Publicidade

RH

Volta às Aulas

Escola de Piraí prepara ações sociais do segundo semestre

Projetos Superando Limites e Movimento Verde já estão com atividades programadas pela equipe de professores da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental

Educação  –  11/08/2018 12:57

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, na Jaqueira, não recebe nenhuma verba de patrocínio para a realização dos projetos, apenas ações sociais e educativas de empresas e instituições parceiras

_______________________________________________________

O recesso escolar acabou e os alunos já voltaram às aulas. E por isso a Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, na Jaqueira, em Piraí, que tem como diretora Cláudia Santos, já se prepara para continuar a realizar os projetos de 2018, que são coordenados pelos professores de educação física Fernando Marlos e Glauber Guardengui.

O Superando Limites: Somos Todos Iguais vai receber atletas olímpicos e paralímpicos para conversar com os alunos sobre motivação, superação e autoestima. Este ano, a escola já recebeu os atletas da equipe sub-20 do Voltaço Glauber (ex-Botafogo/RJ e Volta Redonda), o professor Thiago Aprígio (técncio das divisões de base do Botafogo/RJ), Fábio Bordignon (atletismo - medalha de prata nos jogos Rio 2016); os altetas militares Maik Santos (handebol), Jaqueline Ferreira (levantamento de peso) e Patrick Lourenço (boxe), que estiveram nos jogos olímpicos Rio 2016. A escola está em contato com vários atletas para visitas entre agosto e novembro deste ano. Desde 2014 já visitaram a escola 51 personalidades do esporte, entre atletas e professores de educação física de forma gratuita.

- Os nossos projetos dão certo pelo fato de dois importantes motivos. O primeiro é que a equipe da escola é muito criativa e competente para a realização das ações. E o segundo motivo é que nós não pedimos dinheiro para nenhuma empresa, apenas pedimos ações sociais e educativas, o que facilita muito o apoio das empresas e intituições que nos ajudam. Não temos nenhum patrocinador para os nossos projetos - enfatiza Fernando Marlos.

O Projeto Movimento Verde: Da Educação Ambiental à Inclusão Social vai promover ações de educação ambiental. Com o objetivo de realizar as transformações na comunidade da Jaqueira e que os alunos sejam multiplicadores do conhecimento de educação ambiental, os estudantes, funcionários e professores se preparam para muitas oficinas, palestras, teatros e visitas-técnicas em áreas verdes urbanas.

- Estamos preparando com todo o carinho várias ações para os projetos da escola. Os nossos alunos terão muitas informações importantes para que eles possam crescer e seguir o caminho do bem que a vida oferece. Estamos apenas criando a oportunidade para os alunos, depois que saírem da escola será com eles - destaca a diretora Cláudia Santos.

Ações já estão programadas pela equipe de professores da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. Entre elas, a criação de uma horta, oficinas de reciclagem, bonsay e plantio. Os alunos terão uma atividade de contação de história com temas ambientais. Os professores realizarão várias ações com os alunos dentro de sala de aula no próprio conteúdo curricular de cada disciplina. Além dessas ações, os alunos irão realizar práticas com visitas-técnicas no Sesc (Barra Mansa/RJ e Nogueira em Petrópolis/RJ), Pedra Selada, em Resende/RJ, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, AquaRio, Planetário da Gávea, Uaná Etê - Labirinto da Música em Vassouras/RJ e Petrópolis/RJ (eles irão no Palácio Quitandinha e Museu Imperial).

- Somos uma equipe que pensa sempre no bem-estar dos nossos alunos e da comunidade. Fazemos um trabalho envolvendo todas as disciplinas e funcionários. Eu como professora de arte também irei participar e contribuir para os projetos da escola - diz Ana Cristina Martins. 

A escola não recebe nenhuma verba de patrocínio para a realização dos projetos, apenas ações sociais e educativas de empresas e instituições parceiras que acreditam no trabalho da direção, como Ministério do Meio Ambiente, Polícia Federal, Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Polícia Civil, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Eco Óleo (Volta Redonda), Tribeca Macadâmia (Piraí) e Sesc RJ (Unidade Barra Mansa). Como ferramentas de trabalho da educação ambiental, a escola utiliza os esportes de aventura treccking, montanhismo, slackline, muro de escalada e trilhas ecológicas para os ensinamentos.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×