Publicidade

RH

Reflexão

Você é empático?

Ser empático é entender o outro e olhar para a situação com os olhos do outro, buscando compreender o outro

Colunistas  –  04/03/2019 20:14

8233

 

(Foto Ilustrativa)

“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”

(Carl Rogers) 

 

Empatia, quem tem... entende quem não tem”...
Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, entendê-lo e ter atitudes que não o magoem. Empatia “é a prática de se voltar para as situações vividas por outra pessoa de acordo com o olhar dela e, ao mesmo tempo, estar neutro, isento de seus próprios julgamentos. Para que alguém seja empático, terá de exercitar sua imparcialidade”. (Cleunice Menezes) 

A pessoa empática leva em consideração os sentimentos do outro na hora de tomar decisões que afetem os que estão ao seu redor.

Mas... o que você ganha em ser empático?

Vivemos em um mundo em que ter bons relacionamentos é fator-chave para o crescimento tanto pessoal quanto profissional de cada um. Se você é empático, compreenderá melhor os outros e agirá de forma que se sintam bem... e como tudo o que vai volta - action/reaction -, você certamente em algum momento receberá de volta o que largou por aí... sabe a história de que “se colhe o que se planta”?

Pois é... agir levando em conta o outro vai fazer com que melhorem as suas relações com quem está próximo de você. E aí quando está tudo bem... está tudo bem mesmo. Ser empático fará com que você crie uma rede de conexões mais significativas em qualquer lugar por onde transitar.

Ah! Saiba que ser empático - a gente entende o outro e olha para a situação com os olhos do outro, buscando compreender o outro - é diferente de ser simpático - a gente quer agradar o outro e diz o que ele quer ouvir, sem se importar em compreendê-lo. Ser empático significa que nos comprometemos a ouvir, respeitar, compreender e refletir sobre os sentimentos e palavras do outro. Você não precisa concordar com a opinião do outro... mas você ouve e olha para a situação exposta do ponto de vista de quem a expôs. 

_______________________________________________________

Por Rosangela Calza  –  rocalza@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×