Publicidade

RH

Competitividade de Micro e Pequenas Empresas

Empresários recebem certificado de projeto Gestão Sustentável

Ação contribuiu para uma gestão estratégica mais competitiva das micro e pequenas do APL Metalmecânico

Economia  –  20/04/2017 19:32

6159

(Foto: Divulgação)

Cerimônia foi realizada na sede da CNI, em Brasília

 

Empresários do setor metalmecânico do Sul Fluminense participaram terça-feira, 18, do evento de encerramento do projeto Gestão Sustentável para Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), na sede da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), em Brasília. A cerimônia também contou com a participação de empresários do Setor Confecção, de Nova Friburgo. No evento, eles receberam certificado e conheceram os resultados finais do trabalho. 

Desenvolvido pelo Sesi em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), do projeto Gestão Sustentável foi realizado junto a 19 empresas do APL (Arranjo Produtivo Local) Metalmecânico do Médio Paraíba Fluminense - formada pelo Metalsul, Firjan, Sebrae e governo do Estado do Rio -, com o objetivo de dar um passo adiante a partir de uma gestão estratégica. 

Para a empresária da Metalúrgica Barra Mansa, Débora de Carvalho, o projeto Gestão Sustentável contribuiu com a melhoria da gestão e acesso ao mercado. 

- Essa é mais uma ação da Firjan de fortalecer a competitividade empresarial da região, além de promover a reflexão e a maturidade das práticas de gestão no cenário atual com abordagem setorial - ressalta.

_______________________________________________________

O Projeto Gestão Sustentável para a Competitividade foi iniciado em 2011, é realizado em seis estados brasileiros e no Distrito Federal, com o objetivo de ampliar a capacidade competitiva de micro e pequenas empresas ligadas aos APLs (Arranjos Produtivos Locais), por meio da difusão de uma cultura empresarial comprometida com o desenvolvimento sustentável.

_______________________________________________________

A partir de um diagnóstico, o Sistema Firjan elaborou junto aos empresários um plano de ação que contribuiu para a melhoria da gestão das empresas da região. A análise setorial apontou que o grau de competitividade das empresas do setor metalmecânico do Sul Fluminense (30,9%) é maior do que a média geral das empresas dos diversos setores analisados pelo projeto no Brasil (26,5%). 

Trabalhado tanto no ambiente interno quanto externo, O Modelo Sesi de Sustentabilidade identificou quatro indicadores prioritários como base para o plano de ação junto às empresas do APL Metalmecânico: a legalização da empresa junto a órgãos públicos; mapeamento de principais públicos de relacionamento e diálogo transparente com os mesmos; programas de parcerias estratégicas com empresas ou outras organizações, além da capacitação e treinamento dos empresários e executivos. 

- Algumas demandas surgiram a partir dessas práticas e, paralelo a isso, foi feito um mapeamento, em parceira com o Sebrae, tanto de demandas das grandes empresas da região, quanto da oferta, por meio de diagnósticos em MPEs para a identificação da estrutura comercial e do que elas podem ofertar - explica o analista de responsabilidade social do Sistema Firjan, Alarcon Silva. 

Das grandes empresas demandantes, 56% são indústrias e 44% de serviços, com mais de 200 colaboradores e faturamento acima de R$ 20 milhões anual. Ao menos 78% dos pedidos de compra concentram-se na matriz ou unidade local, sendo 89% de contrato pontual. E das MPEs ofertantes, 46% ficam em Barra Mansa, 33% em Volta Redonda e 13% em Resende.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×