Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Arte & Cultura

PAC abriga Sarau da Esquina

Primeira edição do evento no Ponto de Ação Cultural, em Barra Mansa, teve lançamento do jornal - Poemas de Outrora -, música e muita poesia

Colunistas  –  16/04/2018 12:48

  • Marcos Marques, Jean Carlos e o público

  • A dupla Dilma e Lincoln se apresentando...

  • O poeta Menulfo Nery Bezerra

  • O poeta Lourildo Costa homenageando o amigo poeta Evandro Sarmento

  • O poeta Paulo César de Barros (Resende)

  • Marcos Marques apresentando seu poema...

  • O poeta Evandro agradecendo pela atenção e o carinho...

  • -Jean, Marcos Marques e Evandro Sarmento

  • O professor e poeta Paulo Roberto de Pinheiral

  • O poeta Albinno Grecco

  • Evandro presenteando o poeta Lourildo com seu livro

  • Lourildo presenteando o poeta Evandro com seu livro Frutos de minh´alma

  • O poeta Evandro apresentando seu livro

  • Este colunista com a secretária de Cultura de Volta Redonda, Aline Ribeiro, em atenção ao nosso trabalho literário...

  • Os poetas Evandro, Lourildo e Jean

  • O PAC - Ponto de Ação Cultural de Barra Mansa

  • Este colunista apresentando e lançando o livro

  • Este colunista apresentando e lançando o jornal

  • O poeta Luan Paschoal

  • Frente e verso do jornal

  • Os poetas que participaram do I Sarau da Esquina

(Fotos: Divulgação/Crovatto)

O I Sarau da Esquina no PAC (Ponto de Ação Cultural), em Barra Mansa, aconteceu em 31 de março, sábado, sendo uma correalização com o Conselho Municipal de Cultura. Tendo como curadores/organizadores: Albinno Grecco, Claudio Crovatto, Francis Marques, Jean Carlos Gomes, Marcos Marques e Nikson Salem. Apesar do feriado prolongado, contratempos, chuva no horário de começar o evento, um público seleto, entre poetas/escritores e apreciadores da arte literária, foi prestigiar e participar desse I Sarau da Esquina, que foi repleto de magia, encantamento, emoção, momentos inesquecíveis e agradabilíssimos.

O presidente do PAC, professor Marcos Marques, fez uma breve abertura enfatizando a necessidade desses acontecimentos em favor da cultura. Também leu seu poema “Barra Mansa dos Rios e Santos”, valorizando e destacando a preservação do meio ambiente em versos... Em seguida este colunista conduziu o Sarau intercalando música com a dupla Dilma Castro & Lincoln Abrahão e a participação dos poetas: Albinno, Luan Paschoal da Silva, Paulo César de Barros, Menulfo Nery Bezerra e Paulo Roberto. Rozan Silva, presidente do Grebal, também fez uma saudação aos presentes, porém o ponto alto do evento deu-se com o lançamento da “IV coletânea viagem pela escrita”, com 50 autores de 15 estados brasileiros. Destaque para os dez poetas da região: Barra Mansa Pinheiral, Resende, Volta Redonda. A obra faz uma justa homenagem à escritora e poeta Roseana Murray a qual receberá em mãos em 10 de maio (quinta-feira), em um lançamento seu que ocorrerá em Visconde de Mauá.

Lançamos também o jornal “Poemas de Outrora”, que faz um resgate histórico e literário de trabalhos publicados em periódicos de Barra Mansa nos séculos XIX e XX, de autoria de escritores que aqui nasceram, viveram ou passaram em diferentes épocas, deixando para as futuras gerações seus legados em favor da arte literária. Com publicação trimestral, tendo como editores: o historiador Nikson Salem e este colunista e poeta, José Gentil Filho (jornalista responsável) e Rozan Silva (diagramador). Fizemos uma singela homenagem ao experiente escritor, poeta, sonetista e trovador Evandro Sarmento pela importância e relevância de sua obra literária para a cidade e região. Proporcionamos a ele um reencontro, depois de praticamente 40 anos, com um amigo e admirador de seu trabalho, o professor e escritor de Volta Redonda Lourildo Costa, que com emoção e muita sabedoria fez a leitura de um trabalho dele, dedicando-o um poema de sua autoria feito especialmente para esse grande mestre do saber e fazer literário que ainda muito lúcido e ativo nos brinda com sua alegria, companhia e dedicação em tudo que faz.

Realmente uma tarde poeticamente harmoniosa de confraternização e cultura, onde a poesia e as recordações literário-culturais prevaleceram com tom e toque especial a cada leitura, a cada música, a cada palavra dita com sentimento, emoção e reação positiva e inspiradora para avançarmos cada vez mais em favor da arte literária que muito movimenta e faz parte da mudança que precisamos ter cada dia que acordamos...

Mais uma realização pautada com seriedade, compromisso, respeito, comprometimento, credibilidade e amor ao fazer literário! 

Não presente* 

(Lourildo Costa

Por quatro décadas vivi apenas o momento.
Habituei-me ao mal do não presente.
Ignorante, continuei a viver,
Mesmo com sua falta, amigo Sarmento. 

Hoje, não mais lamento,
Pois está evidente
Que o não presente
Faz parte do meu ser. 

Posso senti-lo, abarcá-lo em meus braços,
“Subir rio acima, numa escalada ascendente”,
Porque “rio acima” eu rio e canto
E manifesto meu contentamento. 

O não presente
Fez-me apreender
Ideias e ensinamentos
E ninguém, ninguém mais,
Pode tirar o que está muito dentro.
 

*Ao amigo, escritor e poeta Evandro Sarmento, em homenagem apresentada no Sarau da Esquina no Ponto de Ação Cultural - PAC, Barra Mansa.

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×