Publicidade

RH

Edição Especial

Bourbon Festival Paraty completa 10 anos

Um dos mais importantes festivais de música do país acontece de 25 a 27 de maio, reunindo na cidade histórica jazz, blues, música brasileira e soul

Geral  –  12/05/2018 11:40

1

(Foto Ilustrativa)

_______________________________________________________

Evento vai reunir artistas que participaram de edições anteriores e fizeram shows históricos, além de grandes nomes pela primeira vez, como Cesar Camargo Mariano, Madison McFerrin, Blackalbino e Toni Tornado

_______________________________________________________

Dez anos se passaram, anos de dedicação, histórias e muita música! Um festival enxuto, despretensioso, porém com muita qualidade e que chegou com a importante missão de levar público a Paraty. O Bourbon Festival Paraty chega à sua décima edição, que acontece dias 25, 26 e 27 de maio (de sexta-feira a domingo), com shows gratuitos na cidade histórica. 

Nesta edição especial o Festival vai reunir artistas que participaram de edições anteriores do evento e fizeram shows históricos, como Gary Brown, que tocou na primeira edição, e Stanley Jordan, que se apresentou em 2010. Traz ainda outros grandes nomes pela primeira vez, como Cesar Camargo Mariano e Madison McFerrin (filha de Bobby McFerrin), além de Blackalbino, a grande revelação da soul music com a participação de um dos precursores do gênero no Brasil, Toni Tornado. 

Este ano, o evento contará com dois palcos, localizados na Praça da Matriz (Palco Matriz) e na Igreja Santa Rita (Palo Santa Rita), no centro histórico da cidade, além de programação de dois buskers (apresentações de artistas de rua): Busker Rosário (ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário) e Busker Quadra (ao lado da Igreja da Matriz), onde três artistas vão se apresentar em horários alternados. Ainda: a Orleans Street Jazz Bandcirculando pelas ruas do Centro Histórico e DJ Crizz, que abre e fecha a programação todos os dias. 

Considerado um dos eventos mais importantes dentro do calendário artístico, cultural e turístico da cidade, o Festival, que agora passa a fazer parte do calendário oficial do Estado do Rio Janeiro, por meio do programa Rio de Janeiro a Janeiro, desenvolvido pelo Ministério da Cultura, ainda não conta com patrocínio de nenhuma empresa privada, sendo exclusivamente apoiado pela Prefeitura de Paraty. 

Idealizada e produzida pelo Bourbon Street Music Club, de São Paulo, a décima edição do Bourbon Festival Paraty é realizada pela Prefeitura de Paraty com o apoio do Convention Visitors Bureau de Paraty. 

Como tudo começou 

Sexta-feira 13, fevereiro de 2009. Uma tenda e um palco em meio à quadra da matriz, ainda que tímidos, deixavam um ar de curiosidade aos transeuntes que passavam pela praça ao longo do dia. Ao cair a noite, uma chuva insistente tomava conta do Centro Histórico de Paraty, chuva que inibia o público, ainda pequeno, que se aconchegava embaixo da tenda, no aguardo do primeiro show previsto para as 20h. 

Mas a sorte mudou, quase que de repente, como num passe de mágica, o tempo estiou e a Orleans Street Jazz Band abriu os trabalhos debaixo da tenda, junto ao público e sem subir ao palco a música começou. O clima esquentou, o som se expandiu e correu pelas estreitas ruas de pedras, e como o “canto da sereia” foi atraindo mais e mais público para a quadra da matriz. Assim se iniciava a primeira edição do Bourbon festival Paraty. 

A primeira banda a subir ao Palco foi a Big Time Orchestra, que fez o público esquentar e dançar ao som de soul, swing e R&B. Um grande show para a abertura e o público entusiasmado não sabia o que esperar após essa primeira apresentação. Pois bem, a responsabilidade seguinte ficou por conta de Gary Brown, artista de New Orleans, saxofone na mão e uma energia inabalável ao pisar o palco. Foi amor à primeira vista, o público se encantou, cantou e dançou ao som dos clássicos do soul e R&B daquele showman vindo da cidade berço do jazz. 

