Publicidade

RH

Amor à Profissão

Ser DJ não é só apertar o play!

Quem quiser crescer como DJ precisa se dedicar muito, estudar os estilos, manter-se atualizado, inovar e principalmente dar seu máximo para promover ao público uma vibe perfeita

Cena alternativa  –  10/11/2017 20:16

Publicada: 20/10/2017 (17:51:36) . Atualizada: 10/11/2017 (20:16:16)

1

(Foto: Divulgação)

Sandrinho: Residente da boate Auê House, em Volta Redonda; profissional agita a pista de dança

Quem não está muito ligado ao agito da noite e das festas, pode se perguntar: O que o DJ faz na cabine? Por que ele usa o fone de ouvido? E talvez aquela pergunta que pode provocar reações nada amistosas em qualquer DJ - O DJ só aperta o Play!?

Embora pareça uma profissão que só traz glórias, ser DJ está bem longe do paraíso implantado na cabeça da galera que curte a noite e ovaciona quem trabalha no som agitando a pista. Num mundo onde todo ex-BBB vira DJ depois de sua passagem pelo reality show, quem coloca a profissão em prática, nota que o glamour fica somente no brilho do globo espelhado que ilumina a pista das festas e casas noturnas.

O papel principal do DJ durante a festa é manter as pessoas da pista dançando e animadas o tempo todo. Para isso, o DJ utiliza as mais variadas músicas, técnicas de mixagem, efeitos, ordem em que as músicas são tocadas e o seu próprio carisma, para manter o clima da pista.

Mas o trabalho do DJ não se limita à cabine no momento da festa. O trabalho mais importante acontece dias antes, quando o DJ realiza toda a pesquisa para encontrar as melhores músicas e compor o seu set. Não é uma tarefa fácil, pois a grande maioria dos DJs procura músicas que façam a pista dançar e que sejam exclusivas ou que pelo menos outros DJs ainda não tenham encontrado. Um DJ que consegue fazer uma pista inteira dançar o tempo todo, com músicas que não sejam muito conhecidas, é muito bem visto.

_______________________________________________________

É um fato, e é também extremamente compreensível, que a maioria dos frequentadores de festas e clubs noturnos, quando chegam no início da noite, possam se deparar com uma pista não tão agitada quanto estaria no meio da noite, e pensem que o DJ que está abrindo a pista não está “mandando bem” ou que o som está chato…Mas você sabia que o trabalho do primeiro DJ da noite é justamente não “bombar” a pista? Calma, vamos entender isso melhor.

_______________________________________________________

A expressão “warm up” vem do inglês e significa esquentar. É justamente esse o trabalho do primeiro DJ da noite, esquentar a pista, criar o clima, tocar as músicas certas para que as pessoas que estão chegando no club comecem a se animar de forma sutil e que estejam ansiosas para o momento em que o próximo DJ da festa comece a tocar.

Eu, que também sou DJ, concordo que não são todos os clubs que têm um warm up de qualidade. Existem duas situações que me incomodam muito quando chego em algum club no início da noite, com o primeiro DJ tocando e a pista começando a encher: 

A primeira é chegar e o DJ estar super acelerado, tocando todos os hits do momento ou tocando músicas muito agitadas e as pessoas da pista simplesmente paradas, sem dançar.

A segunda é o inverso: o DJ estar tocando um som super chato, desanimado, mesmo vendo que as pessoas da pista querem começar a dançar.

O conceito de som chato e animado é bem abstrato neste caso, pois para cada club e estilo de festa o som do início da noite precisa seguir uma linha, para não fugir do conceito daquela noite ou club. Por isso, a sensibilidade e repertório do DJ de warm up precisam estar bem sintonizados, para que ele possa se adaptar a cada estilo de festa.

_______________________________________________________

Eu sou muito fã de warm up, valorizo muito os DJs que começam a noite com a casa vazia e entregam a pista no ponto certo de animação para o próximo DJ da noite. É um trabalho que deve ser muito valorizado. Mesmo que não pareça, para quem não é muito ligado ao mundo da música, muitas vezes é mais difícil ser o primeiro DJ da noite, do que o DJ principal.

_______________________________________________________

Um warm up errado, com músicas que não são para aquele momento, pode ser uma tragédia para a festa e esfriar uma noite inteira. Dará muito mais trabalho para o DJ que toca na sequência, pois além de arrumar o estrago que o anterior fez perderá espaço do próprio set que havia planejado, e isso garanto que não deixaria nenhum DJ contente. 

A grande maioria dos DJs faz o trabalho bem feito, podem até não ser conhecidos pelo grande público. Talvez o maior segredo consista no amor à profissão! Quem quiser crescer como DJ precisa se dedicar muito, estudar os estilos, manter-se atualizado, inovar e principalmente dar seu máximo para promover ao público uma vibe perfeita. Pois o grande presente que um DJ pode receber de todo esse esforço é, sem dúvida, ver o púbico dançar!

> Você também pode gostar: Talk Show OLHO VIVO traçou panorama da profissão de DJ na região

_______________________________________________________

Por Lílly Riúby  –  lilly.riuby@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×