Publicidade

RH

Todo Mundo Aprova

Aprenda a fazer um delicioso quiche de alho poró

Receita simples, mas daquelas que dão a impressão de que é algo muito sofisticado

Culinária  –  01/06/2015 10:05

Publicada em: 27/05/2015 (20:13:21)
Atualizada em: 01/06/2015 (10:05:04) 

Nunca fui muito fã de química e física na escola, mas convivo com elas em perfeita harmonia na cozinha constantemente. Na culinária, tudo é fruto de reações, mas as principais químicas que precisam acontecer no fogão de sua casa é entre você e sua comida e, principalmente, entre você e a pessoa que irá saborear a sua refeição. Cozinhar é distribuir carinho através de sabores. Esta é a principal razão de eu apreciar tanto esta arte.

Quando recebi o convite para escrever esta coluna fiquei animada com a possibilidade de poder unir em um trabalho só duas de minhas muitas paixões: o jornalismo e a culinária. E a ideia aqui será trocar ideias sobre comidas, opções de lugares para fazer uma boa refeição, tendências na cozinha e, claro, receitas!

Para alimentar esta primeira coluna do site, dei à minha mãe a tarefa de escolher entre os pratos que faço aquele que ela mais gosta. Justamente ela que me serviu de inspiração para tudo que sei fazer na cozinha hoje. A escolha dela foi quiche de alho poró. Esta receita é unanimidade, todo mundo aprova! É simples, mas daquelas que dão a impressão de que é algo muito sofisticado de ser feito. A receita não é minha, é fruto de pesquisas na internet. Aproveitem! 

1

(Foto: Karla Fonseca)

# Quiche de alho poró 

Ingredientes 
> 1 e ¼ de xícara de farinha de trigo
> 1/3 de xícara de manteiga gelada em cubos
> 1 ovo
> 1 colher de sopa de água
> ½ colher de chá de sal 

Recheio 
> 1 talo de alho poró
> 300g de creme de leite (fresco ou de lata)
> 3 ovos
> Sal e pimenta a gosto
> Queijo parmesão ralado a gosto 

Modo de preparo
Misture a água, o sal e o ovo em um pote. Com a farinha em uma vasilha, abra um buraco no meio com a ponta dos dedos, acrescente a manteiga e misture um pouco. Em seguida, acrescente a mistura de ovo e mexa bem até que a massa fique homogênea. Faça uma bola com a massa, envolva com plástico filme e coloque na geladeira por 20 minutos.

Enquanto a massa resfria, faça o recheio: Lave bem o alho poró, corte a extremidade final onde ficam as raízes e corte-o ao meio. Em seguida, corte em fatias bem finas. Coloque manteiga em uma frigideira e dê uma leve refogada no alho poró. Deixe em fogo baixo e mexa sempre, com cuidado para não dourar, assim que estiver pronto, desligue o fogo e deixe esfriar.

Volte para a massa: Abra a massa na assadeira - se a sua assadeira não for antiaderente, unte com um pouco de manteiga e farinha. E volte com a assadeira na geladeira enquanto terminar de preparar o recheio.

Coloque os ovos em uma vasilha e bata um pouco, acrescente o creme de leite, o queijo, o alho poró, sal e a pimenta e mexa bem. Coloque o recheio na massa, polvilhe queijo ralado por cima e leve para assar em um forno já pré-aquecido em fogo médio por aproximadamente 30 minutos, ou até que esteja bem douradinha.

Agora é só saborear.

Por Karla Fonseca  –  karlafonseca@r7.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×