Publicidade

RH

Saúde Pública

Campanha destaca check-up contra o câncer bucal

Volta Redonda também vai orientar sobre a prevenção da doença

Colunistas  –  18/09/2017 09:54

6593

(Foto: Divulgação)

Cerca de 90% dos pacientes com

câncer de boca são tabagistas

 

          Publicada: 22/08/2017 (21:32:01)
          Atualizada: 18/09/2017 (09:54:51)

O câncer é um dos piores vilões da saúde pública brasileira, isso porque o índice de crescimento do número de casos aumenta a cada ano. Dados do Instituto Nacional de Câncer revelam que o câncer de boca acomete mais os homens acima dos 40 anos. A Campanha Odontológica Check-up Preventivo Digital contra o Câncer Bucal está alertando as pessoas em todo o Brasil. Em Volta Redonda, a Clínica Odontológica Implant Center também vai orientar sobre a prevenção dessa doença, pois 26 de agosto é o Dia do Check-up contra o Câncer Bucal.

Fatores de risco mais conhecidos

• Tabaco: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca eram tabagistas. O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.

• Etilismo: O consumo regular de bebidas alcoólicas aumenta o risco de desenvolver câncer de boca. A associação entre cigarro e bebidas alcoólicas aumenta muito o risco para câncer de boca.

• Vírus HPV: Pesquisas comprovam que o vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de boca.

• Radiação solar: A exposição ao sol sem proteção representa um risco para o câncer de lábios.

Além desses fatores, observa-se em pacientes com câncer de boca uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais (e rica em gorduras).

Não deixem de fazer suas avaliações de Check-up Preventivo Digital com os profissionais da odontologia, e assim manter a prevenção de doenças.

Números que assustam 

O câncer bucal atinge aproximadamente 350.000 pessoas em todo o mundo, e no Brasil são cerca de 15.000 novos casos ao ano. Mais de 4.000 brasileiros morrem todos os anos em decorrência do câncer bucal. É importante saber que raramente os canceres de boca são consequências de metástases, portanto a prevenção e exames frequentes, além de bons hábitos, são essenciais para evitar a doença. (Referências)

> Clínica Odontológica Implant Center VR (serviços de Clínica Geral, Implantodontia, Endodontia, Periodontia, Cirurgias e demais procedimentos)

_______________________________________________________

Por Mariana Rodrigues  –  implantcentervrodontologia@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×