Publicidade

RH

A Nerdice Como Paixão

Entrevista com Rodney Buchemi, um dos maiores quadrinistas do Brasil

Nerd de carteirinha, foi parar nos EUA; trabalhou para a Marvel, DC e agora está na Dynamit

Colunistas  –  17/11/2017 20:35

6846

(Foto: Divulgação)

“Quero desenhar pelo menos uma história do Conan”

 

> Entrevista: Fernando Caruso estará no VRCON

A entrevista de hoje é com um cara que foi longe. Foi parar lá nos EUA para fazer sua arte. Gosta muito de rock, gosta de ler e tem na nerdice sua grande paixão. O entrevistado de hoje é Rodney Buchemi, um dos maiores quadrinistas do Brasil. Ele é um dos convidados do VRCON 2017, que acontece neste domingo, 19, no Centro Cultural Fundação CSN - Rua 21, nº 402, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A entrada é franca. Realização: Akai (Associação de Cultura Nerd). Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Coordenadoria Municipal da Juventude.

Maicon Fagundes - Como você conseguiu chegar em empresas como Marvel e DC? 

Rodney Buchemi - Sempre foi um sonho trabalhar com quadrinhos para essas editoras. Eu comecei fazendo muitas amostras. Cheguei a fazer uma amostra baseada num roteiro teste umas oito vezes. Já sabia de cor. Em 2008, através do meu agente, Joe Prado, consegui meu primeiro trabalho na Marvel numa linha voltada para o público infanto-juvenil chamada Marvel Adventure, eu peguei o Thor pra fazer. Daí foram aparecendo mais trabalhos e fiquei por quatro anos trabalhando para a editora até ir pra DC até o ano passado. Este ano estou trabalhando para a editora Dynamite. 

Maicon Fagundes - Como você vê o mercado brasileiro de quadrinhos? E como os outros países enxergam nosso mercado? 

Rodney Buchemi - Acho que o mercado tanto aqui quanto fora está começando a crescer e expandir para produtos licenciados e independentes. Isso faz com que o mercado busque novos talentos para trabalharem nas empresas. Lá fora, os artistas brasileiros estão entre os que mais produzem trabalhos de qualidade e com velocidade. Existem muitos autores nacionais migrando para o mercado internacional. O que acho muito bom para quem pretende trabalhar com mercado autoral. Por produzirmos rápido e com qualidade, o mercado exterior nos vê com bons olhos, o que facilita mais a abertura de novas portas. 

Maicon Fagundes - Tem algum trabalho que seja o seu xodó? 

Rodney Buchemi - O próximo. 

Maicon Fagundes - Hoje filmes de heróis no cinema são sucesso absoluto. Você acha que isso ajuda ou atrapalha os quadrinhos, já que nem sempre seguem à risca o original? 

Rodney Buchemi - Bem, isso é um assunto delicado porque quem é fã de verdade não gosta da maioria dos filmes adaptados para o cinema. Mas o grande público adora e compra a ideia da adaptação. O fã, às vezes, não entende que não dá para transpor fielmente uma determinada Rô história ou personagem para a mídia cinematográfica. Por isso que muitos não curtem o material adaptado. Mas eu adoro os filmes adaptados. Existem obras péssimas e obras excepcionais. Por isso que devemos entender que tudo não passa de uma adaptação. 

Maicon Fagundes - Qual seu grande objetivo hoje na profissão? 

Rodney Buchemi - Desenhar pelo menos uma história do Conan. 

Maicon Fagundes - O Rodney é um ativista de alguma causa política no país? O que você acha que poderia mudar? 

Rodney Buchemi - Não sou de esquerda nem de direita. Sou patriota. Amo meu país. Acho o Brasil o país mais bonito e maravilhoso que existe. Contudo, por ser obrigado a votar, pesquiso muito sobre quem merecerá meu voto. O problema do país não são os políticos. O problema está na falta de cultura do povo. Um povo inculto é bem mais fácil de se dominar.   

Confira a programação do VRCON 2017 

10h - Apresentação K-Pop
10h20 - Painel: Regional com Canal Vibe
11h - Painel: e-Sports
11h30 - Desafio Nerd: LFES LOL x LFES SF V
12h - Blue Berry (K-Pop)
12h30 - Concurso Cosplay
13h20 - Painel: Quadrinhos com Rodney Buchemi
14h20 - Painel: DC Comics com Canal Vibe
15h10 - Painel: Marvel com Canal AkaiTV
16h - Painel: Star Wars com Fernando Caruso
17h - Encerramento

_______________________________________________________

Por Maicon Fagundes  –  mdsf20@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×