Publicidade

RH

Análise Técnica

Samuca Silva visita escolas e anuncia melhorias

Prefeito de Volta Redonda esteve nas escolas municipais Amazonas e Roraima; técnicos do IPPU visitarão os locais

Geral  –  08/08/2017 19:50

2

(Foto: Divulgação/Secom)

Prefeito recebeu o carinho dos alunos em visita às escolas na manhã desta terça-feira, 8 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, visitou na manhã desta terça-feira, 8, duas escolas da rede municipal de ensino para realizar uma análise técnica e conhecer as principais demandas das unidades. A primeira delas foi a Escola Municipal Roraima, no bairro Santa Rita de Cássia. A segunda, a Escola Amazonas, no Retiro. Samuca anunciou melhorias nas duas unidades. Ele foi acompanhado pelo vereador Sidney Dinho, presidente da Câmara Municipal, e pela secretária municipal de Educação, Rita de Cassia Andrade.

Na unidade do Retiro (Escola Amazonas), o prefeito determinou a visita dos técnicos do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) para realizar um estudo de viabilidade para a ampliação do prédio físico. A autarquia municipal fará o projeto arquitetônico.

Silvana Xavier, diretora titular da Escola Amazonas há 21 anos, elogiou a visita do prefeito.

- É importante conhecer de perto as demandas da escola. Precisamos de reformas na estrutura e temos a confiança que o prefeito fará isso - disse.

Atualmente, a escola atende cerca de 270 alunos - alguns deles fizeram uma rápida apresentação do Projeto Música nas Escolas.

1

Samuca foi ao local com o vereador Sidney Dinho e a secretária de Educação, Rita de Cassia

Samuca Silva também lembrou que a prefeitura enviou ao Ministério da Educação os dados da pasta ao PAR (Plano de Ações Articuladas). O projeto do governo federal, criado em 2007, tem o objetivo de auxiliar as secretarias municipais e estaduais no planejamento de ações educacionais.

- Viajo constantemente a Brasília em busca de recursos federais. Precisamos apresentar os projetos e preciso das diretoras nesse processo - afirmou.

Já na escola Roraima, no Santa Rita de Cássia, o prefeito garantiu que dará uma resposta efetiva na melhoria do local e garantiu o término da obra que está paralisada.

- Constatamos alguns problemas como porta, janelas e caixa coletora. Isso será resolvido de imediato. Quero agradecer, ainda, pelo zelo que a direção da escola dá ao local - disse o prefeito.

- As crianças precisam dessas melhorias e a comunidade depende da escola. Agradeço a visita do prefeito e esperamos melhorias - afirmou o vereador Sidney Dinho.

Praça Tiradentes

Logo após a visita à escola, o prefeito Samuca Silva e o vereador Sidney Dinho estiveram na Praça de Tiradentes, no bairro Retiro. Lá, fica a quadra coberta Luiz Teixeira, uma homenagem ao pai do vereador.

- Fico emocionado ao estar aqui. Meu pai foi um grande guerreiro e trabalhador - disse.

O prefeito garantiu que fará melhorias no local.

- São pequenos reparos que vamos providenciar de maneira imediata - afirmou.

Secretaria de Saúde faz prestação
de contas da primeira etapa do MOVI

(Por Assessoria de Comunicação)

Representantes das secretarias municipais - autarquias e coordenadorias; integrantes das associações de moradores do primeiro grupo de bairros que recebeu o MOVI (Movimento Vida Interativa); e moradores dos próximos bairros que serão beneficiados com a ação, estiveram na tarde desta terça-feira, 8, no Auditório da Prefeitura de Volta Redonda. Todos participaram da prestação de contas da primeira etapa do MOVI, realizada nos meses de junho e julho, e da apresentação das próximas atividades, programadas para agosto e setembro.

A coordenação do MOVI fez a prestação de contas para representantes dos bairros Conforto, Rústico, 249, Ponte Alta, São Lucas, São Carlos e Eucaliptal. Foram 172 atividades no total no Território I, formado pelos bairros acima. Em seguida, a prefeitura anunciou o lançamento da segunda fase do projeto, que vai beneficiar os moradores do Açude, Vila Mury, Jardim Cidade do Aço e Retiro, que começa com um evento especial neste sábado, 12, no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, na Avenida Antônio de Almeida, 331, no Retiro.

A programação inclui show acústico e tendas de prestação de serviços das secretarias, autarquias e coordenadorias do governo.

- O objetivo de MOVI é promover interatividade entre as secretarias, autarquias e coordenadorias, mas principalmente entre o cidadão e a comunidade; entre cidadão e o meio ambiente; entre o cidadão e suas próprias escolhas - disse o secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto.

Ele explicou ainda que o papel do MOVI é realizar ações que promovam esta interatividade.

- O programa inclui atividades de promoção à saúde, de esporte e lazer, culturais e artísticas. Incentiva a prática à cidadania, educação para o trânsito e ao empreendedorismo. Tudo isso gera qualidade de vida - destacou.

