Publicidade

RH

A Lista de Brett

Uma mensagem linda e que, só por isso, vale a leitura

Lori Nelson Spielman cria enredo emocionante e original, apesar dos clichês; autora peca omitindo muitos detalhes que poderiam aprofundar relação do leitor com os personagens

Crítica  –  04/12/2015 21:25

Publicada em: 21/11/2015 (17:24:04)
Atualizada em: 04/12/2015 (21:25:36)

1

(Fotos: Divulgação)

Nota geral: História dá impressão de estar sendo corrida; mesmo assim, o livro é recomendado

A Lista de Brett foi um livro que eu não escolhi ler, mas que veio às minhas mãos, fato que me deixou bem grata, porque eu o agarrei com unhas e dentes depois da enxurrada de livros pouco inspiradores pela qual passei, e ele, apesar de ter muitas críticas a fazer, foi um livro que me ensinou boas lições, além de me reanimar com a leitura - logo explico o motivo.

Brett é uma mulher de 34 anos, pouco exigente com a vida e consigo mesma. Ela namora Andrew há cinco anos - e mora com o mesmo - mas esse relacionamento já deixou de ser um relacionamento há tempos. Além disso, ela trabalha na empresa da mãe, fazendo um trabalho que não gosta de verdade. Como se não bastasse, sua mãe morre depois de alguns poucos meses lutando contra o câncer e deixa sua herança para os filhos, exceto ela, que deverá cumprir uma antiga lista de sonhos que fez quando ainda era adolescente, no prazo de um ano, para poder, enfim, recebê-la.

Desde que li a sinopse, achei a ideia do enredo genial. Afinal de contas, quantas pessoas se perdem dos seus sonhos depois de anos presas num comodismo que não as leva para frente? Quantos de nós não nos perdemos de nós? Dos nossos sonhos, da nossa essência, porque está mais fácil deixar tudo como está? Porque buscar o que realmente queremos dá trabalho?

3É exatamente isso o que ocorre com Brett, e apesar de relutar contra o último pedido da mãe, ela percebe que mães recebem esse nome porque sabem exatamente do que os filhos precisam e quando precisam. E mesmo que a mãe dela tenha morrido, nem assim deixou de cuidá-la. Foi exatamente esse cuidado que me encantou na história.

Eu me emocionei lendo alguns trechos do livro, principalmente os trechos das cartas que a mãe de Brett deixou para a filha, talvez porque me imaginei na sua mesma situação, sofrendo pela perda de alguém tão insubstituível como minha mãe seria pra mim... No entanto, devo dizer que por trás desse enredo emocionante e original (apesar dos clichês, que fazem parte dos romances), encontrei alguns detalhes que me fizeram duvidar da Lori Nelson Spielman, como o fato de a história dar impressão de estar sendo corrida, com a omissão de muitos detalhes que poderiam aprofundar nossa relação com os personagens e o próprio enredo.

Além disso, não me agradou a previsibilidade que alguns capítulos sugerem em relação a outros (eu mesma deduzi e acertei o que ia acontecer mais de quatro vezes) e o total estado de consternação em que fiquei quando descobri quem seria seu mocinho salvador - descoberta esta que, apesar dos trechos previsíveis, me surpreendeu, mas não positivamente.

Agora, se há um segundo culpado no aval que não inseriu “A Lista de Brett” nos meus favoritos, podemos falar da Editora Verus, que deixa muitos trechos sem travessão e ponto final, além de várias palavras sem acento, o que me fez pensar sobre possíveis problemas com a revisão.

Não sei se tem algo a ver com problemas na hora da impressão ou se os editores deixaram escapar alguns detalhes mesmo, então é bem provável que eu dê uma segunda chance aos livros dessa editora (confiando na primeira hipótese). Alguns críticos apontaram a escrita e as histórias da Lori como ideais para fãs de JoJo Moyes (que já li e não gostei muito) e Cecelia Ahern (que ainda não conheço). A julgar pela possível semelhança com a escrita da JoJo, minha necessidade de detalhes que me ajudem a criar um laço mais profundo com os personagens, e que não encontrei como gostaria, somados à falta que senti de uma das cartas do livro pela qual mais esperei, talvez tenhamos encontrado o motivo para o livro ser uma graça e ainda assim não ter entrado para a lista de meus favoritos. No entanto, a leitura vale a pena porque a Lori transmite uma mensagem linda com a história. Está recomendado! 

_______________________________________________________
Frente & Verso

2

Editora Verus deixa muitos trechos sem travessão e ponto final, além de várias palavras sem acento, o que faz pensar sobre possíveis problemas com a revisão; alguns críticos apontaram a escrita e as histórias da Lori como ideais para fãs de JoJo Moyes e Cecelia Ahern

 

. Título: A lista de Brett
. Autora: Lori Nelson Spielman
. Número de páginas: 364
. Editora: Verus

Por Gabriela Castro  –  belikovgabi@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×