Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Ampliando Horizontes

A literatura e a autoestima (sempre mais exigente) de Antonio Miranda

Para o escritor maranhense, a literatura é uma outra realidade, compartilhável, transformadora de quem produz e quem lê

Colunistas  –  27/01/2018 12:46

1

(Fotos: Acervo PoeArt Editora)

_______________________________________________________

O notável poeta/divulgador da poesia Antonio Miranda; Um momento memorável: Antonio Miranda e Anderson Braga Horta, dois baluartes da poesia brasileira; Antonio Miranda e este colunista/editor Jean Carlos Gomes 

_______________________________________________________

Antonio Lisboa Carvalho de Miranda é maranhense nascido em 5 de agosto de 1940. Foi colaborador de revistas e suplementos literários, como o suplemento dominical do “Jornal do Brasil” e também o “La Nación” (Buenos Aires, Argentina) e “Imagen” (Caracas, Venezuela). Professor e ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília, Brasil, ministra aulas e cursos por todo o Brasil e países ibero-americanos. Aposentado, é professor colaborador sênior, e orientador de teses e pesquisas. Também é consultor em planejamento e arquitetura de bibliotecas e centros de documentação. Foi assessor de planejamento bibliotecário da CAPES-MEC (1973-1980), diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT - Min. Ciência e Tecnologia (1981-1983) e em seguida professor visitante do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidad de Puerto Rico (USA). Organizador e primeiro diretor da Biblioteca Nacional de Brasília, de fevereiro 2007 a outubro de 2011, fevereiro 2015-maio 2017. Doutor em Ciência da Comunicação (Universidade de São Paulo, 1987), fez mestrado em Biblioteconomia na LoughboroughUniversityof Technology, LUT, Inglaterra, 1975. Sua formação em Bibliotecologia é da Universidad Central de Venezuela, UCV, Venezuela, 1970.
Prêmios e condecorações - Antonio Miranda é autor de mais de 50 títulos de livros - poesia, conto, romance e obras científicas, em português, espanhol, italiano etc. publicados no Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Venezuela, México, Espanha e Itália - 30 deles em formato de e-book no ISSUU com livre acesso - e artigos científicos em português, espanhol, inglês, russo, tendo participado de congressos e seminários em dezenas de países. Professor emérito, outorgado pela Universidade de Brasília, em 2014. Hors concours do Prêmio União Brasileira de Escritores - RJ 2013 “Personalidade literária e artística por sua brasilidade” por sua atuação no exterior e pela divulgação da poesia brasileira no cenário internacional, principalmente a partir do Portal de Poesia Ibero-americana. Representante da União Latina, no Brasil, por designação da entidade sediada em Paris e homologada pelo Itamaraty a partir de 2010. Diploma de Defensor do Cerrado, outorgado pelo Jardim Botânico de Brasília por sua poesia ecológica, em 2009. Professor Honoris Causa, título outorgado pela Universidad Ricardo Palma, Lima, Peru, em 2007, “por seus elevados méritos academicos y profesionalesensuespecialidad”. Correspondente do Instituto Ricardo Palma, de Lima, Peru, posse em cerimônia realizada em 26 setembro 2007. Prêmio Poema 2006 (segundo lugar no certame) da aBrace Editora com o poema “Enquanto existo, resisto” e a publicação gratuita na obra coletiva Babel 3, lançado durante o 8 Encontro aBrace, Uruguai 17 a 24 março 2007. Professor titular da Universidade de Brasília, por concurso nacional, em 2005. Prêmio Enancib de orientação de tese doutoral, 2002. Membro Honorário da Sociedad de Bibliotecarios de Puerto Rico, 1991; Voto de Louvor do Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba, 1976; Sissonand Parker Prize na Loughborough Universityof Technology - Inglaterra, 1975; Prêmio Festival Latino-Americano de Teatro, Universidad de Puerto Rico, 1972; Prêmio Festival Internacional de Teatro, Medellín, Colômbia, Municipalidad de Medellín, Antioquia, 1971; Prêmio Viagem a Buenos Aires, Embaixada da Argentina, MAM - Museu Arte Moderna, Rio de Janeiro, 1962. 

