Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Leitura Poética

Alexandra Vieira de Almeida lança volume 2 do seu livro ilustrado

Lançamento no Centro Cultural Justiça Federal foi um sucesso e contou com a participação de vários artistas

Colunistas  –  08/06/2017 20:33

  • Alexandra autografando sua obra

  • Com Luiz Otávio Oliani e Giselle Vieira

  • Com Olga Savary e Oliani

  • Com Tanussi Cardoso

  • Com Jorge Ventura

  • Com Mariza Socorro

(Fotos: Luiz Otávio Oliani)

> Para o público infanto-juvenil, primeiro volume da série pode ser baixado gratuitamente

A história do volume 2 do livro "Xandrinha e seus amigos" se desenrola em um jardim, onde Xandrinha e Beto passam por muitas travessuras, mas também por aprendizados a partir da leitura e da poesia. Escrito por Alexandra Vieira de Almeida, faz pare de uma série ilustrada pela artista plástica Giselle Vieira. O objetivo é fazer dois livros por ano. Um online para as crianças baixarem gratuitamente em PDF no site e outro impresso, com lançamento e dia de autógrafos.

O lançamento do volume 2 no Centro Cultural Justiça Federal foi um sucesso e contou com a participação de vários artistas. Em "O jardim aberto", o espaço do lúdico se faz presente, com uma narrativa que levará as crianças a pensarem sobre a beleza da poesia. Xandrinha tem uma amiguinha especial, sua florzinha Cecília, que é leitora desta poeta mirim. A plantinha escuta com atenção sua poeta predileta e Beto vai embalado por essa atmosfera, apesar de ser arteiro.

O objetivo do livro é mostrar que a leitura vem acompanhada de muita brincadeira. No site da autora e da ilustradora, há muita coisa interessante, como desenhos em preto e branco para colorir, poemas da escritora brincando com as letras do alfabeto, mensagens e desenhos sobre o outono, a Páscoa e por aí vai. O que não falta é a imaginação.

O volume 1 - “Xandrinha em: Imaginação de criança” está disponível no site oficial da série para baixar em PDF. Nele, há uma apresentação do universo de Xandrinha, onde entra sua delicada e doce mãe Glória, que a presenteia com belos livros, seu tio Pedro, que censura as traquinices de Xandrinha e Beto. Esse é o menino travesso que leva a menina para o espaço lúdico da brincadeira. Com ele, a imaginação corre solta. E é neste segundo volume que Beto ganha grande presença com suas peraltices, deixando Xandrinha irritada. E ela usa a poesia como desafio a esse universo divertido de Beto.

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×