Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Nos Píncaros da Literatura

Diego Mendes Sousa lança três livros no PEN Clube do Brasil

Livros compõem tríade de poemas cujo escopo é tematizar o tempo em sua extensão

Colunistas  –  21/04/2019 15:11

8381

 

(Foto: Divulgação)

Lançamento: Carlos Nejar, Alexei Bueno, Nélida Piñon, Oliani, Diego Mendes Sousa e Jozira Carvalho Catunda da Cruz

 

Luiz Otávio Oliani - Especial para o OLHO VIVO 

O PEN Clube do Brasil (Rio de Janeiro) recebeu, em 12 de abril, o poeta Diego Mendes Sousa para o lançamento dos livros: “Gravidade das Xananas”, “Tinteiros da Casa e do Coração Desertos” e “O Viajor de Altaíba”, todos publicados pela Penalux, 2019.

Sobre “Gravidade das Xananas”, na orelha da obra, escrevi: “Um poeta não foge das próprias raízes. Diego Mendes Sousa prova isso em “Gravidade das Xananas” (Editora Penalux, 2019), livro no qual exprime a paixão pela terra natal, através do título ao se valer da referência de um arbusto de flores amarelas, cujo uso medicinal é típico do Piauí”.

Já em “Tinteiros da Casa e do Coração Desertos”, no prefácio à obra, Alexandra Vieira de Almeida expôs: “Logo no primeiro poema deste livro original do escritor Diego Mendes Sousa, temos o tema que vai percorrer todo o livro - o tempo - não em seu rosto único, mas em suas faces múltiplas, desdobrando um trema de uma nota solitária em toda sua amplidão de significados e matizes”.

Em “O Viajor de Altaíba”, no prefácio à obra, citou: “(...) este livro fala de uma viagem. Ela vai do texto em texto e de autor em autor (os poemas todos dedicados). O núcleo central deste palpitar é a volta à Altaíba, lugar imaginário, que vislumbra a Parnaíba, no Piauí, núcleo da infância e o sagrado lugar do nascimento”.

E, para ilustrar o exposto, um poema do primeiro livro supracitado: 

Ensinamentos sobre a saudade 

(Diego Mendes Sousa

Calada, na profundidade das tormentas,
a saudade.
pavio aceso no firmamento
dos barulhos inaudíveis
da alma,
jorra-se explosiva no tempo. 

Vislumbra-se, portanto, o ideário temático desses livros que compõem uma tríade de poemas cujo escopo é tematizar o tempo em sua extensão, desde a valorização das xananas, passando pelas tintas da maturidade até a grande viagem interior, na qual se o poeta vislumbra a própria Pasárgada-Altaíba.

Compareceram ao evento diversos intelectuais, dentre os quais: Nélida Piñon, Carlos Nejar, Alexei Bueno, Gloria Fontes Puppin, Edir Meirelles, Dyandreia Portugal, Celi Luz, Luiz Gondim de Araújo Lins, Marcia Barroca, Jozira Carvalho Catunda da Cruz, Maria Amélia  Palladino, Luiz Otávio Oliani.

Uma festa regada à literatura da mais alta qualidade. 

> Luiz Otávio Olianié é professor e escritor. Publicou 13 livros, sendo dez de poemas e três peças de teatro. Em 2017, a convite da escritora e ativista cultural Mariza Sorriso, integrou a equipe de poetas que representou o Brasil no IV Encontro de Poetas da Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal. 

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×