Publicidade

RH

Prática Docente Supervisionada

Mestrado do UniFOA promove oficinas em Pinheiral

Cerca de 80 jovens de ensino médio participaram e aprenderam mais sobre assuntos relativos à saúde e ao ambiente

Educação  –  04/04/2017 19:01

6095

(Foto: Divulgação)

Todos os anos, uma turma desenvolve

oficinas em escolas estaduais da região

 

Alunos do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma) do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) conversaram com alunos do Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite, em Pinheiral, no dia 31 de março. Cerca de 80 jovens de ensino médio participaram de oficinas pedagógicas e aprenderam mais sobre assuntos relativos à saúde e ao ambiente. 

Foram seis temas abordados, entre eles, “Educomunicação na tela”, no qual os meninos e meninas fizeram um telejornal a partir da pauta: “Drogas na adolescência”. 

- Auxiliamos na questão do texto, produção e edição das imagens. A ideia foi estimular o censo crítico para que eles não sejam atingidos por esse tipo de realidade - destacou a mestranda Rebeca Baltazar. 

A atividade faz parte de uma disciplina chamada “Prática Docente Supervisionada” e já se tornou tradicional no Mecsma. Todos os anos, uma turma desenvolve oficinas em escolas estaduais da região. 

Outro trabalho que chamou atenção foi o “Drone como ferramenta para identificação do foco do Aedes”. 

- O drone é uma ferramenta tecnológica de baixo custo que nos permite fazer uma varredura na identificação dos focos do mosquito Aedes Aegypti. Trouxemos algumas imagens de territórios onde conseguimos levantar caixas d’água destampadas, piscinas e acúmulo de pneus, por exemplo - contou a mestranda Milene Paula de Souza, que completou: 

- A partir dos registros é possível traçar os principais locais que podem ser foco de proliferação. A intenção é quebrar o ciclo de desenvolvimento do mosquito. 

A aproximação do ensino superior e médio é bastante valorizada no Colégio Estadual Célio Barbosa Anchite. 

- Foi muito proveitoso esse contato. Tudo o que foi passado contribuiu para o ensino de qualidade que nos propusemos a oferecer. Os temas das oficinas foram bastante atuais e envolventes - destacou a diretora adjunta, Kely dos Santos Ferreira.

_______________________________________________________

Engenheiros recebem prêmio do Crea-RJ 

Os cursos de engenharia civil, ambiental e elétrica do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) estão em festa. Seis ex-alunos serão contemplados, nesta sexta-feira, 6, pelo V Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos. O evento, que será realizado no Rio Othon Palace, visa valorizar e estimular a produção acadêmica, além de ampliar o acervo científico das áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia, Meteorologia e áreas afins. 

Cerca de 140 estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação do Rio de Janeiro se inscreveram e enviaram projetos nas temáticas de empreendedorismo e inovação. Do UniFOA saíram temas diversificados, como Acessibilidade e Inclusão Social e Edificações de Saúde. 

Os egressos contemplados são Lara Telles e Taylana de Souza, do curso de engenharia civil; Nayra Gomes e Sarah de Moraes de engenharia ambiental; Augusto de Souza e Maxmiller Laviola, de engenharia elétrica. 

O Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos existe desde 2011 e tornou-se, com o passar dos anos, um importante elo no relacionamento do Crea-RJ com as instituições de ensino da área tecnológica. De 2011 a 2016 foram 438 trabalhos inscritos de 710 autores estudantes de 97 instituições de ensino.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×