Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Responsabilidade Social

Criativa Leitura inaugura escola de arte infanto-juvenil

Crianças e adolescentes de colégios públicos ou já assistidos por instituições de apoio participam de cursos livres e oficinas com temas relacionados ao universo do livro

Colunistas  –  14/04/2017 12:49

Publicada: 26/03/2017 (20:52:09) . Atualizada: 14/04/2017 (12:49:56)
  • Os anfitriões (Marcio e Marcelo) apresentando o projeto e Eva, filha de José Luiz, fazendo os agradecimentos em nome da família

  • Sala de Editoração e Projetos

  • O refeitório

  • A rádio

  • Parte do público

  • Amigos e parentes na Sala de Leitura José Luiz de Oliveira

  • Oficinas...

  • Recepção do térreo

  • Este colunista e poeta literalmente segurando o símbolo da Criativa Editora

  • Marcio, a poeta e professora Regina Vilarinhos, este colunista, o poeta Sergio Bentes e o poeta e professor Marcorelio Fortini

  • Direção, corpo pedagógico e professores do Colégio Delce Horta

  • O bolo com o sugestivo símbolo da editora, a lâmpada...

  • Renata, Jean, Marcio e Marcelo na Sala de Leitura

  • Fachada dos dois pavimentos da Criativa Editora/Escola de Leitura...

(Fotos: Criativa Editora e PoeArt Editora)

Escola da Leitura José Luiz de Oliveira é homenagem a um precursor da literatura regional 

A Criativa Leitura é uma editora com publicações e produtos baseados, a princípio, na literatura do autor Marcio Marinho Nogueira (médico e escritor com dez livros solos e sendo um dos autores com o maior número de obras na região). E a aposta é na criatividade e nas variadas formas de expressão artística para ajudar a contar histórias, principalmente para crianças e adolescentes.

Foi inaugurada em 11 de março, no bairro São Luís, a Escola da Leitura José Luiz de Oliveira (subprojeto da editora ligado à responsabilidade social). É uma justa homenagem a um precursor da literatura local e regional que com sua simplicidade nunca mediu esforços para descobrir, valorizar e divulgar o autor experiente e principalmente os jovens talentos levando até além-mar nossos escritos.

Nascido em Guaraciaba (MG) em 1924, chegou à Volta Redonda na década de 40 para trabalhar, realizar sonhos, família e demais coisas... Poeta e escritor; fundador do Glan (Grêmio Literário de Autores Novos) de Volta Redonda em 1975; responsável por inúmeras coletâneas do grêmio, correspondente de associações literárias no Brasil e no exterior; idealizador do grupo Lobinhos da Poesia; agraciado com o título de Cidadão Volta-redondense e membro-fundador da Academia Volta-redondense de Letras em 2005. Morreu em abril de 2010 aos 85 anos. Pai, avô, bisavô, pessoa muito querida por todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. 

Aulas para dez alunos por turma 

Tendo como objetivo principal o desenvolvimento gratuito de cursos livres e oficinas com temas relacionados ao universo do livro e da literatura, a Escola da Leitura tem como público crianças e adolescentes de colégios públicos ou já assistidos por instituições de apoio. As aulas irão acontecer em espaço apropriado na sede administrativa da editora com capacidade para dez alunos por turma. A logística de transporte deve ser combinada com a instituição de apoio ou escola parceira. Será oferecido um lanche ao final de cada aula para todos os estudantes.

Vale dizer que colégios e instituições podem entrar em contato na busca de estabelecer parcerias para que outras crianças e adolescentes possam ter acesso ao projeto. Cada parceria é pensada de forma específica, dentro da realidade de cada colégio ou instituição, daí vem a grade de oficinas e cursos, por exemplo. Para o Delce Horta Delgado (primeiro parceiro importantíssimo para que essa ideia virasse realidade) e, com base em diversas reuniões para alinhamento, foi montada uma grade com cinco módulos: Oficina de Criação Literária, Curso livre de Prosa, Curso livre de Poesia, Oficina de Ilustração para Livros e Curso livre de Editoração.

Sobre os pavimentos da sede da editora: No térreo tem-se recepção, a Escola da Leitura José Luiz de Oliveira com uma belíssima tela feita pelo artista plástico Christiano, uma sala de criação e um refeitório. No segundo andar, outra recepção, a administração, almoxarifado, sala de editoração/projetos e um espaço para as oficinas de produção dos produtos que acompanham as publicações (fantoches, brinquedos artesanais, entre outros). Tem também já um espaço para o projeto da rádio educativa (que acontecerá no futuro). 

Idealizadores/responsáveis

Marcio Marinho Nogueira, escritor, médico, arteterapeuta e pai do Marcelo. Pós-graduado em Rede de Centros de Atenção Psicossocial no Atendimento de Dependentes de Álcool e outras Drogas. Também possui formação em Transtornos do Impulso e pós-graduação em Mitologia Criativa, Contos de Fadas e Psicologia Analítica. É integrante da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil. Marcelo Wutke Nogueira, jornalista e filho do Marcio. Possui formação em Produção Editorial e Produção Gráfica Editorial. É pós-graduado em Gestão de Eventos e em Gestão e Produção em Rádio e Televisão.

> No site da editora também tem outras informações e algumas notícias sobre o projeto social

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×