Publicidade

RH

Desafio

Alunos do UniFOA constroem jardins verticais

Acadêmicos do terceiro período dos cursos de engenharia de produção e ambiental aplicaram ecologia e desenvolvimento sustentável

Educação  –  25/06/2018 12:31

1

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Estudantes pensaram desde a ideia inicial, através de esboços, criação de desenvolvimento de protótipos, materiais necessários, desenhos técnicos utilizando o AutoCAD, à produção do jardim 

_______________________________________________________

A Sala Verde Paraíba do Sul, localizada nas dependências do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), desafiou os alunos do terceiro período dos cursos de engenharia de produção e ambiental a construírem jardins verticais, aplicando ecologia e desenvolvimento sustentável. O resultado foi apresentado à banca examinadora e à professora responsável pela atividade, Shane Goulart, no estacionamento do prédio 18, no campus Olezio Galotti. A ideia é que os próximos períodos também desenvolvam os jardins para que fiquem expostos no local. 

Shane, que também é responsável pela disciplina de desenho técnico nessa turma, comentou que os acadêmicos tiveram dois meses para desenvolver o projeto. 

- Eles pensaram desde a ideia inicial, através de esboços, criação de desenvolvimento de protótipos, materiais necessários, desenhos técnicos utilizando o AutoCAD, à produção do jardim. 

Os grupos foram avaliados nos critérios de sustentabilidade, originalidade e grau de dificuldade da montagem pelo coordenador do curso de engenharia de produção, Bruno Gambarato; pela coordenadora do curso de engenharia ambiental, Ana Carolina Callegario; e pelas professoras Shane Goulart e Ana Claudia Almeida, além da aluna do mestrado profissional em materiais, Andrea Felix. 

- A engenharia de produção sempre trata de otimizar processos e a sustentabilidade é um dos pilares do curso justamente devido à reutilização de materiais, porque quando reutilizamos deixamos de gerar resíduo e agregamos valor a esses materiais, aumentando a vida útil dessas peças e gerando um produto novo - explicou Bruno. 

O projeto que obteve a maior média entre os jurados foi o da equipe União Sustentável, composta por alunos dos dois cursos. Os alunos montarão novamente o jardim durante uma oficina da semana acadêmica, no segundo semestre. 

- Para colocar os vasos de plantas usamos garrafas PET dentro de caixotes de madeira que encontramos na rua; a base que fica presa à parede foi feita com estrado de cama e envernizada para que o material ficasse resistente à agua da chuva e ao sol; as plantas são irrigadas através de uma mangueira de pressão que passa por trás de todo o jardim - detalhou a acadêmica que compôs o grupo Janine Silva, do curso de engenharia ambiental do UniFOA. 

A coordenadora do curso de engenharia ambiental, Ana Carolina Callegario, comentou que a atividade foi de encontro a tudo o que eles veem em sala de aula. 

- São alunos que ainda estão no início do curso e já têm a vivência de produção de projeto, o que dá um incentivo para que eles entendam que tudo o que é estudado durante as aulas teóricas tem uma aplicabilidade prática.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×