Publicidade

RH

Cervejas Especiais

Projeto do Sebrae/RJ leva cervejarias para o Mondial de la Bière

Cervejarias Elek - Ograner Bier e Parati participam de evento no Rio de Janeiro

Economia  –  10/10/2017 11:36

6749

(Foto Ilustrativa)

Itatiaia e Paraty são as representantes da região

 

O Sebrae/RJ estará presente em mais uma edição do Mondial de la Bière, de 11 a 15 de outubro, no Píer Mauá (Armazéns 2, 3 e 4). O estande abrigará 18 pequenas cervejarias do Estado do Rio de Janeiro, apoiadas pelo Sebrae/RJ, por meio do projeto de cervejas especiais. As Cervejarias Elek - Ograner Bier, de Itatiaia, e Parati são representantes do Médio Paraíba e da Costa Verde no evento.

As demais são: Dual, Paqueta, Fred Bier, Ferdinander, Radicale, De Janeiro, Sundog, Surreal, Thiele & Draxler, Lotus, Rais, 04 Graus, Arariboia, Rota 104, Real e Brew Point. A Região do Médio Paraíba reúne 12 fábricas de cervejas que fazem parte do projeto do Sebrae e mais cinco estão em fase de construção, com previsão de serem inauguradas ainda este ano. Já na região Costa Verde duas cervejarias fazem parte do projeto do Sebrae.

Atualmente, no estado, existem 52 plantas de produção instaladas e legalizadas no MAPA, sendo a Região Serrana a localidade que reúne o maior número unidades. Em 2014, quando o Sebrae/RJ iniciou o apoio ao setor, havia apenas 13 plantas. A analista do Sebrae/RJ, Lídia Espíndola, informa ainda que existe um número de empresários que produzem sua cerveja em plantas de terceiros, os chamados “ciganos”. Nesta categoria, os municípios do Rio de Janeiro e de Niterói são os que reúnem o maior número de empreendedores. 

- Hoje, temos cerca de 80 rótulos de produção cigana. Além deles, o Sebrae/RJ vem atendendo e orientando cerca de 60 potenciais empresários que estão estruturando seu negócio para iniciar a produção - ressalta. 

Lídia Espíndola destaca ainda que o Sebrae/RJ apoia a legalização das cervejarias, inclusive elaborou uma Cartilha de Legalização das Cervejarias. 

- Orientamos os municípios que têm interesse em leis de incentivo à produção de cerveja. Nova Friburgo foi o primeiro município a pedir nosso apoio. As cidades de Niterói e Petrópolis também têm legislação para o setor. Com objetivo de tornar o Estado do Rio de Janeiro referência na produção de Cervejas Especiais, a instituição oferece também cursos de Tecnologia de Produção Cervejeira, consultorias sobre tributação e a inclusão de bebidas no Simples Nacional, entre outras ações.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×