Publicidade

RH

Golden Globe Awards

Palpites de quem deve ganhar o Globo de Ouro 2018

Nas indicações para a televisão - Big Little Lies - teve seis nomeações; na liderança de indicações para o cinema, está o longa de Guillerme Del Toro - A forma da água -, com sete nomeações

Colunistas  –  30/12/2017 18:44

6949

(Foto: Divulgação)

Cerimônia: Dia 7 de janeiro, direto de Los Angeles

 

O Globo de Ouro - Golden Globe Awards - sempre abafa em Hollywood e destaca os melhores da televisão e cinema em suas indicações e premiações. No dia 7 de janeiro, direto de Los Angeles, teremos a sua 75ª edição. O Globo de Ouro é conhecido como o termômetro do Oscar, que neste ano de 2018 terá sua 90ª cerimônia realizada no dia 4 de março. Quanto à televisão o Golden Globe é considerado o prêmio master.

Este ano, além da disputa, teremos um panorama de protestos contra os abusos, assédio sexual e desigualdade de gênero tanto na indústria quanto fora dela sofridos por atrizes, atores, produtores, diretores e demais profissionais. Tudo indica que as atrizes indicadas e apresentadoras vão se vestir de preto e os homens também. Alguns afirmam que todas estarão de preto. Ao que parece, o clima de protesto se repetirá nas premiações de 2018. Já foi divulgado que no Screen Actors Guild Awards só mulheres apresentarão as categorias, em 21 de janeiro. A expectativa é a de que o movimento se estenda ao Oscar. A ideia é apoiar o movimento #MeToo. É bom ressaltar que nas indicações ao Globo de Ouro e demais premiações que antecedem o Oscar não houve espaço para nenhum suspeito ou acusado de assédio ou estupro.

_______________________________________________________

A homenageada deste ano com o Cecil B. DeMille Award, troféu honorário da premiação, é Oprah Winfrey. Embora seja mais conhecida como apresentadora, Oprah é também uma ótima atriz e já foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro por “A Cor Púrpura” (1986), e apareceu recentemente no telefilme “A Vida Imortal de Henrietta Lacks” (2017), entre outros trabalhos.

_______________________________________________________

Na liderança de indicações para o cinema, está o longa de Guillerme Del Toro, “A forma da água", com sete nomeações. Já nas indicações para a televisão, “Big Little Lies” teve seis nomeações, ficando à frente. “Feud: Bette and Joan”, recebeu quatro indicações. Apesar de nenhum filme brasileiro ter sido indicado na categoria de melhor filme estrangeiro, o Brasil está representado pelo diretor Carlos Saldanha, que dirigiu a animação “O Touro Ferdinando”, que concorre em melhor canção para filme e em melhor animação. Além disso, o longa “Me Chame Pelo Seu Nome” foi produzido por outro brasileiro, Rodrigo Teixeira.

As apostas da coluna "TV Séries" 

Vamos aos palpites começando pelas indicações de série dramática. Das seis séries indicadas, quatro concorreram ano passado: “The Crown” (vencedora), “Game of Thrones”, “This is Us” e “Stranger Things”. A única novidade entre as indicadas é a primorosa “The Handmaid´s Tale”, que para mim, de longe, é a favorita e está na minha lista de melhores de 2017. Quanto a melhor atriz, Claire Foy (“The Crown”), vencedora do ano passado, está na lista deste ano ao lado de Elisabeth Moss (“The Handmaid´s Tale”), Caitriona Balfe (“Outlander”), que também concorreu em 2017 e não entendemos porque está na lista de novo; Maggie Gyllenhaal (“The Deuce”) e a indicação que mais surprendeu de Katherine Langford (“13 Reasons Why”). Meu palpite é para Elisabeth Moss ou Maggie Gyllenhaal. Entre os atores, dois nomes se repetem: Bob Odenkirk (“Better Call Saul”), que teve uma terceira temporada ótima, e Liev Schreiber (“Ray Donovan”). Eu fico com Bob. Sou muito fã de “Better Call Saul”.

Entre as comédias, destaco a queridíssima “Will & Grace”, que retornou com força total após 11 anos de seu encerramento e merece ser premiada. Sou fã. Em suas oito temporadas anteriores “Will & Grace” teve 27 indicações ao Globo de Ouro e nunca levou uma estatueta. Na categoria de melhor atriz o meu achismo fica com Rachel Brosnahan (“The Marvelous Mrs. Maisel”), sem empolgação. Em melhor ator destaco William H. Macy (“Shameless”), Aziz Ansari (“Master of None”) e ainda Eric McCormack por “Will & Grace”. Eu adoraria se Eric ganhasse.

Será que desta vez “Feud: Bette and Joan” terá seu reconhecimento? Nas indicações de melhor atriz de minissérie ou telefilme, Jessica Lange (Joan Crawford) e Susan Sarandon (Bette Davis) concorrem lado a lado, assim como Nicole Kidman e Reese Witherspoon, por “Big Little Lies”, minissérie que lidera as indicações. Fica difícil escolher, mas acho que Jessica e Susan foram divinas em “Bette and Joan”, uma das melhores produções de 2017. Além das indicações de melhor atriz, “Feud” está nomeada para melhor minissérie ou telefilme e Alfred Molina concorre como ator coadjuvante em série, minissérie ou telefime. Melhor atriz coadjuvante nem vou citar as demais, afinal, quem vai derrubar Ann Dowd (“The Handmaid´s Tale”)? Se ela não ganhar, é marmelada (risos). E melhor ator de minissérie ou telefilme fico dividida entre Robert De Niro (“O Mago das Mentiras”) e Ewan McGregor (“Fargo”). 

O Golden Globe Awards acontece em 7 de janeiro de 2018, apresentado por Seth Meyers.

> Clique & Confira: Lista dos indicados

_______________________________________________________

Por Silvaninha Medeiros  –  silvaninhamedeiros@live.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×