Publicidade

RH

Entrada Franca

Centro Cultural Fundação CSN promove o Inverno Cultural

Festival de arte, cultura e educação conta com linguagens diversificadas; oficinas, apresentações e contação de histórias

Cena alternativa  –  26/08/2016 20:49

Publicada: 20/08/2016 (12:37:00) . Atualizada: 26/08/2016 (20:49:30)

1

(Foto: Divulgação)

Olhar crítico: A exposição “Cidades”, do fotógrafo paulistano Julio Torres, faz parte do evento 

O Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, apresenta o Inverno Cultural com entrada franca. De 24 a 27 de agosto, convidados especiais ocuparão o espaço com oficinas, contação de histórias, apresentação de teatro e dança. Sob o tema “Conexões híbridas”, o festival traz uma miscelânea de linguagens artísticas com intuito de ampliar a busca de novas interfaces a partir de diálogos e encontros culturais. Para participar de determinadas atividades, é necessário realizar a inscrição online na fanpage no Facebook.

No primeiro dia, quarta-feira, 24, uma roda de conversa aberta ao público reúne palestrantes, oficineiros e participantes do Inverno Cultural, a partir das 19h. Em seguida, acontece a abertura da exposição “Cidades”, do fotógrafo paulistano Julio Torres. Seu olhar crítico, aliado à necessidade de expressar as imagens que carrega consigo antes de se tornar fotógrafo, o impulsiona a entrar em contato com a arte urbana e fotográfica.

No segundo dia, 25, um dos destaques da programação é o Cine escada “O Menino e o Mundo”, uma roda de conversa com o produtor da trilha sonora da animação, Gustavo Kurlat, às 19h. O filme concorreu ao Oscar 2016. Outras atividades da programação: oficina de ilustração (9h); oficina de técnicas de canto (9h30); oficina sobre elaboração de projetos culturais (15h); contação de histórias (15h); oficina de trilha sonora; e Sala Desenhista (19h).

Na sexta-feira, 26, o Inverno Cultural conta com diversas oficinas: teatro (9h30); dança (9h30 e 15h); harmonia (9h30); e arranjo (15h). À noite, acontece a apresentação teatral (19h30) e música na escada com microfone aberto (20h30). No sábado, 27, dia de encerramento do festival, das 15 às 18h, artistas locais trazem suas vivências para uma roda de conversa e apresentações: Fatinha (Jongo do Pinheiral); Tácio Fidelis (hip hop); e Ramiro Mart (rap).

Confira a programação completa do festival

> Dia 24 (quarta-feira)
. 19h: Roda de conversa com os palestrantes e oficineiros do festival | Sala Maestro Franklin
. 20h30: Abertura da exposição “Cidades” do fotógrafo paulistano, Julio Torres | Galeria
° Música nas escadas com Ciron Silva + microfone aberto
° Julio Torres - Fotógrafo e documentarista paulistano, nascido no extremo Sul da Zona Sul de São Paulo. Retrata em seu trabalho o humano e sua relação com a cidade.

> Dia 25 (quinta-feira)
. 9h30: Oficina de ilustração com Bill Borges*| Sala Desenhista
. 9h30: Oficina de técnicas de canto com Cláudio Quirino* | Sala Maestro Franklin
. 15h: Elaboração de projetos culturais com Eduardo Gonçalves* | Galeria
. 15h: Contação de histórias com Bill Borges | Sala Maestro Franklin
. 15h: Oficina de trilha sonora com Gustavo Kurlat* | Sala Educativo
. 19h: Sala Desenhista com Bill Borges | Sala Desenhista
. 19h: Cine escada “O Menino e o Mundo” com Gustavo Kurlat | Escadarias ou Sala Maestro Franklin
*Inscrições online na página do Centro Cultural Fundação CSN no Facebook.

° Bill Borges - Ilustrador e escritor. Formado em design, trabalha na área editorial há 10 anos e tem mais de 50 títulos publicados. Ilustrou textos de Monteiro Lobato, Telma Guimarães e Luiz Raul Machado.
° Cláudio Quirino - Professor de canto e técnica vocal, piano e história da música, formado na Unincor e no Conservatório Brasileiro de Música.
° Eduardo Gonçalves - Jornalista com especialização em Gestão Cultural na Universidade Girona (Espanha). Atua há 17 anos com política cultural em instituições públicas e terceiro setor. Atualmente é gerente de projetos da Fundação CSN.
° Gustavo Kurlat - Compositor, diretor musical e teatral, dramaturgo, tradutor, educador e locutor. Participou de mais de cinquenta projetos artísticos, culturais e educacionais no Brasil e exterior. Produtor da trilha sonora do filme “O Menino e O Mundo”.

> Dia 26 (sexta-feira)
. 9h30: Oficina de Teatro com Coletivo Sala Preta* | Sala Maestro Franklin
. 9h30: Oficina de Dança com Simone Alcântara*| Sala Movimento
. 9h30: Oficina de Harmonia com Ciron Silva* | Sala Educativo
. 15h: Oficina de Dança com Simone Alcântara* | Sala Movimento
. 15h: Oficina de Arranjo com Ciron Silva* | Sala Maestro Franklin
. 19h30: Apresentação teatral com Coletivo Sala Preta *| Sala Maestro Franklin
. 20h30: Música na Escada e microfone aberto com Ciron Silva*| Escadarias externas
*Inscrições online na página do Centro Cultural Fundação CSN no Facebook.

° Coletivo Teatral Sala Preta - Coletivo de atores e produtores que movimentam a cena cultural de Barra Mansa e região desde 2009.
° Simone Alcântara - Pedagoga e doutora em História Social, ambos pela USP-SP. Atuou como oficial de Projeto pela Unesco-SP e hoje atua como consultora de projetos de dança e movimento e de inclusão social. E docente convidada de pós-graduação em Dança e Consciência Corporal na FMU, Estácio e USCS em São Paulo.
° Ciron Silva - Músico e arranjador, integrante do grupo de choro “Quinteto Vera Cruz”. Formado na Escola de Música Villa-Lobos.

> Dia 27 (sábado)
. 15h às 18h: Roda de conversa e apresentações de cultura popular e arte urbana da região Sul Fluminense | Sala Maestro Franklin e escadarias externas

° Fatinha - Jongo do Pinheiral - Formado por moradores de Pinheiral que buscam manter viva a expressão de origem africana e valorizar a cultura- afro brasileira na região. O grupo integra a rede de Pontos de Cultura do estado do Rio de Janeiro.
° Tácio Fidelis - B.boy desde 2008, quando conheceu a cultura hip hop. Além da vivência, é pesquisador dos seguimentos desta cultura.
° Ramiro Mart - Artista independente, MC e Produtor. Iniciou sua relação com o rap aos 13 anos de idade. Lançou três EPs: Adverso, Vltra Vida e ArtEPressão.

A programação pode sofrer alteração sem aviso prévio.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×