Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Livros Editados pela PoeArt Editora

Natália Faria, um turbilhão de emoções em forma de poesia

Livro - Viagem ao meu interior - faz um mergulho na alma da professora, oferecendo ao leitor singelos versos, porém bem construídos

Colunistas  –  12/06/2017 11:50

Publicada: 03/06/2017 (17:30:30) . Atualizada: 12/06/2017 (11:50:24)
  • Este colunista e editor entregando o livro "Viagem ao meu interior" a poeta e professora Natália Faria

  • O poeta Menulfo Nery Bezerra (também homenageado no livro "III viagem pela escrita"), este colunista, Natália, Carlos Elias dos Santos Curty, comentarista do livro, e Rozan Silva, presidente do Grebal

  • A jornalista e professora Eliete Fonseca, comentarista do livro, e este colunista

  • Natália Faria recebendo seu quadro e sua caixa personalizada das mãos do poeta e editor Jean Carlos Gomes

  • A poeta e professora Matilde Diniz Lacerda recebendo da PoeArt Editora as devidas homenagens pela passagem dos seus 80 anos comemorados em março

  • Nikson Salem, presidente da ABH - Academia Barramansense de História, Natália e Jean Carlos

  • Felipe e Maricélia, representantes da Biblioteca, Natália e Jean Carlos

  • O vereador Marcell Castro outorgando Moção de Congratulação ao poeta Menulfo Nery Bezerra pela passagem dos seus 80 anos

(Fotos: Arquivo PoeArt Editora) 

Com muita alegria e satisfação, na manhã de 3 de maio, entregamos o livro “Viagem ao meu interior”, de autoria da professora e poeta Natália Faria, uma das pérolas da poesia de nossa região! Também agradeço à parceria do fiel amigo, o jornalista Vicente Melo, vice-presidente da Academia Volta-Redondense de Letras, que esteve com a gente em mais um Encontro Literário, pautado com seriedade e compromisso de missão cumprida! A obra foi editada pela PoeArt Editora de Volta Redonda, tem 110 páginas compostas por 134 poesias de muito bom gosto e inspiração. Coube-nos, ainda, a honra de participar na orelha do livro.

Natália Faria é assim, um turbilhão de emoções em constante movimentos. É como muitas mineiras: receptiva, atenciosa e cheia de dotes culinários. Chegou a Barra Mansa na década de 70, mulher de pulso forte, voz ativa, foi à luta para realizar seus sonhos e conquistar seus ideais. Fiel e dedicada, seu saudoso marido é fala e presença viva em seus feitos, dia a dia, ou seja, uma eterna paixão em sua vida. Mãe atenciosa, seu único filho é razão maior de sua existência e resistência nessa doce vida dura. Avó carinhosa e cuidadosa com suas duas netas. Sempre voltada à família, às causas religiosas, sociais e culturais, nunca medindo esforços para ajudar aos seus e ao próximo, sempre com amor e solidariedade.

“Viagem ao meu interior” nos faz mergulhar no âmago de sua alma, repleta de lembranças e saudades eternas da sua querida cidade natal, Bom Jardim de Minas, e também ao interior do ser humano que é que consegue pensar, agir e realizar com sabedoria, força de vontade e muita fé em Deus. Viaje, você também, através dos singelos versos, porém bem construídos, dessa autora saudosista, emotiva, amiga e muito voltada para aquilo que sabe e a que se propõe fazer. Desejo-lhe sinceramente, Natália Faria, sorte no seu afã poético e mais e mais inspirações que nos incentivem em nossa caminhada!

Viagem pela escrita 

E no dia 6, com muitos apreços e com uma acolhida carinhosa, entregamos as devidas homenagens à professora e escritora Matilde Diniz Lacerda - nossa homenageada no livro “III coletânea viagem pela escrita”, que traz na obra um capítulo especial dedicado à sua obra: com sua biografia, poesias e comentários de Antônio Oliveira Pena, Carlos Elias dos Santos Curty, Eliete Fonseca, Hilton Alexandre, José Gentil Filho, Julia Tardém e Maria Eugênia Amaral, que enaltecem a obra e a pessoa dessa magnífica mestra do saber que tivemos a gratidão em podermos homenageá-la.

_______________________________________________________

“Canto uma canção indefinida que me vai aos poucos enchendo o coração. Não tenho ilusões de que moverei o mundo literário com meus versos, tão singelos. Longe disso! Escrevo porque vivo. Escrevo como ando, respiro ou envelheço. É uma questão de poder sentar com lápis e papel na mão e ir registrando minhas impressões do dia-a-dia que compartilho com vocês! Cantei a minha riqueza: filhos e netinhos, a amizade, a saudade, o sucesso e o fracasso. As tristezas e alegrias pelas quais passei para sentir a vida que existe na Vida”. 

(do livro “Aragem poética” de 2001, Matilde Diniz Lacerda)

_______________________________________________________

O livro é o resultado do III Concurso Nacional Viagem pela Escrita 2016/2017. A obra reúne 41 escritores de 11 estados brasileiros (AP, BA, ES, MA, MG, PA, PR, PE, RJ, RS, SP e DF), divididos em duas modalidades de participação: Cinco Primeiros Colocados e Poetas Selecionados. Fazemos duas homenagens: à professora e escritora Matilde Diniz Lacerda com destacadas atividades nas áreas educacional e literária na cidade de Barra Mansa e região sul fluminense, e ao notável escritor Menulfo Nery Bezerra. Ambos completaram bem vividos 80 anos em março.

Nesses 11 anos de produção literária/editorial, este é o 39º livro editado pela PoeArt Editora de Volta Redonda. Dentre os já homenageados por suas contribuições literário-culturais estão: Adahir Gonçalves Barbosa, Alan Carlos Rocha, Álvaro Alves de Faria, Astrid Cabral, Clevane Pessoa, Flávia Savary, Flora Figueiredo, Gilberto Mendonça Teles, Maria Braga Horta (in memoriam), Maria José Bulhões Maldonado, Mauro Mota, Olga Savary, Oscar Niemeyer, Pedro Albeirice da Rocha e Pedro Viana.

> Na tarde de 25 de maio tivemos um Encontro Literário na Biblioteca Municipal de Barra Mansa Adelaide da Cunha Franco para finalizarmos as devidas homenagens referentes aos livros mencionados.

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×