? Mito

O dente do siso normalmente não possui espaço na arcada dentária para sua correta erupção, sendo assim, na maior parte dos casos erupciona fora de posição, empurrando outros dentes, pode causar inflamação dos tecidos ao redor e em casos mais graves um trismo mandibular (caso em que o paciente não consegue abrir a boca, além de ficar com muita dor no local, sendo necessário uso de anti-inflamatórios e em alguns casos antibióticos). Desde que ele esteja corretamente posicionado não há necessidade de extração, mas isso ocorre na minoria dos casos. Interessante que hoje em dia muitos pacientes não possuem os terceiros molares ou dentes do siso.

3 - Bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes? Mito

O bicarbonato de sódio não deve nunca ser utilizado com o intuito de clarear os dentes, ele é altamente abrasivo e seu uso inadequado pode provocar um desgaste exagerado do esmalte dentário, causando sérios danos. Hoje em dia existem outros produtos para serem utilizados no clareamento dentário que não prejudicam ou danificam o esmalte dos dentes. O bicarbonato deve ser utilizado somente pelos dentistas na intenção de promover uma limpeza superficial do esmalte, eliminando manchas extrínsicas causadas por alimentos, bebidas, nicotina etc.

4 - Dentes sensíveis se fortalecem com o flúor? Verdade

O flúor ajuda muito na sensibilidade dentinária, através do processo de remineralização que ele provoca, mas hoje em dia existem formas mais eficientes de acabar com os dentes sensíveis, como o uso de laser, método indolor e extremamente eficaz.

5 - Enxaguantes bucais podem substituir a escovação? Mito

Os enxaguantes bucais apenas completam a higiene bucal, e de preferência aqueles que contem flúor em sua composição. A escovação e uso de fio dental são os métodos mais eficientes. Para pacientes que usam aparelho ortodôntico ou possuem prótese dentária, existem escovas específicas e até um sistema de jato dágua (water pik) para facilitar a higienização.

6 - Bruxismo pode danificar a superfície dental? Verdade

Existem dois tipos de bruxismo, o cêntrico (onde o paciente aperta os dentes) e o excêntrico (onde o paciente range os dentes). O bruxismo, apesar de ser normalmente um hábito noturno, também pode ocorrer durante o dia, com o paciente acordado. O bruxismo excêntrico é o que tem maior poder destrutivo dos dentes, causando grande desgaste dental e em casos extremos esse desgaste chega até o nervo do dente obrigando o paciente a um tratamento endodôntico. O bruxismo, além de ser prejudicial para os dentes, também pode causar estragos na ATM (Articulação Têmporo Mandibular), alterações musculares, dores de cabeça, enxaquecas, limitações de abertura de boca.

7 - Clareamento dental sensibiliza os dentes? Verdade

Antes de fazer o clareamento dental, o dentista precisa avaliar o paciente e verificar se esse tipo de tratamento está indicado. Em alguns pacientes o clareamento não terá o resultado esperado. Durante o processo de clareamento temos uma abertura ou desobstrução dos canais existentes entre a superfície dental e a polpa ou nervo do dente, e esse processo pode provocar em alguns pacientes um pouco de sensibilidade somente durante o período de tratamento. Em raízes expostas, trincas dentais, restaurações fraturadas essa sensibilidade é muito maior e pode até provocar danos endodônticos, por isso nesses casos o paciente deve passar por um tratamento prévio ao clareamento. A sensibilidade depende muito também da substância que está sendo usada e da concentração desta. Com o uso de flúor, pastas para sensibilidade e laser, praticamente conseguimos zerar a sensibilidade durante o processo de clareamento.

8 - Escova dura limpa melhor? Mito

A escova nunca deve ser dura, sempre macia ou ultramacia e de cabeça pequena. Sempre massageando a gengiva, sem usar muita força que pode causar retrações gengivais e desgastar o esmalte. Durante sua visita ao dentista, ele vai orientá-lo sobre como deve ser feita a escovação. Escovar a língua, bochechas e tecidos adjacentes também é muito importante, pois nessas regiões temos bactérias que ficam acumuladas, causando mau hálito.

9 - Escovar os dentes imediatamente após as refeições. Verdade

Em nosso dia a dia, muitos pacientes não conseguem tempo sequer para fazer o mínimo de três escovações diárias, se formos pedir para eles aguardarem 30 minutos antes de escovar os dentes para dar tempo da saliva neutralizar o ph dos alimentos, ai que esses paciente não escovarão mesmo. E isso depende muito do alimento, por exemplo, balas tendem a ficar grudadas nos dentes, nesse caso é melhor escovar logo em seguida para eliminá-las da superfície dental. E hoje em dia os cremes dentais possuem substâncias como o bicarbonato que ajudam a neutralizar o ph ácido de alguns alimentos. Via de regra é melhor escovar logo em seguida, do que deixar de escovar.

10 - Usar grande quantidade de pasta dental. Mito

Não há necessidade, coloque uma quantidade que ocupe o sentido transverso da escova, mais do que isso você estará desperdiçando pasta, pois isso não aumenta os benefícios, e aumentando a chance de engolir esse excesso, principalmente nos casos das crianças.

11 - É necessário escovar língua e gengiva? Verdade

Com toda certeza, com escovas macias ou ultramacias, uso diário, nessas regiões temos muitas bactérias alojadas. Seu dentista pode explicar corretamente a melhor técnica para não causar injúrias nesses tecidos.

12 - A higienização noturna é a mais importante? Verdade

Devemos escovar no mínimo três vezes ao dia nossos dentes e usar o fio dental em todas elas, toda escovação é importante. O que ocorre é que muitas vezes o paciente não tem tempo para fazer essas três escovações de forma minuciosa. Nesse caso, dê preferência à noturna, pois é o período onde o alimento ficará mais tempo acumulado nos dentes e tecidos bucais, já que o paciente estará dormindo e com uma diminuição do fluxo salivar, que ajuda na limpeza.

13 - Chá verde escurece os dentes? Verdade

O consumo regular de chá verde, ou qualquer outro chá, assim como café, refrigerantes à base de cola, ou qualquer alimento com muito corante, vai provocar um escurecimento mais rápido dos dentes. O clareamento dental pode ser utilizado para devolver o branco dos dentes e durante o processo esse tipo de alimento ou bebida deve ser evitado.

14 - Cigarro causa gengivite? Verdade

O cigarro causa inúmeros problemas de saúde, e com certeza a gengivite está entre eles. O aumento da temperatura bucal causado pelo cigarro, unido com os produtos químicos de seus componentes, causa uma inflamação dos tecidos bucais, entre eles, a gengiva, e a cronicidade do processo leva à gengivite. Mas talvez o pior problema bucal causado pelo cigarro é o câncer bucal.

> Flavio Goulart é odontologista pós-graduado em ortopedia facial e atualizações de implatodontia

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×