Publicidade

RH

Criatividade, Inovação e Empreendedorismo

Alunos do Sesi-BM na maior feira de ciência e engenharia do Brasil

Balança para certificação e controle do consumo de gás de cozinha vai concorrer com projetos desenvolvidos por estudantes de todo o país

Ciência e tecnologia  –  19/03/2017 11:22

6029

(Foto: Divulgação/Carlos Felipe de Araújo)

Entre os 2,1 mil projetos inscritos, o trabalho dos

alunos de Barra Mansa foi um dos 346 selecionados

 

          Publicada: 16/03/2017 (21:16:35)
          Atualizada: 19/03/2017 (11:22:42) 

O projeto de iniciação científica desenvolvido por estudantes do ensino médio da Escola Sesi Barra Mansa vai concorrer com projetos de alunos de diversas escolas do país durante a 15ª Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia). Desenvolvida em sala de aula, a balança de controle de consumo de gás de cozinha foi selecionada pela relevância em propor solução criativa para situações que afetam o cotidiano. O evento acontece de 21 a 23 de março, na USP (Universidade de São Paulo). 

O projeto da balança para certificação e controle do consumo do gás de cozinha, criado pelos alunos de Barra Mansa, foi escolhido por propor solução tanto para consumidores quanto para empresas. Ela pode servir para uso doméstico, ao informar sobre a quantidade de gás que ainda está dentro dos botijões, ou para auxiliar empresas distribuidoras do produto no processo de certificação e controle de fraudes. 

Em novembro do ano passado, os alunos do Sesi Barra Mansa representaram o Rio de Janeiro na etapa nacional da Mostra Sesi de Ciência e Engenharia, em Brasília, durante a Olimpíada do Conhecimento, com o mesmo projeto. O trabalho foi escolhido durante uma disputa estadual, quando avaliadores da própria Febrace elegeram os vencedores com base nos quesitos criatividade, inovação e empreendedorismo. 

_______________________________________________________

Durante os três dias de evento, os projetos serão avaliados por pesquisadores e especialistas de diversas áreas do conhecimento. Os estudantes melhor avaliados ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios. Também concorrerão a 70 bolsas de iniciação científica Junior do CNPq e a uma das vagas para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que será realizada em maio, em Los Angeles (EUA).

_______________________________________________________

Para o coordenador de educação básica do Sesi Barra Mansa, Virgílio Lisboa, a metodologia científica possibilita que os estudantes despertem competências e habilidades necessárias para cidadãos atentos às transformações do mundo. 

- Quando se envolve jovens em projetos, estimulamos a leitura, a pesquisa, a comunicação e argumentação. Eles passam a ver sentido no estudo e no que estão fazendo - explica. 

A Febrace é considerada a maior feira pré-universitária de Ciências e Engenharia do país, e tem o objetivo de incentivar ideias desenvolvidas por jovens cientistas que são desafiados a criar soluções inovadoras de relevância social. Entre os 2,1 mil projetos inscritos, o trabalho dos alunos de Barra Mansa foi um dos 346 selecionados. 

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×