Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Noite de Gala

Posse de João Almino na Academia Brasileira de Letras

Diplomata e escritor foi eleito em 8 de março de 2017, na sucessão do médico Ivo Pitanguy

Colunistas  –  13/08/2017 21:38

  • Assinando o livro de posse...

  • O acadêmico João Almino entrando no salão...

  • Recebendo a espada pelas mãos do acadêmico Arnaldo Niskier...

  • Recebendo o colar pelas mãos do acadêmico Alberto da Costa e Silva...

  • O diplomata e escritor discursando...

  • Vicente Melo, jornalista e vice-presidente da AVL - Academia Volta-Redondense de Letras - e o acadêmico empossado

  • Este colunista entregando a Caixa Personalizada da PoeArt (com alguns livros) ao acadêmico João Almino...

  • Recebendo o diploma pelas mãos do acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti

  • Este colunista com o acadêmico Evanildo Bechara

  • O diplomata e escritor discursando...

  • Este colunista com o acadêmico Arnaldo Niskier

  • Este colunista com a acadêmica Nélida Piñon

  • Este colunista com o acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti

  • Geraldo Carneiro, Carlos Nejar, Antônio Pedro e Jean Carlos Gomes

  • Vicente, Geraldo e seu filho Antônio Pedro

(Fotos: Acervo/PoeArt Editora) 

Na concorrida e inesquecível noite de 28 de julho, sexta-feira, às 21h, no Salão Nobre do Petit Trianon, na Academia Brasileira de Letras, foi realizada a posse do acadêmico eleito João Almino, diplomata e escritor. É potiguar de Mossoró (RN), brasiliense de coração e cidadão do mundo. Nascido em 27 de setembro de 1950, foi eleito em 8 de março de 2017, na sucessão do médico Ivo Pitanguy para a cadeira 22. A tão aguardada cerimônia foi marcada por muita alegria e começou pontualmente com a fala do presidente da instituição, o acadêmico e professor Domício Proença Filho fazendo saudações de boas-vindas aos convidados, acadêmicos e à chegada do novo imortal à Casa de Machado de Assis.

Na sequência, João Almino foi chamado e conduzido ao Salão pelos acadêmicos: Nélida Piñon, Cicero Sandroni e Antônio Torres, sendo muito aplaudido pelo grande público. Em seu discurso pautado com muita propriedade e saudosismo, evidenciou momentos importantes de sua trajetória vitoriosa e a relevância do antecessor e demais ocupantes da cadeira. Depois foi convidado a assinar o histórico livro de posse; na sequência, a espada lhe foi entregue pelo acadêmico Arnaldo Niskier, a aposição do colar coube ao acadêmico Alberto da Costa e Silva e o diploma lhe chegou às mãos através do acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti.

_______________________________________________________

“João Almino traz para a Academia a alta representatividade do ficcionista, do poeta, do ensaísta e tradutor, aliada ao saber e à experiência do diplomata de longo curso. A Casa de Machado de Assis ganha, e muito, com a sua presença”.

(Domício Proença Filho - presidente da ABL)

_______________________________________________________

O magnífico discurso de recepção foi proferido pela escritora, acadêmica Ana Maria Machado que, com maestria e genialidade, discorreu sobre temas históricos fazendo uma viagem literária ao universo de criação do confrade, desde o nascimento do eleito até a presente data. As considerações finais foram feitas pelo presidente que, logo em seguida, convidou os acadêmicos: Zuenir Ventura, Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça e Rosiska Darcy de Oliveira, para conduzi-lo ao espaço onde receberia os cumprimentos e os tantos registros fotográficos. Foi servido um delicioso coquetel; momento no qual foi possível a descontração e os diálogos informais, consolidando uma noite memorável para todos.

Também prestigiaram a posse os acadêmicos: Alberto Venancio Filho, Antônio Carlos Secchin, Antônio Torres, Arno Wehling, Candido Mendes de Almeida, Carlos Nejar, Edmar Bacha, Evanildo Bechara, Geraldo Carneiro, José Murilo de Carvalho, Merval Pereira, Murilo Melo Filho e Sérgio Rouanet. 

> Clique e confira mais sobre o acadêmico

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×