Publicidade

RH

Olhar Errante

Ruan Campos

ruan.campos@hotmail.com

Retratos

Jorge Bispo: o fotógrafo dos famosos

Em fotos coloridas ou em preto e branco, já posaram para as lentes autênticas do carioca celebridades de calibre como Roberto Carlos, Chico Buarque, Rodrigo Santoro, Ricardo Darín, Milton Nascimento e David Lynch

Colunistas  –  31/01/2017 17:35

Publicada: 14/01/2017 (12:30:05) . Atualizada: 31/01/2017 (17:35:04)

(Fotos: Divulgação)

Inspiração para jovens fotógrafos que têm o objetivo expressar distintas linguagens e emoções 

Se você tem como hábito acompanhar a vida dos famosos dentro e fora da TV, certamente já deve ter visto alguma celebridade que curte ou segue nas redes sociais retratada pelas lentes do descolado fotógrafo Jorge Bispo, um dos mais disputados pelas celebridades no Brasil. Seus trabalhos mostram a intimidade e a sintonia entre Jorge Bispo e os fotografados, seja em fotos publicitárias, de moda ou nu artístico, o resultado final sempre imprime sua marca que já é registrada e conhecida do grande público.

Com trabalhos editoriais em revistas de moda e comportamento, Jorge Bispo explora o gênero portrait (retrato) com muita maestria e identidade. A prática de fotografar pessoas e construir retratos não é nada recente, embora atualmente esteja em alta e conquistando cada vez mais adeptos ao estilo. Jorge Bispo tem em seu acervo milhares de retratos de famosos e anônimos, que o ajudam a moldar sua forma única de fotografar pessoas e dirigir fotografias, tarefa essa nem sempre fácil de ser executada, mesmo que seja por fotógrafos profissionais, pois o êxito depende de ambas as partes, tanto do fotógrafo como do fotografado.

_______________________________________________________

O retrato necessita ter identidade, expressão e levar o espectador à reflexão. Esse é o caminho certo para retratistas e fotógrafos dialogarem com o público.

_______________________________________________________

Seu trabalho mais recente pode ser conferido na capa da “Revista O Globo”, que carrega Leandra Leal bem sensual, e tem como proposta quebrar a onda conservadora que tem tomado conta do Brasil nos últimos anos. Com o título “Xô caretice” a edição é recheada de dicas e opções de blocos, festas, shows e espetáculos alternativos que marcham contra o conservadorismo.

Além da capa da revista de domingo, com a atriz Leandra Leal, outro trabalho recente do fotógrafo é a terceira edição do projeto #1, revista impressa que tem como finalidade revelar famosos de forma íntima e sempre com algo diferenciado, além de sempre ter um texto escrito por alguém que conhece a fundo a estrela que estampa cada edição. Ao todo, o projeto fotográfico com tiragem limitada e criado por Bispo e Lilla Botter carrega em suas capas a atriz Bruna Linzmeyer, o casal global Mariana Lima e Enrique Diaz e por último a capa da publicação #3 traz Maria Flor belíssima em um dos melhores editoriais criados pelo fotógrafo, com fotos noturnas feitas em ruas do centro e no bairro da Glória, no Rio de Janeiro.

A quarta edição da revista já está em processo de produção, com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2017. A tiragem será limitada, como ocorre com quase todos os produtos lançados por Jorge Bispo, voltados para colecionadores e apreciadores de fotografia.

Acostumado a fotografar atores e atrizes para capas de revistas conhecidas como “TPM”, “Trip”, “TAM”, “Capricho” e “Playboy”, as fotos de Bispo vez ou outra ilustram pautas importantes e que necessitam serem discutidas nos dias atuais; como na série fotográfica realizada por ele para revista “TPM” sobre a descriminalização e debate do aborto no país. Alessandra Negrini, Leandra Leal e Gregório Duvivier estampam as três capas clicadas por Jorge para revista no final de 2014. Os editoriais são antigos, mas a discussão em torno da polêmica sobre o aborto ainda se arrasta e se mostra em voga nos dias de hoje. Sim, precisamos falar sobre aborto!

Em entrevista recente ao caderno “ELA” do jornal “O Globo”, Jorge Bispo conta que sua paixão pela fotografia iniciou-se ainda na adolescência. Bispo descobriu no teatro sua aptidão para fotografar, quando notou que gostava mais de tirar fotos de seus colegas de cena do que realmente atuar. Foi no teatro que a fotografia começou a ganhar corpo e ser explorada por Jorge Bispo.

