Publicidade

RH

Olhar Errante

Ruan Campos

ruan.campos@hotmail.com

Notas Fotográficas

Leandro Stunti - Fotografia e coreografia

Fotógrafo de Volta Redonda produz fotos ritmadas que misturam cores e cenários urbanos, utilizando a dança como pano de fundo

Colunistas  –  29/07/2018 19:53

1

(Fotos: Divulgação)

O fotógrafo de Volta Redonda Leandro Stunti produz fotos autorais utilizando a dança como pano de fundo. As fotografias são ritmadas e misturam cores e cenários urbanos que auxiliam para compor o olhar do fotógrafo. Para quem quiser conferir, o Instagram é @leandrostunti.

Fotografia documental com João Roberto Ripper

Um dos maiores fotodocumentaristas do Brasil, João Roberto Ripper realiza palestra sobre fotografia e documento dentro da programação do Fotografia e Mercado, que consiste em um ciclo de palestras com fotógrafos renomados. O evento acontece no Rio de Janeiro e a palestra de Ripper será no dia 15 de agosto, das 19 às 21h. Mais informações no site do Ateliê Oriente.     

Paraty em Foco 2018

3

A 14ª edição do Paraty em Foco acontece de 19 a 23 de setembro e vai homenagear a fotógrafa Maureen Bisilliat, inglesa radicada no Brasil. Em seus trabalhos imagéticos, Maurren teve como inspiração obras de grandes mestres da literatura brasileira como João Guimarães Rosa e Jorge Amado. Com 87 anos completados em fevereiro, já publicou vários livros e atualmente sua vasta obra faz parte do acervo do Instituto Moreira Salles.     

Prêmio Funarte Artes Visuais

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Funarte Artes Visuais - Periferias e Interiores. A proposta é estimular e fomentar a produção artística em periferias e cidades do interior do Brasil. As inscrições devem ser feitas no site oficial da Funarte até o dia 31 de agosto. Serão selecionados 15 projetos e cada contemplado vai receber R$ 20 mil.

Marcados - Claudia Andujar

2

Com uma pegada antropológica e documental, a série de retratos de yanomamis realizada pela fotógrafa Claudia Andujar no início da década de 80 preenche atualmente o pavilhão inaugurado em 2015 e dedicado à artista no Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). O objetivo inicial do trabalho fotográfico era cadastrar os indígenas, com a finalidade de realizar um levantamento e proteger as tribos de doenças ainda desconhecidas, como o sarampo e a pólio. A partir de “Marcados” (1980), pontua-se uma nova trajetória artística da fotógrafa suíço-brasileira, atualmente com 87 anos. Já lançada em livro, a série “Marcados” caracteriza-se como uma das principais obras documentais e de caráter ativista no campo da fotografia nacional. Em um momento em que o desmonte das políticas indigenistas avança no país, o trabalho de Claudia sinaliza a importância de órgãos federais como a Funai (atualmente sucateada pelo governo Temer) e a preservação da cultura indígena no Brasil.

Segunda temporada do “Arte na fotografia”

4

O canal Arte 1 lança a segunda temporada do reality show “Arte na fotografia”. O programa foi o primeiro reality sobre fotografia no país. Ao todo, serão seis participantes que passarão por provas e terão que mostrar suas habilidades em diferentes contextos fotográficos. As avaliações ficam por conta dos jurados Cláudio Feijó e Eder Chiodetto. A apresentação fica a cargo da talentosa atriz Thalma de Freitas. O programa é um verdadeiro mergulho na experiência de fotografar e ler imagens. Estreia dia 3 de agosto, às 20h30.

_______________________________________________________

Por Ruan Campos  –  ruan.campos@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×