Publicidade

RH

Dúvida Cruel

Estudar ou cair na folia, eis a questão

Impulsionar os estudos e melhorar o seu preparo pode estar no seu planejamento de maneira saudável; no entanto, não adianta estudar pensando em se divertir

Educação  –  23/02/2019 19:28

8221

 

(Foto: Divulgação)

“O mais importante é equilibrar o tempo entre diversão e estudos para ter um momento de maior tranquilidade e pegar mais energia”  

(Fernando Elias José, psicólogo)

 

O que fazer no Carnaval: estudar ou cair na folia? Essa deve ser a dúvida de muitos estudantes em fase de preparação para o vestibular. Na verdade, o período pode ser aproveitado para atender às duas necessidades, pois radicalizar não faz bem a ninguém. 

Impulsionar os estudos e melhorar o seu preparo pode estar no seu planejamento de maneira saudável. No entanto, não adianta estudar pensando em se divertir. Saiba destinar um tempo para uma das coisas. Segundo a professora Lúcia Dieguez, diretora pedagógica do colégio IBPI, localizado na Barra da Tijuca, tentar manter uma rotina intensa de estudos nesse período e ainda curtir os festejos não é produtivo. Regularidade e harmonia são fundamentais. 

- A obtenção de bons resultados depende da regularidade nos estudos. O ideal é algumas horas diárias, mas sempre respeitando pelo menos um dia por semana para descanso e lazer - defende a educadora. 

Para o psicólogo Fernando Elias José, mesmo quando o estudante está descansando ou em lazer, a memória está trabalhando para armazenar tudo que foi estudado. 

- Não fique com peso na consciência. Isso feito, reserve um período para estudar, sejam cinco minutos ou cinco horas. O importante é que esse tempo de estudo seja bem aproveitado - ressalta o especialista. 

Além disso, Fernando Elias alerta que é inevitável que o estudante também fique empolgado com a energia festiva vinda das ruas e por isso não há a necessidade de ser radical: 

- O mais importante é equilibrar o tempo entre diversão e estudos para ter um momento de maior tranquilidade e pegar mais energia. Claro, isso para quem tem a cultura de sair para se divertir durante o Carnaval, para os que não possuem, podem tocar o estudo normalmente, equilibrando com o descanso, como faz durante o restante do ano. 

Confira algumas dicas para encarar
os estudos em meio à maratona da folia
 

. Aposte na qualidade - É muito comum escutar que não se deve parar de estudar, pois enquanto você estiver parado, alguém certamente estará estudando. Mas é fundamental avaliar se esse estudo tem qualidade. 

. Planeje-se e identifique onde pode melhorar - Para avançar, o primeiro passo é estar ciente de onde é possível melhorar, para que não haja um desgaste desnecessário. Ao saber dos nossos pontos fracos, conseguimos buscar auxílio, seja reforçando a revisão de um determinado assunto que ainda não foi totalmente aprendido, seja buscando a ajuda de um profissional.  

. Respeite os seus limites - O estudo será bem feito quando os limites e as diferenças individuais forem respeitados pela família, pelos amigos e, principalmente, pela própria pessoa. Aceite o seu ritmo, valorize as suas qualidades e identifique os seus defeitos. Essa não será uma tarefa fácil, mas com objetivos claros, garra e determinação você vai conseguir. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×