Publicidade

RH

Desenvolvimento Sustentável

Sebrae reúne prefeitos da Costa Verde para debater políticas públicas

Foco da reunião foi política favorável aos pequenos negócios

Economia  –  04/05/2017 19:41

6203

(Foto: Divulgação)

Encontro na sede do Sebrae em Angra dos Reis

 

O diretor superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez; a presidente do Conselho Deliberativo, Carla Pinheiro; e o coordenador regional da instituição na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto, se reuniram com os prefeitos Fernando Jordão (Angra dos Reis) e Carlos José Gama Miranda (Paraty), e com o vice-prefeito de Mangaratiba, Reinaldo Brandão, nesta quinta-feira, 4, na sede do Sebrae em Angra. 

O objetivo do encontro foi apresentar os projetos e linhas de ação do Sebrae/RJ e debater formas de atuação conjunta com as prefeituras para promover o desenvolvimento sustentável dos municípios, implementando ações voltadas à desburocratização e ao estímulo às compras governamentais voltadas para as micro e pequenas empresas. 

Na abertura, José Leôncio deu boas-vindas aos gestores e falou que o Sebrae/RJ está de portas abertas para apoiá-los no desenvolvimento do turismo, atividade de grande potencial na região, e principalmente a melhorar o ambiente de negócios nos municípios, disponibilizando todas as ferramentas de gestão necessárias. 

César Vasquez falou sobre a importância de cada prefeitura priorizar uma agenda de desenvolvimento econômico focada nos pequenos negócios. 

- Esse planejamento pertence aos municípios. Mas o Sebrae poderá ajudar muito mais se essa agenda estiver estruturada para fortalecer as micro e pequenas empresas. Precisamos considerar as vocações locais, a desoneração e a facilitação das compras locais. Temos uma gama de ações a serem trabalhadas - afirmou Vasquez. 

Empreendedorismo alavanca economia 

Vinícius Faráh, ex-prefeito de Três Rios, foi o principal palestrante do encontro e dividiu sua experiência sobre gestão empreendedora. Farah contou que por meio de uma forte parceria com o Sebrae transformou a cidade de Três Rios, uma pequena cidade de interior, em um modelo nacional de desenvolvimento econômico. Valorizar e executar a lei geral, fazer rodadas de negócios para aproximar pequenas e grandes empresas e desburocratizar os processos de abertura e legalização foram algumas das ações implementadas. 

- Assumi a prefeitura com orçamento próprio de 74 milhões e saí com 361 milhões, e a marca de 2.462 empresas e mais de quatro mil microempreendedores. Cerca de 93% das compras públicas eram de empresas locais. Consegui isso implementando políticas voltadas ao fortalecimento das pequenas empresas e o Sebrae tem todos os instrumentos para ajudar os prefeitos nessa tarefa - disse Faráh. 

Fortalecer a economia da região é a meta 

O encontro terminou com um consenso de que o crescimento de cada município colabora com o fortalecimento da região como um todo. O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, afirmou que os municípios precisam estar em sintonia e cooperação constante. 

- Debatemos aqui temas muito importantes, e acredito que fortalecer a economia local é o caminho. Não podemos esperar o governo federal ou o Estado, a solução está nas nossas mãos. Vamos usar mais a estrutura e os instrumentos que o Sebrae nos oferece - disse. 

José Carlos, prefeito de Paraty, concorda. 

- Este é o momento de sermos criativos. Paraty tem a economia focada no turismo, e eu acredito que é preciso diversificar mais para não sermos dependentes de um único segmento. O Sebrae sempre foi um grande parceiro, precisamos aproveitar essa oportunidade - enfatizou. 

Reinaldo Brandão, vice-prefeito de Mangaratiba, também aprova a iniciativa. 

- Ainda existe muita burocracia e isso dificulta o desenvolvimento dos municípios. Estamos em um momento difícil, com poucos recursos, mas precisamos fazer a economia progredir. O que o Sebrae puder fazer para nos ajudar será ótimo.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×