Confira a entrevista com Antonio Miranda 

Diante da crescente relevância das mídias digitais, que novo cenário se desenha para a literatura brasileira? 

Estamos na hipermodernidade, e eu venho publicando artigos sobre o fenômeno em curso na atualidade da comunicação extensiva através da Aanimaverbivocovidualidade - o AV3, incorporando o conceito consagrado pelo concretismo, quando se falava da verbivocovisualidade, ou seja, de composições combinando palavra, voz e imagens. Agora amalgamamos digitalmente estes elementos pela ânima, no duplo sentido da criatividade e da tecnologia disponível. A literatura brasileira vem crescendo neste cenário embora a nossa língua seja menos 5% da massa documental na web... Agora muita gente nem faz edições impressas, vai direto para blogs, e-books para conquistar um público pelas redes sociais muitas vezes até de forma colaborativa e interativa, no campo da literatura científica mas também na literatura de ficção, ensaística e até na poesia, até mesmo para promover obras impressas... Clique e confira textos de Miranda sobre o AV3

A constante crítica de que somos um país de poucos leitores interfere de alguma forma em sua atividade? 

Sim, mas de forma positiva, na medida em que trabalho para conquistar leitores... Mas também como bibliotecário, promovendo a capacitação informacional para que o público, além de ler textos em edições impressas também possa acessar arquivos digitais de qualquer tipo. Mas é preciso que uma política pública seja capaz de seguir reduzindo o nível de analfabetismo total e o funcional, desenvolvendo habilidades para uma leitura mais ampla e em níveis crescentes de complexidade. Haveremos de, apesar dos retrocessos recentes. 

O que a literatura de mais satisfatório lhe proporciona? 

Uma verdadeira autoestima, mas sempre mais exigente. Anos atrás, no espetáculo “Tu país está feliz” que foi encenado na Venezuela e levado a muitos países dos anos 70 até recentemente, eu afirmei: “Persigo laimagen que hice de mí, pero estoysiempreendeudaconmigomismo”, não apenas como poeta, mas em toda a perspectiva humana.

Qual é a função da literatura na sociedade? 

A literatura, através da dimensão popperiana do “conhecimento objetivo”, é transcendental. A literatura é uma outra realidade, compartilhável, transformadora de quem produz e quem lê e amplia seus próprios horizontes. Não obstante a quantidade de obras medíocres. Daí a importância do fomento à leitura de textos e de composições mais complexas, valendo-se de expressões mais criativas, pelo acesso a bibliotecas físicas e também digitais, feiras do livro, seminários, oficinas literárias e até a “contação de histórias” para os iniciantes. 

O que achas de nossa iniciativa de entrevistar/homenagear renomes de nossa literatura? Fazendo, além de uma justa homenagem, um fomento entre o autor consagrado e o autor iniciante... 

Fundamental para promover os autores, suas obras, suas ideias e até métodos de produção e disseminação de seus conhecimentos. É certo que muitas livrarias fecharam suas portas, mas surgiram outras pela internet; os jornais raramente ostentam seções de crítica literária e textos criativos para o público. Precisamos promover os autores para que os leitores se identifiquem com eles e leiam seus trabalhos. Sem preconceitos, mas com algum critério de seleção, o que não impede descobrir autores novos e ressaltar suas potencialidades, mas também entrevistar os “esquecidos”, que têm obra digna de ser redescoberta num cenário amplo de estilos e conteúdos. 

> Em 2014 pela homenagem in memoriam que fizemos no livro “Vozes de aço XVI” à poeta Maria Braga Horta (mãe do poeta Anderson Braga Horta) estivemos em Brasília para a entrega das devidas homenagens em novembro do mesmo ano e tivemos o privilégio e conhecê-lo. Porém, agora, em 2018, este magnífico e importante poeta brasileiro será homenageado no livro “VIII coletânea século XXI”, da PoeArt Editora, juntamente com outro notável poeta/divulgador da poesia brasileira, Anderson Braga Horta, também já entrevistado e divulgado.

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×