Publicidade

RH

Eleições 2012: Jair Nogueira pergunta sobre a coleta de lixo e Zoinho diz que, se eleito, vai rever o atual contrato

Participantes: Jair Nogueira, Zoinho

Ver mais debates  –  12/09/2012 00:00

Dr. Jair Nogueira é filho de Volta Redonda. Médico, casado com Maria Lúcia e pai de duas filhas. Construiu sua vida nesta cidade. Em quase 40 anos de profissão sempre esteve atento às carências e injustiças sociais e entrou na vida política, movido pela vontade de mudar esta realidade. Foi eleito vereador, pela primeira vez, nas eleições de 2008 e em 2012 foi eleito Presidente da CMVR. Desde quando ingressou na política é filiado ao Partido Verde. Durante esse período no legislativo, teve algumas leis aprovadas e sancionadas, dentre elas destaca-se a lei municipal que amplia para 144 meses o número do parcelamento de dívidas junto à PMVR. E o projeto de lei Contra o Nepotismo em pauta na CMVR.

> Jair Nogueira Filho - PV
> Nome para urna: Dr. Jair Nogueira
> Vice: João Alberto Whehaibe
> Coligação: Um novo tempo vai começar
> Ocupação: Médico e presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda
> Escolaridade: Nível Superior

Jorge de Oliveira, o Zoinho, é natural de Volta Redonda. Mora no Bairro Siderlândia e é casado há 42 anos, com Maria das Graças. Em dezembro completa 60 anos. Metalúrgico aposentado, foi três vezes vereador e, atualmente, é deputado federal pelo PR. Em 2008 concorreu a prefeito pela primeira vez, ficando em segundo lugar, muito próximo do segundo turno. Em 2010, foi o mais votado e o único deputado federal eleito por Volta Redonda, coroando uma trajetória ascendente na política. No atual pleito, sua coligação é a que reúne o maior número de partidos políticos. Zoinho reuniu em sua equipe especialistas em diversas áreas e representantes de vários segmentos da sociedade e está preparado para ser prefeito.

> Jorge de Oliveira - PR
> Nome para urna: Zoinho
> Vice: Rogério Loureiro - PRP
> Coligação: Volta Redonda pode mais
> Ocupação: Deputado
> Escolaridade: Ensino médio incompleto

Perguntas

Pergunta – JAIR NOGUEIRA: Volta Redonda possui 120 mil carros e esse número aumenta a cada ano. O senhor acha possível resolver o problema de mobilidade urbana sem repensar o transporte coletivo?

Resposta – ZOINHO: Claro que não! Hoje não existe um sistema de transporte coletivo. O que existe é um complexo emaranhado de linhas vindas dos bairros que, ao chegarem todas ao centro urbano, causam o maior transtorno. O sistema contemplará eixos expressos de prioridade para o Ônibus, onde circularão veículos bi e até tri, articulados com capacidade de transportar até 150 passageiros de cada vez. Os ônibus de bairros virão até esses eixos expressos e o cidadão pagará apenas uma passagem, fazendo o Bilhete Integrado. Esse é o mais rápido caminho para consolidar projeto da passagem a 1 real!

Pergunta – JAIR NOGUEIRA: Nós sabemos que as doenças do coração são as que mais matam. O que o candidato pretende fazer para solucionar esse grave problema em Volta Redonda?

Resposta – ZOINHO: Toda política de saúde deve garantir grande abrangência de atenção básica e caminhar para a média e alta complexidades. Não podemos descuidar em promover atendimento nas unidades básicas com cobertura total e com a garantia de médicos e equipe de profissionais de saúde. Devemos estender a garantia de atendimento às unidades intermediárias e de pronto atendimento. E por fim, reavaliar as práticas hoje utilizadas em nossos hospitais, pois só a articulação das unidades de saúde pode consolidar o atendimento às demandas do cidadão integral. Vamos atuar firmemente para que o Hospital Regional atenda bem às demandas de Volta Redonda, principalmente nas cirurgias cardíacas.

Pergunta РJAIR NOGUEIRA: Como o candidato pretende regularizar a situa̤̣o da coleta de lixo em Volta Redonda?

Resposta – ZOINHO: Hoje o atual governo encontrou solução fácil levando os resíduos (lixo) para Barra Mansa. Só que isso significa um elevado custo de processamento e transporte, sem compromisso com sustentabilidade. Também abandonou a reciclagem e, o Autoclave adquirido mal começou a funcionar, não apresentando bons resultados ainda. A melhor destinação como um todo será em local próprio e adequado, de preferência dentro do próprio Município, concentrados num moderno CTR já descrito na outra pergunta. Vamos rever o atual contrato e avaliar até onde ele está valendo a pena.

Pergunta – JAIR NOGUEIRA: Volta Redonda é o maior produtor de resíduos sólidos urbanos da região. De que forma o candidato dará destinação aos resíduos orgânicos e inorgânicos?

Resposta – ZOINHO: Nosso projeto é implantar um grande Centro de Tratamento de Resíduos, a exemplo dos melhores existentes no País, separando lixo orgânico, lixo reciclável, entulhos de obras e resíduo hospitalar, relocando o Autoclave num espaço mais adequado. Cada um com uma destinação adequada e sustentável, atendendo as exigências já apresentadas pelo Ministério Público local, principalmente com tratamento adequado do chorume. Temos em vista uma área de cerca de meio milhão de metros quadrados, em um ponto de divisa com município vizinho que será parceiro do Projeto. Trata-se de área totalmente afastada das áreas urbanas e com percurso de transporte menor ainda que o do antigo lixão que poluía a Cicuta.

Pergunta – JAIR NOGUEIRA: A cada ano a rede municipal de educação perde qualidade no ENEM e no IDEB, e não atinge as metas propostas pelo MEC. Quais são suas propostas para melhorar a qualidade da Educação em nosso município?

Resposta – ZOINHO: A qualidade do ensino cai na cidade em função da falta de recursos físicos e desrespeito com os profissionais. Educação se faz com pessoas qualificadas, capacitadas e respeitadas pela sociedade. Sem a reestruturação completa do ensino não alcançaremos bons resultados e não formaremos pessoas capacitadas ao enfrentamento de um mercado de trabalho cada vez mais complexo e exigente. Nosso Governo vai priorizar a educação inclusiva. Vamos implantar gradativamente o horário integral com dedicação dos professores em um programa de avaliação constante dos alunos. Queremos com isso conquistar o índice mais alto possível dos programas do MEC.

Comentários

×

×

×