Músicos de jazz, blues, soul e R&B subiram ao palco naqueles três dias de música ao ar livre. Pela primeira vez Paraty pôde sentir o verdadeiro clima de New Orleans, a festa, o ritmo, a música que contagia qualquer idade. Sim, era o prenúncio de que esse festival chegava para ficar. 

Sempre em evolução 

Em 2011 - terceira edição - o festival inaugura seu segundo palco na Praça da Igreja Santa Rita, shows no período da tarde, uma programação mais instrumental para contemplar junto a maravilhosa vista do cais e seus barcos pitorescos. Já o palco principal, antes montado na quadra da matriz, passa para um terreno maior, ao lado, no estacionamento do ITAE e de frente para a Igreja Matriz. 

Na sua oitava edição, o festival cresce ainda mais e volta a tomar a quadra da matriz, desta vez com mais um palco, o terceiro agora: o palco blues. Três atrações nas tardes de sábado e domingo com o melhor do blues nacional e internacional. 

E assim foi, de lá pra cá passaram-se nove anos, nove edições. Mais de 200 shows, com mais de 150 artistas além de outras 42 participações especiais. Exposições de fotos, cinema, workshop musical, buskers, street band e até uma oficina de capacitação. 

E agora, em 2018 o Festival chega à sua décima edição. Quem pôde presenciar a primeira versão do evento em 2009 e também esteve em 2017 sabe que o festival cresceu, sim, porém sem perder o charme e a qualidade artística de sempre. 

O festival agradece à cidade de Paraty e todos aqueles que colaboraram de forma direta ou indireta para chegar à marca dos 10 anos resistindo a todas as dificuldades e falta de patrocínio ao longo deste caminho! 

Confira a programação completa 

::: Palco Matriz 

Sexta-feira 25/5
. 21h - Banda Black Rio - 40 anos (BRA)
Participação Especial Gary Brown (USA)
Sambasoul / Sambajazz 
. 22h30 - Tributo a B.B.King com Nuno Midelis, Victor Biglione e Fred Sunwalk (ANG/ARG/BRA)
Part. Especial Vanessa Collier (USA)
Blues 
. 0h - Ed Motta (BRA)
Black / Soul 
. 1h30 - DJ Crizz (Brasil) 

Sábado 26/5 
. 21h - Cesar Camargo Mariano & Mdison McFerrin (BRA/USA)
Jazz / Soul 
. 22h30 - Vanessa Collier& Fred Sunwalk (USA/BRA)
Blues/R&B 
. 0h - Blackalbino(BRA)
Participação Especial Toni Tornado (BRA)
Soul/R&B 
. 1h - DJ Crizz (Brasil) 

Domingo 27/5 
. 21h - Stanley Jordan Trio (USA)
Jazz 
. 22h30 - Taryn Szpilman (BRA)
Jazz/Blues 
. 0h - Gary Brown (USA)
Soul/R&B 
. 1h - DJ Crizz (Brasil) 

::: Palco Santa Rita 

Sábado 26/5 
. 15h - John Wesley & Carlos Barbosa Lima (BRA)
Música Brasileira 
. 16h30 - Orquestra Popular de Paraty (BRA)
Música Brasileira 
. 16h30 - Rubem Farias convida Live FoynFriis (BRA/NOR)
Jazz 

Domingo 27/5 
. 16h30 - Deep Funk Session (BRA)
Jazz/Groove 
. 18h - Andy Timmons & Sydnei Carvalho (USA/BRA)
Participação Especial Roberto Menescal (BRA)
Bossa/Jazz 

::: Busker Rosário 

Sexta-feira 25/5 
. 19h - Orleans Street Jazz Band 

Sábado 26/5 
. 14h - Madmen´sClan
. 16h30 - Trinca Acústica
. 19h - Carolina Zingler 

Domingo 27/5 
. 14h - Carolina Zingler
. 16h30 - Madmen´sClan
. 18h30 - Trinca Acústica 

::: Busker Quadra 

Sábado 26/5 
. 16h - Madmen´sClan
. 17h - Carolina Zingler
. 18h - Trinca Acústica 

Domingo 27/5 
. 14h - Trinca Acústica
. 16h30 - Carolina Zingler
. 18h30 - Madmen´sClan 

::: Street Band 

Orleans Street Jazz Band | Saída todos os dias | Circulando pelo Centro Histórico

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×