Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Gastronomia

Chef Júlio Ramos ensina a cozinhar de forma prática e objetiva

Foco é na comida leve, saborosa e saudável, tanto para quem já cozinha como para quem nunca cozinhou

Culinária  –  13/10/2014 15:48

1

(Fotos: Divulgação)

Iana Adour, Karla Vieira e Nicolle Vieira (proprietária da loja Naturalle),
alunas turma Volta Redonda, no espaço Gourmet de Júlio Ramos 

Cozinhar de forma prática e objetiva e com foco em uma comida leve, saborosa e saudável. A gastronomia é a paixão do chef Júlio Cesar Ferreira Ramos. Uma boa oportunidade para conferir é o Jantar Italiano, que será realizado em 25 de outubro, às 21h, no Restaurante Mutirão, em Volta Redonda. Ou então o curso Cozinhando com o Chef, que apresenta a cozinha sem grandes embaraços, desde março de 2014. Para participar, basta ter interesse em aprender.

- É um curso personalizado de no máximo cinco alunos por turma, para um melhor aprendizado. Realizado em módulos, com diversas receitas. Cada módulo é proferido em duas aulas, com duração média de três horas cada. É possível também formar turma com um determinado grupo de pessoas, como amigos, funcionários etc. - diz.

A paixão de Julio Cesar pela gastronomia começou desde pequeno, em casa, sempre acompanhando a mãe na cozinha e incrementando os pratos para ficarem ainda mais gostosos e com apresentação mais caprichada. Os anos passaram e nunca se afastou da cozinha, sempre que tinha oportunidade lá estava ele. Mais tarde, foi estudar e se qualificar. Fez Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e vários cursos.

- Hoje apresento para meus alunos uma cozinha prática e fácil, tanto para quem já cozinha como para quem nunca cozinhou, ministrando curso com uma nova tendência, que é alimentação saudável, sem culpas - enfatiza.

Confira a entrevista com Júlio Ramos 

2

"A profissão de chef de cozinha em nossa região vem
ganhado admiradores, porém, ainda é muito pouco valorizada"

Qual o perfil das pessoas que fazem o curso? O que elas buscam no curso?

São pessoas que, na sua maioria, buscam apreender a cozinhar de forma prática e objetiva e com foco em uma comida leve, saborosa e saudável, em que o ato de comer proporcione saúde e qualidade de vida. 

A gastronomia deixou de ser coisa apenas de dona de casa. A que você atribui essa mudança gradual?

Com as informações, a pleno vapor, veio a percepção de que a gastronomia vai além do ato de se preparar alimentos para fornecer nutrientes ao organismo. As pessoas perceberam que, além da necessidade orgânica e de prazer restrito, poderiam impor desafios em busca da degustação de novos sabores, com o experimento e emprego de novos e velhos ingredientes, que se harmonizam e aguçam o paladar, tornando o ato de cozinhar mais alquímico e prazeroso. A partir dessa visão, a gastronomia passou a atrair mais adeptos, que fazem desse ato uma atividade prazerosa. 

Ainda existe preconceito com o homem que trabalha nessa área - se é que existiu algum dia?

Isso já foi superado. Hoje, por exemplo, os maridos dividem, com tranquilidade, essa tarefa com suas esposas. 

Aqui na região a profissão de chef tem espaço como nas capitais? Ou isso precisa ser melhorado? De que forma?

A profissão de chef de cozinha em nossa região vem ganhado admiradores, porém, ainda é muito pouco valorizada, e para piorar é, às vezes, confundida com outros profissionais de cozinha, que, em determinados casos, passam por chef de cozinha, sem que tenham lastro para tal. Acredito que, se houvesse, a exemplo do que acontece nas capitais, conscientização dos empresários de que deveria ter maior compromisso com a qualidade dos cardápios oferecidos em seus restaurantes, e, com isso, buscasse profissionais qualificados para pôr em prática esse processo, esse cenário mudaria, em curto prazo, para melhor. 

Gastronomia é coisa para quem tem alto poder aquisitivo ou qualquer classe social pode desfrutar em casa de pratos saudáveis e com um toque especial?

