Publicidade

RH

Bate Papo

O repertório de vida (e sonoro) da Daiane Landim

Dona de interpretação marcante, a artista abre suas reflexões e seus olhares para o mundo, trilhando uma cena independente com muitas novidades chegando em breve

Entrevistas  –  15/03/2016 10:33

Publicada em: 06/01/2016 (20:33:45)
Atualizada em: 15/03/2016 (10:33:11) 

1

(Foto: Divulgação)

“Tenho insight o tempo todo; resolvi trabalhar mesmo; decidi fazer meu trabalho musical solo;
assim estou conseguindo colocar em prática tudo que sempre tive vontade na música”

Você pediu muitas coisas boas na virada, certo? Não faltou em seu vocabulário a paz, a saúde, o amor etc. Então, uma das coisas boas está aqui. No primeiro bate-papo do ano Daiane Landim vem com tudo de melhor inaugurando 2016. Dona de uma interpretação sonora marcante, a artista hoje abre seu repertório de vida e nos conta “De A a Z” suas reflexões e seus olhares para o mundo, trilhando uma cena independente na sua trajetória com muitas novidades chegando em breve, e nos brindando com extraordinária qualidade musical oferecida a quem aprecia e valoriza seu trabalho de primeira grandeza. Conheça! 

______________________________________________________
De A a Z
    

A...  

Antes tarde do que nunca - Tenho vontade de escrever um livro, com pensamentos que muitas vezes guardo somente para mim. Sempre anoto algo quando faço uma reflexão, que aos meus olhos me parece desvario, e poupo os que me cercam das minhas loucuras (risos) exteriorizando somente no papel, mas um dia, quem sabe? Pretendo publicar, mesmo que ninguém leia, mas para tê-lo em minha estante! Mas isso é para um futuro ainda distante.

B... 

Biblioteca particular - Gosto muito de ler, e busco sempre falar sobre a importância disso. Para exercitar o cérebro serve qualquer leitura. Assim, leio de tudo, não tenho um autor preferido, gosto de muitos. Mas se precisar destacar um que me agradou muito em uma leitura para descontração cito “O evangelho segundo Jesus Cristo”, de José Saramago, um romance que conta a história humanizada de Jesus, que passa longe da representação tradicional do mesmo e faz críticas muito interessantes. Mas falando em leitura, eu tenho um hábito (que luto contra, mas é mais forte do que eu) de ler mais de um livro de uma vez só. E isso me faz ler os mesmos livros várias vezes. Mas ainda assim me divirto. Ultimamente ando lendo muito sobre história da arte, arte moderna e contemporânea por conta da especialização que faço dentro do tema.

C... 

Canção para não esquecer - Uma canção que me marcou muito foi “Atrás da porta”, de Chico Buarque e Caetano Veloso. A primeira vez que a ouvi foi interpretada por Elis Regina e me emocionei muito. Desde então carrego comigo esse sentimento.

D... 

Dois chopps - Convidaria você, acho que entre muita arte, poesia e filosofia ficaríamos por horas conversando (e bebendo). (risos)

E... 

Espiritualidade - Acho que muita gente associa espiritualidade com instituição religiosa, com religião, e acabam esquecendo dos fortalecimentos nas relações interpessoais; não falo nem sobre bem e mal, pois isso é relativo. Mas entre não fazer com os outros o que você não quer que seja feito com você! Pois sempre digo que tudo que vai, volta. Então penso que a espiritualidade é a paz que você encontra em si mesmo e logo emana isso aos demais, independente de religião.

F... 

Falta acontecer - De forma prática, penso que falta reflexão nas lutas que estamos presenciando. As pessoas andam defendendo partidos como se fossem times de futebol, quando poderíamos todos juntos lutar por educação. Sabemos que não é de interesse geral pessoas bem instruídas e “pensantes”, mas é a única solução para um sistema tão brutal. Falta também que reconheçamos que nós somos a matéria-prima, e que nós precisamos ser honestos. Somos os espelhos dos nossos representantes; costumo dizer que não se faz um bolo bom com ovos podres. Temos que ser honestos nas pequenas coisas da vida, pois assim as próximas gerações começarão a se acostumar com a honestidade. Quem sabe assim algo melhore?

G... 

Gente que te inspira - É clichê dizer minha mãe? Pois não tem outra pessoa que me inspire mais. Em sua honestidade, sua inteligência e sua força para lidar com a vida. 

H... 

Hoje, amanhã e depois - De forma prática e cotidiana: Não durmo em cama bagunçada (risos). Brincadeiras à parte, eu não deixo de sonhar, de planejar a minha vida de acordo com meus sonhos. Fico muito triste quando encontro pessoas que de alguma forma desistiram de lutar por um sonho. Não quero isso pra mim, não vejo outras alternativas para o futuro quando se trata de sonhos e objetivos de vida.

I... 

Insight - Tenho insight o tempo todo, inclusive nas pequenas ações do dia a dia. Mas uma que me fez colocar o pé no chão e resolver trabalhar mesmo foi quando decidi fazer meu trabalho musical solo. Pois assim estou conseguindo colocar em prática tudo que sempre tive vontade na música (logo teremos um bom resultado).

J... 

Junto ou misturado em tempos de internet - A internet é uma ilusão quando se trata de sociabilidade. As pessoas pensam que estão mais próximas umas das outras, mas estão cada vez mais distantes. Não se sente o cheiro, a energia, a vibração de um bom abraço, não se ouve uma boa gargalhada, é tudo artificial. As pessoas perdem bons momentos da vida enquanto pensam que estão conectados com o mundo.

