Publicidade

RH

Alerta

Aumento do consumo de água ultrapassa 250 mil litros no verão

Uso de piscinas e mais banhos ao dia são os principais motivos do aumento do consumo de água na estação mais quente do ano

Geral  –  22/02/2019 17:15

8206

 

(Foto Ilustrativa)

Saae-VR lembra que aumento do consumo pode resultar na escassez de água nos reservatórios

 

Segundo dados do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Volta Redonda, o consumo de água aumentou em 253.442 litros neste verão em relação ao inverno de 2018. Para a autarquia, o aumento pode resultar na escassez de água nos reservatórios. 

- Baseado nesse parâmetro do consumo medido, podemos confirmar que a estação mais quente do ano influencia para o aumento do consumo, uma vez que os consumidores tendem a permitir-se o uso não consciente da água. Conforme consumo anual medido em 2016, 2017 e 2018, percebemos que o consumo tende a cair depois de março, mês em que o verão termina - afirmou o presidente do Saae-VR, José Geraldo Mattea. 

O uso de piscinas e mais banhos ao dia são os principais motivos do aumento do consumo de água no verão. O Saae alerta também sobre o desperdício em condomínios, que possuem uma grande quantidade de moradores. 

- Ações para evitar o desperdício em condomínios devem começar com a conscientização de todos os moradores, assim também como de funcionários, que muitas vezes permanecem no local para limpeza e acabam por utilizar a água de forma não consciente - afirmou Mattea. 

No condomínio Royal Place, localizado no bairro Aterrado, algumas ações são tomadas para a economia de água. O edifício possui 160 caixas reservatórios acopladas ao vaso sanitário. As medidas adotadas chegam a reduzir 30% do consumo do recurso. 

- Estudamos uma forma de reduzir esse consumo que realmente é notado durante o verão. Uma ação muito efetiva foi a utilização de garrafas PET com areia nas caixas d´água dos vasos sanitários que ocupam espaço e reduzem a água pela metade. Outra medida é o uso de tampinhas na saída de água das torneiras, que também diminuem a quantidade utilizada - destacou Edmilson Carvalho, síndico do condomínio. 

Para a diretora da ACJ Condomínios, Vanisi Ferreira, há um grande desafio para que a economia de água no ambiente condominial se torne um hábito. 

- Como um condomínio abriga um grande número de pessoas, é fundamental informá-las quanto ao uso responsável da água. Orientamos aos síndicos que divulguem dicas de economia do recurso hídrico. Outra medida eficaz é a implementação de medidores individualizados que permitem que cada unidade do edifício tenha noção da quantidade de água utilizada - afirmou. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×