Publicidade

RH

Universo Digital

Mercado de áudio, o mundo nada estranho do Daniel Coutinho

Periódicos como os da Editora Abril investem na crescente tendência que vem conquistando quem tem tempo livre cada vez mais raro

Colunistas  –  29/03/2018 18:01

Publicada: 12/03/2018 (10:08:43) . Atualizada: 29/03/2018 (18:01:22)

1

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

“Estamos num momento de transição, mas, ao meu ver, é um caminho sem volta; cada dia teremos menos conteúdo impresso e mais digital, sejam eles para ler ou ouvir; grandes jornais fecharam as portas por conta disso, e outros precisam se reinventar toda hora para sobreviverem” 

_______________________________________________________

As mudanças estão cada vez mais rápidas, o mercado exige mais, e quem quer sobreviver precisa mostrar resiliência. O obsoletismo da modernidade já tocou os periódicos. Entende-se por periódicos os veículos de comunicação que são publicados regularmente, como as revistas e os jornais. Queridinhas de décadas passadas, as revistas, em especial, têm à sua frente o grande desafio de se reinventar e conquistar adeptos para o seu novo posicionamento. Daniel Coutinho, natural de Volta Redonda, que começou a sua carreira em pequenas rádios de Pinheiral e Volta redonda, em 1998, é hoje a voz da revista “Mundo Estranho”, da Editora Abril, e passa um pouco de sua visão sobre esse novo nicho do mercado. 

Confira a entrevista com Daniel Coutinho

2

_______________________________________________________

“As edições em áudio também são muito úteis para pessoas cegas, com deficiência visual ou qualquer outra dificuldade para ler um livro físico”

_______________________________________________________

1 - Quais são os periódicos que você narra? Do que eles tratam?

Atualmente, estou narrando as edições da revista “Mundo Estranho”, da Editora Abril. Essa revista trata de assuntos diversos, sempre com o foco na curiosidade. São sempre assuntos muito relevantes que falam de coisas, fatos, histórias, tecnologia, cultura, que fazem ou fizeram parte da vida de alguém, de algum povo, país, e por aí vai... É uma revista direcionada ao publico jovem, mas eu adoro... Apesar de não ser mais jovem. (risos) 

2 - Desde quando esta prática começou?

Comecei a gravar audiolivro em 2015 quando fiz “O Amante de Lady Chatterley”, considerado um dos primeiros livros eróticos publicado em áudio. As edições da “Mundo Estranho” vêm sendo gravadas desde janeiro de 2016, sempre por mim. 

3 - Quais as vantagens das edições em áudio?

Vantagens enormes! Se você não tem tempo para ler um livro, pode escutar enquanto faz algum serviço de casa, está na academia ou no trânsito. Também é muito útil para pessoas cegas, com deficiência visual ou qualquer outra dificuldade para ler um livro físico. Uma outra vantagem é não precisar carregar o livro. 

4 - Você acredita que esse é um mercado em crescimento?

Sim. Exatamente pela rotina que o dia a dia nos impõe, ter um tempo livre é cada vez mais raro. Por isso, escutar conteúdos específicos e exclusivos está cada dia mais popular. 

5 - Como você vê hoje o mercado de periódicos impressos atualmente?

Estamos num momento de transição, mas, ao meu ver, é um caminho sem volta. Cada dia teremos menos conteúdo impresso e mais digital, sejam eles para ler ou ouvir. Grandes jornais fecharam as portas por conta disso, e outros precisam se reinventar toda hora para sobreviverem. Já temos uma geração no mercado de trabalho que não conhece o mundo fora do ambiente digital e, dificilmente, você os verá consumindo mídias físicas. 

6 - Tem alguma mudança em curto prazo que você vislumbre, seja no mercado de áudio, seja no impresso, para periódicos? Se sim, qual seria?

Uma mudança que observo é o aumento do consumo de notícias através de podcasts, que é uma mídia que existe desde 2008 e que vem expandindo o número de ouvintes todos os anos. Hoje, já é possível se atualizar somente através dos podcasts.

> Estúdio Sattnin Texts and Idioms

_______________________________________________________

Por Sabrina Sattnin  –  sattnintxi@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×