Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Homenagem

Pedro Lyra em Volta Redonda

Poeta falou de poesia e vida, apresentando alguns de seus livros, entre eles, o recém-lançado - A construção do poema -

Colunistas  –  07/08/2017 10:49

Publicada: 05/08/2017 (19:49:26) . Atualizada: 07/08/2017 (10:49:31)
  • Este colunista agradecendo a vinda do poeta

  • Segunda distinção: Quadro pelos 50 anos de Poesia que o poeta completará em novembro; entregue pela presidente da Academia Volta-Redondense de Letras, Mércia Christani, junto com o vice, Vicente Melo

  • Jean, Rozan Silva, Pedro Lyra e Solange Whehaibe

  • Marlene, Maria Luisa, Nikson, Imaculada, Lucian e Antônio Pena; contemplados com os livros sorteados

  • Pedro Lyra falando de sua obra "A construção do poema"

  • Com a poeta Jéssica Regina

  • Terceira distinção: Quadro com a Capa do livro "VII coletânea século XXI", que traz a homenagem a sua obra; entregue por este colunista junto com o poeta Adahir Gonçalves

  • Com o editor Marcelo Nogueira

  • Com o poeta Adahir Gonçalves Barbosa

  • Com o poeta e professor José Huguenin

  • Com a escritora Silvia Helena Xándy

  • Com Antônio Pena

  • Com o poeta e editor Jean Carlos Gomes

  • O poeta Arthur Döhler e Bárbara Bentes

  • O poeta Menulfo Nery Bezerra

  • Luiza Pettersen, Renata Orlandi, Mércia, Pedro e Solange

  • Pedro Lyra em clique especial com a marca PoeArt Editora que desde 2006 vem publicando livros e talentos literários...

  • Vicente, Luiza, Antônio, Pedro, Jean e Silvia

  • Entrega da primeira distinção: Caixa Personalizada, entregue pela professora Imaculada Maria ao poeta junto com este colunista

  • O poeta e professor Antônio Pena apresentando o notável Pedro Lyra

(Fotos: Jacy Menezes e Divulgação)

Entre o Projeto TIM Grandes Escritores, que trouxe a Volta Redonda autores consagrados como Affonso Romano de Sant´Anna, Marina Colasanti e Ignácio de Loyola, e a vinda de Pedro Lyra, dia 26 de julho, em razão da homenagem que lhe foi prestada pela PoeArt Editora, há uma lacuna de 11 anos. Muito tempo, pelo fato de Volta Redonda ser uma cidade importante, próxima ao Rio de Janeiro, com faculdades, inclusive com curso de letras. É uma pena que em nosso meio não se invista muito em projetos dessa natureza, que no fim de contas nem é tão dispendioso. Parece-nos que se desconhece a existência dessa parcela da sociedade, que é a de quem escreve e a de quem lê, a qual, embora pequena, existe e reclama o seu lugar.

Sé é verdade que “poetas são lidos por poetas”, também é verdade que, trabalhando-se no sentido de se incentivar o hábito de leitura, quer seja por eventos como palestras com escritores, feiras de livros, saraus, concursos, quer seja por simples projetos de leitura em sala de aula, muito se consegue. É a partir do convívio com os livros que surge o leitor e, consequentemente, o escritor.

Na apresentação ao livro “Milênios e outros poemas”, de Ruy Espinheira Filho, publicado recentemente pela Editora Patuá, o poeta, ensaísta e editor Alexei Bueno chama a atenção para a escassez de público para obras literárias, quando diz, ao final do prefácio, que “Milênios e outros poemas vem juntar-se (...) ao admirável conjunto de obra desse que é um dos grandes poetas do Brasil, este Brasil desgraçadamente tão surdo - e de forma crescente - a todas as belezas do espírito”. Pois é fato que há surdez em se tratando de literatura. Poesia, então, nem se comente. Mas é fato também que ela - a poesia - se manifesta, através de um e outro talento, como uma das mais belas formas de arte e, ainda que pouco ouvida, tem o poder do canto das sereias.

_______________________________________________________

Pedro Lyra, desde sua estreia, com o livro “Sombras”, de 1967, até a presente data, tem provado que é um dos grandes talentos, ao lado dos já citados poetas Alexei Bueno e Ruy Espinheira Filho, Affonso Romano de Sant´Anna e Marina Colasanti, como também ao lado de Astrid Cabral, Anderson Braga Horta, Antonio Miranda e tantos outros.

_______________________________________________________

Foi-nos honra ouvir Pedro Lyra falar de poesia e vida, no Gacemss II, em Volta Redonda, honra tê-lo apresentando-nos alguns de seus livros, inclusive o recém-lançado “A construção do poema”. Aos que não o conhecem ou não puderam comparecer ao evento, fica o convite a pesquisá-lo na internet e conhecer um pouco dele e de sua sedutora poesia.

Nesse importante evento literário, lançamos oficialmente o livro “VII coletânea século XXI”, que traz um capítulo especial em homenagem ao notável poeta e professor, que gentilmente aceitou e autorizou nossa homenagem a sua pessoa e obra e ainda se prontificou a recebê-la aqui em nossa cidade, um dia depois do Dia do Escritor, que é comemorado em 25 de julho. Este livro é o resultado da VII Seletiva Nacional de Poesia. Constam na obra 53 escritores de 18 estados brasileiros. O evento foi uma realização da PoeArt Editora que desde 2006 vem produzindo livros e concursos literários, em parceria com a Academia Volta-Redondense de Letras, com total apoio do Gacemss. Agradecemos a todos os presentes, em especial aos poetas e professores que conduziram o evento: Antônio Pena e José Huguenin, juntamente com este colunista.

Salve Pedro Lyra, viva a poesia brasileira e seus poetas!

> Colaborou nesta coluna: Antônio Pena, poeta e professor

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×