Publicidade

RH

Olhar Errante

Ruan Campos

ruan.campos@hotmail.com

Notas Fotográficas

Araquém Alcântara é destaque em Paraty

Exposição no Sesc revela as belezas da Mata Atlântica e a relação de Araquém com a natureza

Colunistas  –  14/03/2018 23:23

Em 2018, a coluna “Olhar Errante” vai abordar os principais fatos relacionados ao cenário fotográfico, novos talentos da imagem e grandes nomes da fotografia nacional e internacional. Mostras, eventos e trajetórias profissionais serão revelados em notas e textos. Na primeira coluna do ano os destaques são:

Araquém Alcântara em Paraty

1

(Fotos: Divulgação)

Está em cartaz no Sesc Paraty parte do trabalho do fotógrafo Araquém Alcântara. A exposição fotográfica revela as belezas da Mata Atlântica e a relação de Araquém com a natureza. Profundo conhecedor da natureza selvagem, seus trabalhos transmitem a força pulsante e a potência da flora e fauna brasileira. Aliás, Araquém já confirmou presença na próxima edição da Paraty em Foco, que acontece em setembro, no Centro Histórico da cidade. A exposição faz parte do projeto Maré das Artes e segue no espaço Sesc Caborê até 22 de abril. De terça a domingo, das 10 às 19h.

Cinema e reflexão

O Clube Foto Filatélico Volta Redonda irá exibir o filme “As Sufragistas”. A ação conta com a participação do Museu da Memória do Trabalhismo Brasileiro, comemorando o mês da Mulher e o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A sessão do CineClube Foto acontece no dia 20 (terça-feira) às 19h, na sede do Clube, na Vila Santa Cecília. A entrada é gratuita. O Clube Foto Filatélico é uma organização sem fins lucrativos e tem 64 anos. Funciona de segunda a sexta, das 9 às 18h.

Projeto Fazenda Viva

2

O projeto Fazenda Viva - Decadência com elegância é uma encenação teatral que percorre ambientes internos e externos da antiga Fazenda São Roque, em Vassouras. O fotógrafo Igor Alecsander é responsável pelas fotografias dos atores, que são utilizadas na divulgação da peça e apresentação do elenco. O texto é de José Luiz Júnior com direção de Aurélio Mesquita. A peça conta um pouco das principais questões históricas do final do século XIX no Brasil. A próxima apresentação do grupo acontece em 31 de março, às 15h.

Onda migratória

1

2

3

O fotógrafo André Coelho documentou o êxodo dos venezuelanos que chegam no Brasil através da cidade de Pacaraima, em Roraima. Fugindo de inúmeras adversidades, os venezuelanos migram para o Brasil em busca de refúgio e novas oportunidades para recomeçar a vida. A principal rota é Boa Vista, capital de Roraima. Os números mostram que 4 milhões de venezuelanos já deixaram a Venezuela. No Brasil, cerca de 70 mil já entraram no país e os pedidos de refúgio não param de aumentar. As lentes de André Coelho relatam a jornada dos imigrantes, a luta contra a fome e a esperança de dias melhores. Trabalho tocante, com uma pauta atualíssima e de suma importância para questões políticas e sociais na América Latina.

FotoRio resiste

Chegou a ser divulgado que o FotoRio não iria acontecer em 2018 por questões financeiras. Para garantir a 11ª edição do evento, um grupo de fotógrafos resolveu criar um financiamento coletivo. O crowdfunding está disponível no site Benfeitoria e a meta de arrecadação para que um dos maiores festivais de fotografia aconteça é de R$ 40 mil. Há recompensa para cada valor doado. Que a quantia seja arrecadada e o público possa desfrutar e conferir trabalhos de profissionais renomados. Vida longa ao FotoRio!

_______________________________________________________

Por Ruan Campos  –  ruan.campos@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×