Publicidade

RH

Centro Universitário de Volta Redonda

UniFOA utiliza Metodologias Ativas na formação de professores

Aluno do programa de mestrado em ensino em ciências da saúde e do meio ambiente colocou em prática o seu projeto - Flipped classroom -

Educação  –  01/08/2017 22:39

1

(Foto: Divulgação)

Com a sala de aula invertida, o estudante participa da construção do seu conhecimento 

Os acadêmicos do curso de licenciatura em educação física do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) têm sido o foco do seu aprendizado. É que o aluno do programa de mestrado em ensino em ciências da saúde e do meio ambiente, Sandro Ribeiro, colocou em prática o seu projeto “Flipped classroom: aprendizagem para além da sala de aula com o Edmodo”, que utiliza metodologias ativas nas aulas. 

Sandro Ribeiro já trabalha com formação de professores há alguns anos e contou que a principal diferença está no papel do professor e do estudante. 

- Com a sala de aula invertida, o estudante tem a oportunidade de participar da construção do seu conhecimento, porque as informações que ele já possui são mais aproveitadas, uma vez que eles recebem o conteúdo de forma antecipada e podem interagir durante a aula - explicou o mestrando que é orientado pelo professor Marcelo Paraíso Alves. 

O tempo de aula também foi otimizado e é melhor aproveitado. 

- O professor pode mediar a aprendizagem além de aprofundar o conteúdo. Outra diferença é que os estudantes tiram dúvidas na aula presencial com a intervenção direta do docente - apontou o professor do curso de educação física, Cássio Martins. 

Utilizando a plataforma Edmodo 

Criado em 2008, nos Estados Unidos, o Edmodo é uma rede global de educação que conecta alunos e professores através de um aplicativo. Nele os professores disponibilizam os conteúdos para que os alunos já cheguem à sala de aula sabendo o que vai ser estudado. 

Os principais ganhos são o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, segundo Sandro Ribeiro. 

- Depois da segunda atividade online essas dificuldades praticamente se dissiparam e os estudantes sentiram-se mais tranquilos em expor suas opiniões acerca das provocações do professor - explicou o mestrando, Sandro Ribeiro, que defenderá sua dissertação em setembro. 

_______________________________________________________

Simpósio Sul Fluminense de Prevenção
e Tratamento de Lesões de Pele
 

Acontece, pela primeira vez em Volta Redonda, o Simpósio Sul Fluminense de Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele. O evento será realizado durante os dias 8 e 9 de agosto, no Centro Histórico Cultural, localizado no campus Olezio Galotti. A conferência de abertura reunirá profissionais especializados nesse tema. 

O evento aborda assuntos que dialogam com os problemas relacionados à segurança do paciente com risco ou lesão cutânea, como lesões de pele em pediatria, lesões por pressão, tecnologias para o tratamento de feridas, lesões de pele em diabéticos, entre outros. Sendo assim, o objetivo principal do simpósio é reunir especialistas capacitados para obter novas ideias sobre cuidados nessa área e, também, desenvolver novos projetos. 

Os organizadores são o UniFOA, o Hospital São João Batista, a Associação Brasileira de Enfermagem, a Secretaria Municipal de Saúde e a ConvaTec. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas aqui. Receberão certificado os participantes que comparecerem nos dois dias do evento.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×