Publicidade

RH

Olhar Errante

Ruan Campos

ruan.campos@hotmail.com

Fotógrafo Andarilho

Araquém Alcântara: fotografia e ativismo ambiental

A força e a súplica da natureza são pulsantes nas obras do profissional que registra de forma viva e objetiva a imensa exuberância da fauna e flora brasileira; ativismo explícito de seus trabalhos indica a importância da preservação do ecossistema

Colunistas  –  21/05/2017 11:52

Publicada: 22/03/2017 (21:03:06) . Atualizada: 21/05/2017 (11:52:13)

(Fotos: Divulgação)

Com o coração: O fascínio pelas causas ambientais em clicks que misturam cor, sombra e luz

Natural de Florianópolis, o fotógrafo, jornalista e professor de fotografia Araquém Alcântara dedica seu olhar para revelar as belezas naturais, a biodiversidade presente no país, assim como os perigos que animais de diversas espécies e alguns grupos indígenas estão expostos em diferentes territórios dentro do Brasil, provocados pela devastação desenfreada e exploração de recursos naturais.

Como um dos primeiros fotógrafos brasileiros a escolher a natureza como tema primordial de seus trabalhos, Araquém Alcântara começou a fotografar no início da década de 70 e hoje soma mais de 40 anos de profissão documentando animais silvestres, tribos indígenas, paisagens e a cultura local de populações ribeirinhas e do Sertão nordestino.

Trilhando lugares pouco explorados, Araquém vai selva adentro desbravando e observando todo o movimento que acontece nas florestas, além de capturar com uma sensibilidade única os hábitos de animais e também da cultura indígena, que juntos já renderam ao fotógrafo diversos prêmios e mais de 40 livros que abrangem temas diferenciados como o pluralismo de espécies de árvores no interior de Minas Gerais; a produção de cachaça e sua história; assim como um livro que fala sobre os 450 anos da cidade de São Paulo; completados no ano de 2004; que detalha a rotina urbana de uma das maiores metrópoles do mundo. Araquém defende o posto de fotógrafo andarilho, explorando cada canto do Brasil.

O resultado final das séries fotográficas, essas quase sempre com caráter documental, é deslumbrante. Porém, se engana quem pensa que o processo de produção é algo fácil ou que não tenha adversidades ao longo da caça por imagens esplêndidas. Quase sempre os locais fotografados são de difícil acesso e, sem a experiência de quem já fotografa na mata há anos, dificilmente conseguirá chegar a um resultado final com tamanha qualidade e sensibilidade para documentar as mais variadas situações.

1

_______________________________________________________

Araquém Alcântara é desses fotógrafos que jogam luz nas causas ambientais e nos fazem repensar e refletir sobre a importância e a luta para preservação do ecossistema e das tradições culturais dos povos brasileiros.

_______________________________________________________

Para ser um bom fotógrafo de natureza antes de possuir qualquer equipamento de última geração ou talento para o ofício, é necessário ter coragem para enfrentar selvas repletas de mosquitos, cobras, aranhas, frio ou calor excessivo. Nesses casos, Araquém Alcântara já nos mostrou que coragem e determinação não são obstáculos para seguir fotografando as belezas do meio ambiente, com um olhar humanizado para retratar a natureza e o homem.

Entre seus livros, destaque para publicações como “Veredas” (2014), que revela o cerrado existente entre o norte de Minas e o sul da Bahia. Nas mais de 150 páginas do livro, é possível notar uma singela homenagem de Araquém Alcântara ao escritor Guimarães Rosa. Já no livro que leva o título de “Mais médicos” (2016), o fotógrafo se encarrega de relatar a rotina e a relação da população de diferentes localidades do Brasil com os médicos estrangeiros, em lugares onde há ausência ou deficiência no serviço básico de saúde. Mas foi no livro “Terra Brasil” (1998) que Araquém consagrou-se como um dos principais nomes da fotografia de natureza no Brasil. A publicação está no topo entre os livros de fotografia mais vendidos do país, que apresenta cenários e paisagens impressionantes como a Floresta Amazônica, o Pantanal, algumas chapadas, serras e a Mata Atlântica, com fotos produzidas ao longo de dez anos. Entre os fotógrafos brasileiros de renome, as obras de Alcântara já foram expostas em dezenas de exposições coletivas e individuais, reafirmando e salientando mais uma vez a importância dos trabalhos e projetos fotográficos construídos por Araquém durante anos, registrando o que há de mais interessante e belo no Brasil. 

Seja no campo, na selva ou em uma megalópole, Araquém Alcântara explora sentidos e documenta desde a fauna e flora com fotografias que gravam pequenos instantes que ficam para eternidade, até sua dedicação em documentar todos os parques nacionais existentes no país. As fotografias de Araquém são recheadas de brasilidades e transbordam sua paixão pelo meio ambiente em cada imagem. Fotografa com o coração e seu fascínio pelas causas ambientais é gritante em clicks que misturam cor, sombra e luz.

Para os fotógrafos da região sul fluminense que curtem aventuras e expedições fotográficas, a dica é o workshop de Araquém Alcântara que acontece durante os dias 7, 8 e 9 de abril, em Paraty (RJ). As inscrições estão abertas e o workshop será no Saco do Mamanguá, uma região com mais de 30 praias e oito comunidades caiçaras.

> Clique aqui para mais informações como: valores, itinerários, horários e os equipamentos necessários para participação é só acessar o link.

Por Ruan Campos  –  ruan.campos@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×