Publicidade

Aldeia das Águas

Mundo Digital

Como divulgar seu blog gratuitamente e ampliar o número de visitas

Aprenda a fazer isso de maneira eficiente e sem gastar dinheiro, por meio de técnicas e dicas fáceis de colocar em prática

Ciência e tecnologia  –  16/09/2012 15:36

89

(Foto Ilustrativa)

O mais importante fator é criar conteúdo de qualidade

Um dos maiores desafios enfrentados por blogueiros em geral é conseguir atrair o maior número possível de visitantes para o blog, permitindo disseminar o conteúdo para um grande público alvo e até mesmo aproveitar o tráfego elevado de visitantes e implementar formas de monetizar o blog. Tarefa essa que não é fácil, porém, essencial para o sucesso de um blog.

Seja através de e-mails enviados ao AprendaCriarSite ou fóruns de discussão, é notável a quantidade de pessoas questionando sobre as melhores e mais eficientes maneiras de divulgar um blog, e é justamente isso que iremos abordar nesse post.

Comprar espaços de publicidade na internet, além de não estar ao alcance da maioria dos blogueiros, é um tipo de divulgação que nem sempre significa garantia de resultados que justifiquem o investimento.

Analisando muitos dos blogs que hoje fazem sucesso e possuem níveis de visitas pra lá de invejáveis, observamos que, assim como a maioria dos blogs iniciantes, os métodos de divulgação utilizados para se chegar em posições de destaque basearam-se geralmente em métodos de divulgação gratuitas para somente depois partirem para formas de divulgação pagas.

Investir em um blog ou site é importante sim, porém é também primordial definir as prioridades de investimento, principalmente quando os recursos são limitados.

Confira abaixo as principais formas de divulgar seu blog usando técnicas e procedimentos gratuitos que certamente trarão resultados positivos na tentativa de alavancar o número de visitantes.

Divulgação nas redes sociais

Nos últimos anos as redes sociais vêm se tornando um fator cada vez mais relevante para que um site ou blog apareça bem posicionado nos mecanismos de buscas como o Google, deixando claro o quanto é importante divulgar o conteúdo nas mais diversas redes sociais.

Outro ponto muito importante a considerar é a enorme capacidade que redes sociais como Google +, Facebook e Twitter têm de atrair tráfego! Portanto, não perca a oportunidade de aumentar seu número de seguidores, compartilhar links e interagir ativamente nessas redes.

Anúncios Google

Considere incluir botões de atalho no fim dos artigos para que os visitantes possam compartilhar artigos, curtir, recomendar a amigos.

Indique matérias de outros blogs

Não se engane se você acha que indicar artigos de outros blogs irá fazer com que seus visitantes troquem seu blog pelo concorrente. Muito pelo contrário. Os visitantes certamente reconhecem quando você os apresenta conteúdo de qualidade e links de qualidade, poupando a ele ter de ir a diversos blog em busca de determinada informação. Em resumo, ele sabe que através do seu blog ele vai achar tudo o que procura, sempre.

Não se pode deixar de considerar também que indicando matérias de outros blogs você criará uma relação de colaboração com diversos blogs que mais cedo ou mais tarde retribuirão da mesma forma indicando seus artigos.

Se ainda não ouviu falar, conheça o Movimento Blogs Unidos, cuja proposta é justamente incentivar a indicação espontânea de artigos de qualidade na blogosfera brasileira.

Escrever Guest Posts

Outra maneira muito eficiente de divulgar seu blog é escrever Guest Posts (artigos convidados) para outros blogs do mesmo nicho. Pesquise e contate blogs do mesmo assunto e que abram espaço para artigos de convidados/autores e prepare artigos de qualidade para ser publicado nesses blogs. Isso dará uma excelente visibilidade do seu blog para um público novo e é sem dúvida uma ótima oportunidade de conseguir links e atrair novos visitantes.

Participe de fóruns de discussão

Procure participar de fóruns ou lista de discussões que abordem o mesmo assunto tratado em seu blog. É uma ótima oportunidade de trocar informações, responder dúvidas de usuários, divulgar links para seus artigos e até mesmo o endereço do blog.

Além de procurar por fóruns do mesmo nicho, outra ótima fonte de discussão é o Yahoo Respostas, onde usuários postam dúvidas e você tem a possibilidade de responder e citar como fonte os links para seus artigos.

Agregadores de conteúdo e diretório de artigos

Os agregadores de conteúdo são sites de publicação de artigos dos mais diversos tipos de blogs e assuntos. Uma vez submetido um artigo para um agregador, ele estará visível para um número considerável de usuários, podendo ser uma ótima fonte de tráfego para seu blog.

Por serem sites que abrangem diversos assuntos e variados perfis de leitores, os agregadores de conteúdo podem gerar visitas com alto índice de rejeição, dependendo do nicho.

Alguns dos agregadores mais conhecidos e respeitados são:

. Ueba - (em português) - Page Rank 5
. Colméia - (em português) - Page Rank 0
. Dihitt - (em português) - Page Rank 5
. Digg - (em Inglês) - Page Rank 8
. Technoratti - (em Inglês) - Page Rank 8

Os diretórios de artigos são outra ótima maneira de disseminar os artigos de seu blog na tentativa de atingir o maior número possível de visitantes. Procure submeter seus artigos nos diretórios com boa reputação e page rank.

Abaixo, uma lista com alguns dos melhores diretórios:

. Só artigos - (em português) - Page Rank 3
. Artigonal - (em português) - Page Rank 3
. Dignow - (em português) - Page Rank 5
. Galeria de Blogs - (em português) - Page Rank 4

Técnicas SEO x Mecanismos de buscas

Diz o ditado que o melhor sempre fica por último... Pois seguimos essa regra nesse post. As técnicas SEO são sem dúvida um dos fatores mais importantes a ser considerado para divulgar um blog ou site de forma eficiente.

São essas técnicas que, quando bem aplicadas, irão garantir um bom posicionamento do blog nos resultados de buscas do Google (SERPs) para as palavras chaves (keywords) desejadas.

Quando se fala em tráfego orgânico (visitas vindo em sua maioria do Google), entenda-se como tráfego “alvo”, cujos visitantes foram direcionados para seu blog por um simples e único motivo: interesse no seu conteúdo. É esse tipo de tráfego que permite alavancar os números e que permitirá um fluxo contínuo de visitas no blog.

Veja aqui nossos artigos com dicas SEO (Search Engine Optimization)

Seguindo e aplicando as dicas descritas ao longo desse post os benefícios na divulgação de seu blog ou site certamente virão.

Não espere, porém, que os resultados sejam imediatos e lembre-se de que todas as dicas aqui citadas têm como requisito fundamental estar aliado ao mais importante fator de todos: criar conteúdo de qualidade.

Considere compartilhar esse post, caso tenha gostado e lhe ajudado de alguma forma. Um abraço e até mais.

> Anderson Macieira é fundador e editor do AprendaCriarSite.com. Graduado em ciências da computação, se dedica atualmente à criação de sites e blogs. Contate-o no Google+, Facebook, Twitter e YouTube.

> Saiba mais

Por Anderson Macieira  –  anderson@aprendacriarsite.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×