As atividades ocupam o território público dos bairros beneficiados como escolas, CRAS (Centro de Referência à Assistência Social), Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família, ginásios poliesportivos, quadras e outros. Para atender todos os moradores, a cidade foi dividida em territórios e as ações do MOVI ficam por dois meses em cada grupo de bairros.

- A ideia é deixar um legado. Plantar a semente da mudança. As atividades do MOVI potencializam mudança, mas todos os bairros têm infraestrutura para manter a meta após receber o programa - comentou o prefeito Samuca Silva, que é um dos principais incentivadores do projeto.

Sábado é dia de MOVI no Retiro

O evento de lançamento da segunda etapa do MOVI, neste sábado, 12, no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no Retiro, começa às 15h. A programação inclui show acústico e tendas de prestação de serviços das secretarias, autarquias e coordenadorias do governo.

Entre as atrações da abertura, a tenda da secretaria municipal de Saúde oferecerá aferição de glicemia, pressão arterial, índice de massa corporal, peso e altura, além de avaliação nutricional e orientações para alcançar melhor qualidade de vida. A secretaria de Esporte e Lazer vai orientar sobre a prática de exercícios físicos e realizar atividades para crianças.

A secretaria de Meio Ambiente vai levar o ônibus Educação Ambiental sobre Rodas. Nele, um biólogo apresenta ovos de animais do plantel do Zoológico Municipal, penas e ossos como cabeças de tigre e de leão e sementes de árvores nativas. Também serão tratados temas como consumo consciente.

A secretaria municipal de Ação Comunitária vai levar o Caminhão do Cabelo, que faz corte de cabelo de graça para a população; o Caminhão da Brinquedolândia, que resgata brincadeiras lúdicas infantis, promove contação de histórias e terá a participação de um musicoterapeuta. A Smac também vai apresentar um grupo de flash mob formado por alunos do CRAS Açude.

Ainda participam as secretarias de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, que vai divulgar o projeto Oficina de Cartas; de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, que entre outras coisas vai apresentar o Orçamento Participativo; e de Cultura, que vai mostrar os projetos culturais e artísticos para o município.

A programação completa para o mês de agosto inclui agendamento de animais para castração; aulão de ginástica; palestras sobre saúde bucal e doenças sexualmente transmissíveis; atendimento ao microempreendedor individual com o Banco VR de Fomento e captação de currículos por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

_______________________________________________________

Confira todas as atividades por bairro

Vila Mury

. Dia 14 (segunda-feira)
14h - Agendamento para castração e orientações para combater o mosquito Aedes - UBSF Vila Mury (Av. Amazonas, 267)

. Dia 16 (quarta-feira)
14h - Orientações para os internos do CRIAM sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. E orientações para os funcionários sobre Tuberculose e Hanseníase - Criam (Rua Pará, 282)

. Dia 17 (quinta-feira)
7h30 - Aulão de Ginástica com participação do grupo da melhor idade. Parceria entre CRAS do bairro e Smel - Quadra coberta ao lado do CRAS da Vila Mury (Avenida Amazonas, 275)

. Dia 18 (sexta-feira)
15h - Oficina: Participação Social - CRAS Vila Mury (Avenida Amazonas, 275)

. Dia 22 (terça-feira)
14h - Apresentação da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres Centro Especializado de Atendimento às Mulheres. Casa da Mulher Bertha Lutz e Oficina de Cartas (Projeto Carta) - CRAS Vila Mury (Avenida Amazonas, 275)

. Dia 23 (quarta-feira)
9h - Higiene Bucal para Gestantes e Bebês: tudo que precisamos saber - UBSF Vila Mury (Avenida Amazonas, 275)

. Dia 24 (quinta-feira)
9h - Alimentação saudável: uma roda de conversa. Parceria do CRAS com a UBSF do bairro - CRAS Vila Mury (Av. Amazonas, 275)

. Dia 29 (terça-feira)
8h - Aulão de relaxamento corporal com participação do grupo da melhor idade, oficinas e rede - Quadra Coberta ao lado do CRAS Vila Mury (Av. Amazonas, 275)
14h - Uso racional de medicamentos: uma roda de conversa - UBSF Vila Mury (Avenida Amazonas, 275)

. Dia 30 (quarta-feira)
8h - Resgate das brincadeiras, com participação do grupo da melhor idade. Parceria entre CRAS e Smel - Quadra coberta ao lado do CRAS da Vila Mury (Av. Amazonas, 275)
14h - Plantas Medicinais: preparação caseira de chás - UBSF Vila Mury (Avenida Amazonas, 275)

. Dia 31 (quinta-feira)
9h - Meninas do Lenço: oficina para aprender a fazer lindos turbantes - CRAS Vila Mury (Avenida Amazonas, 275)
14h - Tabaco, uma ameaça ao desenvolvimento: uma roda de conversa - UBSF Vila Mury (Avenida Amazonas, 275)

Retiro

. Dia 14 (segunda-feira)
8h - O cuidado na higiene bucal em portadores de Hipertensão e Diabetes - UBSF Retiro II (Avenida Grandes Lojas, 77)

_______________________________________________________

Por André Aquino  –  aquino.andre@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×