Publicidade

RH

Lembrado Desde 2008

Dia Mundial das Doenças Raras

Ato foi organizado pela Prefeitura de Volta Redonda em parceria com a Apadefi e o Movela

Geral  –  13/03/2017 17:39

1

(Fotos: Divulgação) 

Participação: A reitora Claudia Utagawa e o professor do curso de medicina do UniFOA Gilmar Zonzin 

A reitora do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Claudia Utagawa, e o professor do curso de medicina, Gilmar Zonzin, participaram do Ato pelo Dia Mundial das Doenças Raras, no auditório da prefeitura, nesta segunda-feira, 13. O evento aconteceu em virtude do Dia Mundial das Doenças Raras, lembrado desde 2008, no último dia do mês de fevereiro. 

O ato, organizado pela prefeitura em parceria com a Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos) e o Movela (Movimento em Defesa dos Diretos da Pessoa com ELA), contou com a presença do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva; o vice-prefeito Maycon Abrantes; os representantes da Secretaria de Saúde, Márcia Cury e Rafael França; e o deputado federal Alexandre Serfiotis. 

A reitora Claudia Utagawa, que também é médica geneticista, ministrou uma palestra sobre os conceitos básicos, da incidência e prevalência das principais doenças raras no Brasil e enfatizou: 

- Precisamos entender melhor a realidade desses pacientes, ter um Sistema Único de Saúde (SUS) capacitado para receber e prestar o atendimento adequado, pois temos condições disso. No UniFOA, todos os alunos da área de saúde estão sendo preparados. Temos a preocupação em falar de doenças que não são frequentes, quando ensinamos o acadêmico a fazer um raciocino clínico. Ele precisa saber da existência das doenças raras, com isso, começa a perceber o paciente de maneira universal.

_______________________________________________________

Estima-se que de 6% a 8% da população mundial sofra com alguma Doença Rara, o equivalente a aproximadamente 400 milhões de pessoas. No Brasil, estima-se que esse número chegue a 15 milhões e 95% dessa população não conta com atendimento específico. Em Volta Redonda, o atendimento é localizado na Policlínica da Cidadania. 

_______________________________________________________

O professor do curso de medicina e presidente da Associação Estadual de Pneumologia do Rio de Janeiro, Gilmar Zonzin, falou sobre a Portaria 199/2014/MS - que definiu diretrizes para atenção integral às pessoas com doenças raras no SUS (Sistema Único de Saúde). 

- A partir do momento que você tem uma política pública que norteia, que mostra o processo a ser seguido, como tratar e acolher as pessoas portadoras de doenças raras, abre-se espaço para discussão, inicia-se a construção de centros de referência, e começam a aparecer pessoas mais interessadas no assunto. Estamos no caminho e a palavra que mais define o momento é "esperança". 

O público-alvo foram representantes dos Comitês Intergestores Regionais (CIR) do Médio Paraíba formado por Volta Redonda, Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras. Além de profissionais da Policlínica da Cidadania e de outros setores que atendam pacientes com doenças raras. 

- O município de Volta Redonda está empenhado em fazer o que for possível para ajudar no tratamento e prevenção destas doenças, que atingem milhões de pessoas no mundo e causam o sofrimento de várias famílias - afirmou a secretária de Saúde, Márcia Cury.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×