L... 

Lugar para se chamar de seu - Desde criança frequento uma cachoeira na cidade onde morei boa parte da minha vida; e até hoje, quando arrumo um tempo eu corro pra lá. Tem uma queda de água que me faz massagens enquanto fico sentada em uma pedra que mais parece uma cadeira confortável. Lá é meu canto, pouca gente sabe que existe aquele pedacinho, então eu ouso dizer que é o meu lugar. Tudo que sempre amei: mata, água doce e energia da natureza viva.

M... 

Música online - Ela potencializa o trabalho. É muita gente talentosa que a gente conhece pela internet, pessoas que jamais teriam chances de terem seus trabalhos divulgados por uma gravadora. Encontramos artistas de verdade e não somente “produtos” que foram feitos para serem trocados por dinheiro.

N... 

Não saio de casa sem - Tomar banho.

O... 

Ordem e progresso - Como eu disse anteriormente, a nossa única solução é uma boa educação. Não somente nas escolas, mas em casa, nas ruas, em todo lugar onde haja relações interpessoais. Mas é muito importante e urgente que formemos uma geração de pensadores, de questionadores, de pessoas reflexivas. Já passou da hora das “crianças derrubarem os reis”. Chega de pensar que a corrupção está vinculada a um único partido (seja ele qual for). Chega de levantar bandeiras. Chega de textos imensos cheios de opiniões vazias. Sem educação e leitura tudo isso vai virar filme e nada mais.

P... 

Presente de Natal - O Papai Noel existe sim. É feio, velho e tem colesterol alto. Só quer saber de dinheiro aquele velhinho sem vergonha. Aliás, ele só quer saber de quem tem dinheiro para trocar presentes. 

Q... 

Querido diário - Os objetivos estão cada vez mais próximos de serem conquistados, então se prepare meu querido diário que o bicho vai pegar logo, logo, e você vai valer muito dinheiro no futuro (risos).

R... 

Razão e sensibilidade - As dores dos outros sempre foram menores que as nossas, e isso acontece desde que o mundo é mundo. E acho até que as pessoas andam bem sensíveis, portanto, atrás do computador. E sobre razão, para mim é muito difícil lidar com isso. Sou inteira emoção, e quando se faz necessário agir com ela fico de coração partido.

S... 

Subo neste palco - Quando subo no palco e começo a primeira canção fico na expectativa, fico ansiosa e, em alguns momentos, até com medo, mas fico segura por saber que esse sentimento é só na primeira música e logo fica tudo suave. E com a suavidade nos sentimentos os laços entre a música que estou representando e o público ficam cada vez mais estreitos, no final parece que faço parte da família de cada um que me assiste. E acho que a recíproca é verdade, Acho. Mas o que eu gosto mesmo é quando alguém me aborda no final e diz: “Sabe aquela hora? Aquela música? Então, ela me arrepiou inteira quando você cantou!”. Pra mim não há nada melhor do que ouvir isso. Pois sinto que cumpri meu papel naquele momento.

T... 

Travessia - Amo música, não importa qual estilo seja, basta me fazer bem em algum momento. Tem alguns estilos que escuto menos, mas não deixo de conhecer. Ora encontro uma letra bonita em uma voz que não me agrada, ora encontro uma voz que me agrada em um estilo que não me atrai, ora encontro um estilo que curto muito com uma letra tosca, e assim vou levando... Sabendo aproveitar o que há de melhor (o que mais me agrada) em cada canção. Costumo dizer que nos acostumamos em apontar os defeitos, mas é muito importante que passamos a perceber as coisas com outros olhos, buscando sempre o que há de bom e jamais generalizar.

U... 

Um pedido para a estrela que te guia - Sabedoria para o discernimento.

V... 

Vaidades secretas - A vaidade atrapalha muito, o ego deixa o profissional cada vez pior. É importante que filtremos o que escutamos e mais importante ainda é saber que quanto mais se estuda, mais se esforça, menos a gente sabe, menos a gente consegue. As vezes o elogio destrói mais o profissional do que a crítica. Pois alguns caem no erro de achar que já é o suficiente, de achar que não precisa mais estudar, aprender, ouvir os experientes. Humildade é fundamental.

X... 

Xodó - Pensei em falar que meu xodó é meu grande amigo, namorado, produtor Glaydson Moreira, mas aí, enquanto eu escrevia aqui, o Farofa (meu gato) me olhou de “rabo de olho” como se soubesse o que eu estava fazendo e pensando, e ficou morrendo de ciúmes. Então, posso ter dois xodós?

Z... 

Zzzzz - Tenho fadiga em aturar pessoas que acham que a verdade absoluta é aquela em que eles mesmos acreditam. Aquelas que não respeitam as opiniões alheias e que ficam cheios de teorias sobre a vida de pessoas que nem ao menos sabem o nome. Vou confessar que tenho medo (não cansaço), mas medo de pessoas que não buscam a leitura, conhecimento, respeito e discernimento para embasar tais verdades.

> Contato: Facebook

Por Elisa Carvalho  –  elisacarvalho.br@gmail.com

3 Comentários

×

×

×

  • Daiane Landim

    Ahhh Leticiassss obrigada suas lindas!!!! Saudades mil das duas!!! Beijos...

  • LETICIA

    Que mulher incrivelmente talentosa!!! Desejo sempre oq houver de melhor a ela!!! Amo demais!!!!

  • Mais comentários