Publicidade

RH

Sessões Especiais

Dagaz exibe série sobre folclore em parceria com a Multirio

Primeira exibição do Cinestesia sobre o tema será em creche de Volta Redonda

Cinema  –  07/08/2018 18:20

7628

 

(Foto: Divulgação)

Crianças vão assistir à "Juro que vi", série folclórica produzida pela Empresa Municipal de Multimeios do Rio de Janeiro

 

O Ponto de Cultura Instituto Dagaz realizará sessões especiais do Cinestesia no mês em que é comemorado o Dia do Folclore Nacional. A primeira exibição será nesta quarta-feira, 8, na Creche Municipal Norberto Reduzino de Sá, no bairro Vila Brasília, em Volta Redonda. As crianças vão assistir à "Juro que vi", uma série folclórica produzida pela Multirio - Empresa Municipal de Multimeios do Rio de Janeiro, parceira da ONG. 

Segundo a coordenadora Clarisse Netto, o Dagaz tem buscado atender a diversas demandas culturais, principalmente quando são direcionadas a crianças e jovens. E que ainda consiga complementar o ensino das escolas. Por isso, de acordo com ela, a necessidade de parcerias com produtores de conteúdo audiovisual, para somar com a estrutura de exibição do Cinestesia e o debate social promovido pelo instituto. 

- Abordar a temática do folclore brasileiro no Cinestesia é como um resgate cultural. Embora a gente tenha uma data para celebrar, em 22 de agosto, a tendência, infelizmente, é que tradições como essa se percam. Conseguimos essa parceria com a Multirio que já tem um conteúdo muito bacana, em animação, com cinco histórias de personagens. E assim temos um conjunto de parcerias que se integram, sendo completo com as escolas, onde têm o público alvo - observa Clarisse Netto. 

"Juro que vi" 

A série "Juro que vi" é um conjunto de cinco desenhos animados realizados de 2003 a 2008, em colaboração com alunos da rede pública municipal do Rio de Janeiro, sobre lendas, mitos e personagens brasileiros. Os argumentos são adaptações de versões de histórias populares que abordam questões dos arquétipos universais. Curupira, o espírito guardião da floresta; a história de amor entre uma jovem e um boto cor-de-rosa; a magia do canto da Iara; os mistérios que a bruxa Matinta Perera esconde; e as travessuras do Saci, todos com narração de grandes atores nacionais. 

. Curupira: Com seus pés para trás e cabelo vermelho, Curupira pune todos aqueles que não respeitam a floresta;
. Boto: A história surpreendente do amor entre o boto cor-de-rosa e a jovem filha de um pescador;
. Iara: No coração da mata, fugindo do garimpo, Pedro ouve um lindo canto e encontra Iara, a Mãe-d´Água;
. Matinta Perera: Uma menina e seu gato descobrem os mistérios que cercam a bruxa Matinta Perera;
. Saci: Quando ele aparece, o caos se instala, toda a ordem é desfeita e ninguém escapa ao seu desconcerto. 

Cinestesia 

O Cinestesia é um projeto audiovisual do Instituto Dagaz que cria espaços abertos ao diálogo e à troca de ideias a partir da exibição de filmes, documentários, curtas e média-metragens não comerciais. O projeto exerce função de descentralizar o acesso à cultura, levando títulos do cinema a comunidades periféricas, com apoio e patrocínio do Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra. A ONG entende que a função do cinema vai muito além do entretenimento, sendo uma poderosa ferramenta para a transformação social por fazer pensar, provocar o desenvolvimento de uma consciência e de um senso crítico. Por isso, o instituto busca sempre novos títulos que conversem com a realidade do nosso público alvo e seja de fato agregador no âmbito educativo, cultural e social. 

> As escolas da rede pública que tiverem interesse em levar o projeto Cinestesia aos alunos, podem entrar em contato com o Instituto Dagaz pelo telefone (24) 3071-2798.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×