Hoje o que eu faço é mostrar que a cozinha da alta gastronomia e acessível a todos. O segredo não é o valor do produto utilizado, mas, sim, sua qualidade e a possibilidade de proporcionar sabor, através da forma como se prepara e harmoniza os ingredientes e se monta o prato. Por outro lado, é óbvio que quando se busca também a sofisticação tal critério pode elevar o custo do cardápio, tendo em vista a origem e a sazonalidade de determinados ingredientes, por exemplo. 

Os programas de TV ajudaram a popularizar a gastronomia. Isso foi um ponto positivo? Ou você vê algum ponto negativo nisso?

Sim, os programas de gastronomia popularizaram o assunto e, com isso, ampliou seu campo de aplicação. Entretanto, verifica-se que alguns programas têm mais compromisso com a propaganda de um determinado produto do que com a própria gastronomia. Ocorrem casos em que o uso do produto propagado no programa é utilizado como componente do prato preparado compromete o resultado ou encarece o prato. 

É possível citar dez passos básicos para cozinhar bem?

Sim, são eles:

1 - Gostar do que faz;
2 - Observar procedência e qualidade dos alimentos;
3 - Observar a higiene;
4 - Usar da criatividade;
5 - Ter paciência;
6 - Interpretar corretamente a receita;
7 - Separar e tratar corretamente os Ingredientes;
8 - Organizar os utensílios a serem utilizados;
9 - Observar as condições e características do forno e do fogão;
10 - Manter-se sempre atualizado e preparado, participando de cursos, palestras e workshops. 

É verdade que os "melhores" chefs são homens? A que você atribui isso?

Não vejo isso como verdade absoluta. Tanto homens como mulheres podem se tornar grandes chefs, depende do talento e da dedicação de cada um. O que talvez possa pesar nessa estatística é o fato de que homens julguem mais desafiante essa profissão do que as mulheres, e, com isso, mais homens se preparam para exercê-la.

Projetos. O que vem por aí?

Projeto: Mostrar a cada aluno que frequenta meu curso que é possível manter uma alimentação saudável, com custo baixo e sabor. Conscientizar cada aluno da necessidade de propagar os ensinamentos, para desenvolver em Volta Redonda o conceito de que é necessária uma alimentação saudável para que se tenha uma vida com qualidade.
O que vem por aí: Jantar Italiano, no Restaurante Mutirão; curso de pão, bolo e doces funcionais sem glúten; curso de pratos para o verão; curso de ceias natalinas; curso para ceia do Ano Novo. 

_____________________________________________________
Tartelettes de frutas frescas

3

Ingredientes

Massa 

. 2 1/2 xícaras de chá de amêndoas (230g);
. 1/3 de xícara de chá de agave (ou mel) (1 colher sopa); 

Recheio creme de confeiteiro

. 200ml creme de leite fresco;
. 2 colheres de açúcar demerara;
. 6 gemas de ovos;
.1 e ½ colher de sopa de amido de milho;
. 1 fava de baunilha.

Cobertura

. Frutas vermelhas frescas a escolher.

Modo de preparo do creme

- Colocar o creme de leite e a fava de baunilha no fogo, desligando antes de começar a ferver e reservar.
- Bater as gemas com o açúcar, deixando dobrar o volume e, depois, acrescentar o amido de milho e levar ao fogo baixo. Mexer e não deixar empelotar, reservando na geladeira por duas horas.
- Após, colocar o creme nas tortinhas(*) e, por cima, as frutas vermelhas frescas.

(*) Massa preparada conforme orientação do instrutor.
Pode rechear as tortinhas com o que desejar, desde frutas, cremes de confeiteiro, chocolate etc. Use a imaginação.
Rendimento: seis tortinhas. 

______________________________________________________
Serviço

> Chef Júlio Ramos - Jantar Italiano, no Restaurante Mutirão, dia 25 de outubro, às 21h. Convite à venda: Frilat do Sider Shopping, Marjack, Naturalle, Massa Mano e no Restaurante Mutirão. Contatos diretamente com o chef pelo telefone (24) 9-9272-5970. Ou no Facebook.

Edição impressa

4

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • josé Gomes da Silva

    Adorei a reportagem. Acho fundamental a forma de cozinhar com praticidade . ? muito interessante fazer cursos com esses fundamentos.