Publicidade

RH

Crônica

A incrível receita dos Bolinhos de Chuva

Anote o passo a passo, convide alguns sobrinhos, amigos e divirta-se com a magia do momento

Colunistas  –  04/10/2016 21:46

1

          Publicada: 21/08/2016 (22:22:15)
          Atualizada: 04/10/2016 (21:46:45) 

Bastava o frio e a chuva chegarem para que eles estivessem presentes na casa de meus avós. Era uma festa que fazíamos, desde a preparação dos ingredientes até o perfume da canela polvilhada com açúcar se espalhar pela cozinha, convidando a todos para se reunirem em volta da mesa arregalando os olhos e o apetite. 

O trigo, que antes era conhecido por “farinha do reino”, veio de Portugal no século XVIII e era muito caro. A base de muitas receitas brasileiras antes de sua chegada vinha da mandioca ou cará. Semelhante à massa do Sonho originário também das terras lusitanas, só que sem recheio, os Bolinhos de Chuva já foram chamados de Bolinhos de Negra, pois originariamente saíram das mãos das escravas no século XIV, período em que o trigo já estava mais utilizado. Foi através da Tia Anastácia, personagem de Monteiro Lobato, no “Sítio do Pica Pau Amarelo” que os bolinhos se popularizaram, embora ela nunca revelasse o segredo da preparação deles. 

2 

Como uma simples receita que leva apenas farinha, ovo, leite, açúcar e fermento, pode nos remeter a tempos tão afetivos? Já ouvi pessoas dizerem que só apreciam a iguaria quando o tempo está chuvoso, algumas me disseram que gostam pelo sabor da lembrança, outras não têm nenhuma recordação específica.

Falando em recordações, se você quiser criar uma e levar pro futuro e deixar registrado na parede da memória, anote o passo a passo da receita, convide alguns sobrinhos, amigos e divirta-se com a magia deste momento.

3 Ingredientes 

9 colheres de farinha de trigo (sem fermento)
1 ovo
150 ml de leite
2 colheres de açúcar
1 colher de fermento em pó

Modo de fazer

1. Peneire a farinha de trigo e coloque o ovo, em seguida, aos poucos, coloque o leite e mexa bem;
2. Adicione o açúcar e por último coloque o fermento, mexa bem até obter uma massa homogênea;
3. Aqueça o óleo e frite-os;
4. Depois de escorridos, polvilhe açúcar, canela e sentimentos bons!

Por Elisa Carvalho  –  elisacarvalho.br@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×