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Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Curso gratuito de capacitação ensina sobre TDAH

Projeto especial busca desmitificar o assunto e auxiliar envolvidos com este importante tema

Ciência e tecnologia  –  19/01/2016 08:44

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(Foto: Divulgação)

Aulas serão com o neuropediatra Clay Brites

 

Com o objetivo de disseminar informações corretas e promover a capacitação de pais, cuidadores, professores, gestores e profissionais da área da saúde e da educação, a Neuro Saber - que tem a finalidade de difundir a Neurociência e a Neurologia aplicada à Educação e áreas afins - vai realizar um curso gratuito sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) durante a Semana "Entendendo o TDAH". A programação acontece dos dias 25 a 29 de janeiro por meio do site da instituição

As aulas serão ministradas pelo neuropediatra Clay Brites. Um dos idealizadores da Neuro Saber, Clay é pesquisador e doutorando do Laboratório de Dificuldades e Distúrbios da Aprendizagem e Transtornos de Atenção (Disapre), da Unicamp. Além disso, é professor do curso de pós-graduação de neuropsicologia aplicada à neurologia infantil na Unicamp e integrante do Departamento de Neurologia da Sociedade Paranaense de Pediatria. 

O programa é embasado em evidências científicas e tem como princípio a apresentação de conteúdo fincado em consensos internacionais e Guidelines (guias de avaliação de pacientes) de grupos de pesquisa multicêntricos nacionais e internacionais.

- A proposta é que tudo seja exposto com didática e numa linguagem fácil, acessível e com aplicabilidade prática - diz. 

Por exemplo, além de explicar sobre a evolução do termo e as peculiaridades do transtorno, mostrará os índices de TDAH no país e no mundo. O curso vai ainda analisar os quadros clínicos e esclarecer tipos de comportamentos heterogêneos característicos dessa condição. Falará também sobre como são os testes neuropsicológicos e abordagem diagnóstica. Discutirá sobre as implicações e o tratamento na escola e em como lidar com as dificuldades em sala de aula, como, por exemplo, durante a alfabetização, a leitura, a escrita, o ensino da matemática, a coordenação motora, entre outros fatores nos mais diversos contextos. 

Para Clay, o projeto tem como prioridade compartilhar informações relevantes sobre o assunto. Ele acredita que é preciso que pais e profissionais da área de saúde e médicos tenham mais acesso ao que existe de mais atual nas neurociências.

- Precisamos progredir melhor nas áreas de desenvolvimento e aprendizagem da infância e adolescência. 

> Mais informações: Semana “Entendendo o TDAH”. Período: de 25 a 29 de janeiro. Neuro Saber.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

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