Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Sempre Disposta

Elyane Lacerdda e a sua apaixonante loucura de escrever

Premiada pela Academia Brasileira de Letras em 2001 e 2002 no concurso de redação para professores, é atualmente a poeta com mais livros publicados em Volta Redonda

Colunistas  –  11/03/2018 10:54

  • Lançando seu livro "Tecendo a vida"

  • Com o escritor Gilberto Mendonça Teles

  • Suas obras publicadas

  • Suas obras publicadas

  • Suas obras publicadas

  • Suas obras publicadas

  • Algumas premiações

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

“Escrever flui para mim como o sangue que corre em minhas veias! Gosto de desafios, de voar com as águias. Sou amante do Sol”.

_______________________________________________________

Filha legítima da Cidade do Aço. Elyane Lacerdda é uma pessoa descontraída, receptiva, atenciosa, gosta de estar com os amigos numa cafeteria, ouvindo música, falando sobre cultura, ou simplesmente rindo muito e conversando sobre banalidades. Aprendeu a viver o hoje! Está sempre atenta à moda, dicas de beleza, saúde, pratica atividade física regularmente, para manter o equilíbrio entre a mente e o corpo, procura estar sempre antenada com as notícias mundiais, aprecia o programa “Sarau”, “Globo News Literatura” e “Estúdio i” com a jornalista Maria Beltrão. O ato de escrever surgiu em sua vida quando estava com 13 anos e morava no Rio de Janeiro, onde era muito elogiada pelos professores de redação dos colégios Mallet Soares e Zaccaria. Seus autores preferidos sempre foram: Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Rubem Fonseca, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. Escreveu vários cadernos de poesias durante as aulas que eram cansativas e monótonas! (coisa de adolescente). Ocupa a cadeira de número 11 na Academia Volta-Redondense de Letras e a cadeira de número 8 na Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil. Amou assistir aos filmes “Matrix”, “Avatar” e “Divã”. É formada em letras e pós graduada em língua portuguesa e docência do ensino superior. Premiada pela Academia Brasileira de Letras nos anos de 2001 e 2002 no concurso de redação para professores, entre outras premiações na região. Atualmente é a autora com mais livros publicados na cidade.

Obras publicadas: “Além das palavras” (1986), “Sensações vizinhas” (1990), “Entre infinitos” (1997), “Poemas do acaso” (1999), “Emoções selvagens” (2013), “Tecendo a vida” (2014,) “Habeas corpus” (2015), “Eu e outras” (2016) e “Dentro de mim” (será lançado este ano). 

Confira a entrevista com Elyane Lacerdda 

Qual é e como é composto o seu universo de inspirações e criações? 

Inspiro-me com as emoções diárias, faço grandes observações diariamente. Faço pequenos tópicos e depois os desenvolvo sempre ao som de uma música. 

Apesar do pouco apoio que recebemos na arte literária, qual lição de vida você tira em suas veredas de insistência em favor dessa arte? 

Nunca desanimei, mesmo sem apoio algum, estou sempre disposta a escrever. 

Qual a mensagem que você deixa para as novas gerações que surgem ou querem trilhar uma carreira literária? 

Minha mensagem é a seguinte: Que o escrever seja constante e o sentir sempre uma loucura destinada! 

O que acha da iniciativa de entrevistar/homenagear renomes das letras fomentando o autor consagrado e o autor pouco conhecido? 

Acho essa iniciativa muito interessante, pois precisamos nos mostrar, já que somos “desconhecidos” em nossa própria cidade natal! Talvez mesclando o renomado conosco, estejamos subindo um degrau em nossa caminhada literária de autopublicação.

Não sei 

(Elyane Lacerdda

Não sei
Dosar os sentimentos,
São livres e vadios
Como a noite enluarada. 

Não sei dosar
Desejos. 

Existem,
Vivem em mim. 

Não sei dosar
Abraços,
Lágrimas,
Beijos,
Sorrisos,
Apertos,
Choques de línguas quentes. 

Não sei dosar
Os momentos da vida,
Sinto-os com profunda
Eternidade.

> Contatos com a autora: elyanelacerdda@gmail.com / Blog / Facebook.com/ElianeDeLacerda / Youtube: canal Elyane Lacerdda

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×