Publicidade

RH

Novas Estratégias de Competitividade para o Turismo do Rio

Pesquisa vai mostrar o perfil do turista da Costa Verde

Trabalho realizado pelo Sebrae/RJ ajudará as empresas a conhecer as necessidades e desejos dos turistas da região

Economia  –  12/01/2018 20:50

6999

(Foto: Divulgação)

Ação vai mapear dados dos visitantes de Angra,

Paraty, Ilha Grande e Barra da Tijuca, durante a

alta temporada 2017/2018

 

O Sebrae/RJ está realizando uma pesquisa inédita para conhecer o perfil do turista da Costa Verde e da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A ação faz parte do projeto Novas Estratégias de Competitividade para o Turismo do Rio de Janeiro e vai mapear dados dos visitantes de Angra dos Reis, Paraty, Ilha Grande e Barra da Tijuca, durante a alta temporada 2017/2018. Segundo o coordenador do Sebrae na Costa Verde, José Leôncio, esse trabalho vai identificar não só quem é o turista da região, mas também os motivos da viagem e da escolha do destino, além de traçar seu perfil digital. A pesquisa levantará a maneira como o turista consulta, compra e faz a contratação dos serviços, através da internet, utilizando os principais canais digitais para planejamento da sua viagem. 

- A pesquisa fornecerá subsídios para as empresas que atuam na região, pois passarão a conhecer melhor as necessidades e desejos dos turistas que frequentam a Costa Verde, além de entender como poderão melhorar a atratividade do seu negócio - explicou. 

Até 25 de janeiro, 1.250 turistas serão entrevistados na Vila do Abraão (Ilha Grande), no cais turístico de Angra e nos centros históricos de Angra e Paraty. Na Barra, as entrevistas serão realizadas na praia e no shopping Village Mall. O Sebrae já promove na Costa Verde e na Barra um projeto com os empresários de turismo para estimular a competitividade. A pesquisa fornecerá novos subsídios para que os mesmos possam avaliar o portfólio de serviços atual, a necessidade de maior customização dos seus produtos e serviços e também a criação de novas estratégias de divulgação utilizando meios digitais mais eficientes e que garantam o atendimento dos seus clientes em tempo real. 

Em paralelo às entrevistas, será realizado um levantamento da infraestrutura dos meios de hospedagens dos dois municípios e análise da taxa de ocupação, para aplicar fórmula de impacto financeiro da atividade, em parceria com o Convention and Visitors Bureau Local. Na opinião de Ulisses Covas, presidente do Convention Bureau de Angra dos Reis, esse trabalho ajudará os empresários locais em sua estratégia de atuação.

- Vamos passar a ter dados sobre o turismo na região. Isso facilitará a tomada de decisões e certamente terá impacto na estratégia de negócios e comercial das empresas - disse.

Segundo a coordenadora de Turismo do Sebrae/RJ, Margareth de Sousa Carvalho, o programa Novas Estratégias de Competitividade para o Turismo visa qualificar as empresas para terem maior competitividade utilizando os novos canais digitais para melhor posicionamento das empresas no mercado, maior rapidez no atendimento e relacionamento com os clientes. Os resultados da pesquisa serão apresentados ao mercado ainda no primeiro semestre.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×