Publicidade

RH

Do Palanque ao Palco

Lobão faz show em Volta Redonda marcado pela rebeldia politizada

Polêmico consciente, roqueiro misturou seus clássicos com as músicas que só os fãs de carteira conhecem

Crítica  –  22/11/2014 10:57

3213

(Foto: Reprodução/Facebook - Viradão Rio Sul)

Em determinado momento do espetáculo,

uma meia dúzia do público gritou "Fascista"

 

André Aquino

"As pessoas escutam muito funk e sertanejo. Então, estão acostumado a ter ejaculação (musical) precoce. Calma! Aqui é um show de rock, aqui é arte. Tem que ser apreciada", diz Lobão no show em Volta Redonda, ontem, 21, no momento em que o público pedia os clássicos dos anos 80. A resposta intelectual do roqueiro para a ansiedade do público mostrou que mais do que a modernidade do mundinho pop colorido, está a originalidade da rebeldia politizada.

Polêmico consciente, o roqueiro - que apareceu no palco com longa barba banca - fez um show histórico no feriado. Misturou os clássicos com as músicas que só os fãs de carteira conhecem. Dispensou as luzes do palco, deixando o clima na Praça Brasil como uma festa alternativa. Quem não foi, perdeu.

Como é hábito de Lobão misturar palanque com o palco, nem todos presentes se agradaram com o discurso do roqueiro Vida Louca. Num determinado momento do espetáculo, uma meia dúzia do público gritou "Fascista". Lobão respondeu com a sua sagacidade: "Pátria fascista está fadada ao fracasso", alfinetou Lobão aos petistas radicais presentes.

Provavelmente, esses que gritaram não conhecem a história de Lobão e nem a de Volta Redonda. No Dia dos Trabalhadores do ano 1989, o povo ainda traumatizado com a Greve de 88 na Cidade do Aço, Lobão abriu mão do cachê e tocou embaixo de forte chuva em solidariedade ao trabalhadores mortos pelo Exército dentro da CSN, na mesma praça do show de sexta-feira.

Fascista? Ainda bem que Lobão não foi embora do Brasil. Quem deveria ir eram os empreiteiros e a diretoria da Petrobras. Na verdade, o nosso dinheiro que foi para fora: pra Suíça.

Ah, no final do show, ele mandou um alô pra galera da 13, da Vida Bandida.

> André Aquino é jornalista

______________________________________________________
Nota da Redação

O show do Lobão foi realizado no segundo dia do Viradão Rio Sul, que termina neste sábado, 22. Apresentações fotográficas, de artes plásticas, música clássica, cinema, teatro, dança, shows regionais e de artistas nacionais. O evento é promovido pela TV Rio Sul, em comemoração aos 24 anos da emissora (1º de dezembro).

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • villians

    concordo plenamente com o seu texto. muito bom. abraço.