Apartamento 302

Jorge também percorre o (ainda) polêmico campo fotográfico do nu artístico, produzindo imagens icônicas de mulheres anônimas e completamente nuas em seu apartamento localizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A ideia inicial deste projeto intitulado apartamento 302 era exatamente fotografar mulheres desconhecidas da grande mídia e que nunca tinham tido contato ou experiência com nu artístico.

O trabalho ficou esplêndido, com fotos exclusivas e todas em preto e branco de mulheres com biótipos diversificados, resultando então na publicação de um livro com fotos desses ensaios. Jorge acertou tanto em abordar essa temática que fotografar mulheres nuas em seu apartamento fez tanto sucesso que o Canal Brasil resolveu produzir vários episódios sobre o projeto 302, com a participação de algumas mulheres fotografadas por ele falando sobre variados temas e contando um pouco das histórias por trás de cada uma delas.

O horário de exibição da série é sempre às sextas-feiras, à meia-noite, no Canal Brasil, vale muito a pena conferir. A quarta temporada do programa “302” também já foi confirmada e deve entrar na grade do canal ainda neste ano.

Fotografando a MPB

Fotografar capas de discos de artistas da MPB também é outra característica que pontua o trabalho de Jorge Bispo. Artistas consagrados como Karina Buhr, Pedro Luis, Rael, Tulipa Ruiz entre outros são alguns dos contemplados com fotos iradas e muito bem pensadas estampadas em capas de discos e vinis, todas realizadas nos últimos cinco anos. Dirigir cantores e “escanear” o DNA de cada um deles por meio de fotografias é o grande desafio quando o trabalho final é escolher apenas uma foto que diz tudo sobre um artista ou álbum musical. Jorge Bispo mostra caminhar por diferentes segmentos dentro das possibilidades que o ato de fotografar pode nos proporcionar.

Mas se engana quem pensa que Jorge se limita em fotografar cantores quando o assunto é música, já que o mesmo se aventurou em dirigir alguns dos clipes do capixaba Silva, do carioca Pedro Luís e da recifense Karina Buhr. O resultado dos clipes ficou sensacional, assim como cada capa produzida pelo fotógrafo. Mais uma vez o trabalho de Jorge Bispo quebra paradigmas e surpreende o público com a qualidade estética das fotos.

As fotografias de Jorge Bispo já percorreram o mundo, sendo expostas em galerias de Paris, Buenos Aires e Bruxelas, além de ter sido finalista em prêmios importantes como O melhor da Fotografia Brasileira e Prêmio Abril, todas na categoria retrato. Fã assumido de Caetano Veloso, Bispo sonha em algum dia poder fotografar o baiano, assim como João Gilberto, nome pioneiro da Bossa Nova e lenda viva da música popular brasileira. 

#RetratosdoBispo

Outro espaço muito bacana para acompanhar de perto as produções fotográficas de Jorge Bispo é a coluna semanal que o fotógrafo alimenta no site da jornalista Heloisa Tolipan. Com apenas uma fotografia de cada celebridade, seja ator, cantor, atriz, cantora ou personalidades variadas; Jorge revela para o público diferentes facetas de pessoas ligadas ao universo das artes.

Já posaram como modelo para lentes do fotógrafo estrelas como José Celso Martinez (nome máximo do teatro brasileiro), Ney Matogrosso (cantor, compositor e ex-integrante do grupo Secos e Molhados), a atriz Camila Márdila (que deu vida a personagem Jéssica no premiado longa “Que Horas Ela Volta?”) e o ator e galã global Cauã Reymond (que atualmente está no ar como os gêmeos Omar e Yaqub na minissérie “Dois irmãos”).

Seja em preto e branco ou colorido, em editoriais de moda, campanhas publicitárias ou em revistas masculinas, as fotos criadas por Jorge Bispo contêm elementos próprios e a essência necessária para serem diferentes do padrão fotográfico produzido por centenas de fotógrafos profissionais que trabalham fotografando anônimos e celebridades no Brasil. Suas imagens carregam sentimentos notáveis como alegria, dor, angústia, prazer, tristeza e raiva.

Em tempos de grande volume de produção fotográfica e de forma instantânea e desenfreada, no qual estamos vivendo atualmente, a maneira como Jorge Bispo fotografa serve de inspiração para jovens fotógrafos, que têm como objetivo expressar através da imagem distintas linguagens e emoções. Vida longa aos retratistas e seus retratados.

Por Ruan Campos  –  ruan.campos@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×