Publicidade

Aldeia das Águas

Mundo Digital

É possível ganhar dinheiro com blog?

Aprenda métodos e estratégias para faturar na internet; ganhar dinheiro com blog está ao alcance de todos, iniciantes e avançados

Ciência e tecnologia  –  06/09/2012 17:47

8

(Foto Ilustrativa)

Existem diversos métodos e também técnicas

diferentes para cada nicho de mercado

Num mundo cada vez mais digitalizado, onde milhões de usuários acessam diariamente a internet e rede sociais, quem não gostaria de juntar o útil ao agradável e ganhar dinheiro com blog ou sites? Se você acha que isso está longe de ser uma realidade, acredite, isso já acontece há algum tempo. Você verá ao longo desse artigo as formas mais comuns e eficientes de atingir esse objetivo. O que para alguns é apenas uma forma a mais de ganhar alguns trocados, para outros blogueiros e webmasters mais dedicados essa já passou a ser a principal e/ou única fonte de renda. Ainda não tem seu blog ou website? Veja aqui como criar um site passo a passo.

Ressalto que se você está procurando formas de “ficar rico da noite pro dia” pare sua leitura agora. Não há formas de ganhar dinheiro fácil na internet como muitos sites afirmam. Se ganhar dinheiro com blog fosse realmente fácil, todo mundo teria um blog ou site fazendo dinheiro. Portanto, se você pretende ganhar dinheiro online, esteja preparado para investir ao menos seu tempo e dedicação.

Mas como é possível ganhar dinheiro com blog ou site?

Existem diversos métodos que muitos blogueiros utilizam para monetizar seus blogs e também técnicas diferentes para cada nicho de mercado. Alguns nichos têm mais facilidade para promover produtos, outros recebem valores maiores por palavras-chave e ainda outros nichos que facilmente atraem milhares de visitantes por mês.

Algumas das técnicas mais populares são:

Anúncios publicitários - Esse método de publicidade baseia-se na colocação de anúncios particulares nas páginas dos blogs ou sites. Proprietários de sites e blogueiros utilizam muito esse método porque sabem que o dinheiro é garantido. Outras técnicas, tal como marketing afiliado ou programa de afiliados, têm muitos altos e baixos dependendo do produto que você promove.

PPC ou Pay Per Click - Essa é a forma mais fácil de um blog ou website ganhar dinheiro. Os anunciantes pagam o blogueiro ou webmaster toda vez que um visitante do site clica em um anúncio de algum anunciante. O PPC mais conhecido e utilizado atualmente é o Google Adsense. Pode ser muito lucrativo se planejado e configurado corretamente.

Anúncios de CPM (Custo por mil impressões) - Esse método é muito popular para páginas na web que recebem uma enorme quantidade de tráfego. Os anunciantes pagam por impressões em vez de pagar por vendas ou cliques no anúncio, ou seja, o anunciante paga sempre que o anúncio é publicado, independentemente de ser clicado ou não. Se você consegue prever as suas impressões, você sabe o quanto você vai ganhar.

Vendas afiliadas - Nesse tipo de marketing os blogueiros ou webmasters se cadastram em determinados programas de afiliados e passam a divulgar um link especial, anúncio, ou qualquer tipo de propaganda em seu site. Através desses links especiais (ou customizados), os programas de afiliados são capazes de identificar qual site direcionou o usuário para determinada compra e então o blogueiro ou webmaster recebe dinheiro ou prêmios pelas vendas originadas a partir do seu link. Ganhar comissão por venda dependendo do nicho de mercado que seu site atua pode ter um lucro extremamente alto. Tudo depende do tipo/qualidade dos produtos que você promove e da sua capacidade de fazer com que o usuário concretize a compra.

Desafios ao monetizar um blog - A maior dificuldade enfrentada por iniciantes que procuram ganhar dinheiro com blogs se resume basicamente em escrever conteúdo de qualidade e atrair tráfego para o site. Como se sabe, uma das fontes de tráfego mais significativa que um site ou blog pode ter vem dos mecanismos de buscas, que chamamos de tráfego orgânico. Por isso a importância de otimizar seus artigos perante os mecanismo de busca, especialmente o gigante Google.

Como aparecer no Google e demais mecanismos de buscas

Agora que você conhece os principais métodos utilizados para alcançar o sucesso financeiro em um blog, é importante primeiramente realizar um estudo sobre o nicho em que pretende atuar, bem como avaliar as melhores formas de monetizar o nicho escolhido. Considere também criar seu blog em uma plataforma robusta como o Wordpress, afinal, essa será a base do seu projeto e fundamental para seu sucesso e não é a toa que essa plataforma é a mais utilizada quando a finalidade é ganhar dinheiro com blog.

Se esse artigo lhe foi útil, considere compartilhar e deixe seu comentário logo abaixo. Até mais!

> Anderson Macieira é fundador e editor do AprendaCriarSite.com. Graduado em ciências da computação, se dedica atualmente à criação de sites e blogs. Contate-o no Google+, Facebook, Twitter e YouTube.

> Saiba mais

Por Anderson Macieira  –  anderson@aprendacriarsite.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×