Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Formas Abstratas e Figurativas

A arte linear de Oswaldo Fernandes

Socorrista de Volta Redonda que entrou para o RankBrasil (quadro com a maior quantidade de pregos - 6.100 unidades) expõe na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende

Entrevistas  –  11/08/2017 00:35

Publicada: 29/08/2016 (18:47:39) . Atualizada: 11/08/2017 (00:35:49)

1

(Fotos: Divulgação)

Pregos, madeirite, feltros coloridos, linhas, lã, barbante artesanal, tinta, cola, moldura e vidro 

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

_______________________________________________________

AtualizaçãoA exposição com novas obras de Oswaldo Fernandes pode ser visitada na Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), em Resende, até 20 de agosto, das 9h às 16h30.

_______________________________________________________

Ele se considera “apenas um socorrista que ajuda a salvar vidas por 16 anos”. Oswaldo Fernandes, 54, morador nascido e criado em Volta Redonda, é fera na arte linear. E recordista: fez, segundo ele, o quadro com a maior quantidade de pregos no Brasil - 6.100 unidades.

O artista conta que tudo começou pelas mãos da professora Marilda Lima, na Escola Estadual Barão de Mauá, em 1974, onde teve o prazer e a oportunidade de conhecer essa técnica. Na época, com 12 anos, não deu muita importância.

- Aproximadamente 12 anos depois, casei e, ao sair da casa dos meus pais, juntando meus pertences, achei uma folha com a técnica que tinha feito na época. Coincidência ou não, depois de dez anos de casados, lembrei dessa folha e comecei a colocar em prática. Isso já era em 1997.

Oswaldo Fernandes teve que interromper esse trabalho, por motivos particulares, e retornou em meados de 2000. Oito anos depois, aos 47, foi para o ensino médio e com 52 estava na faculdade de direito. Ficou desempregado na sua especialidade de socorrista, retornando, então, com a arte linear.

- Atualmente tenho cinco obras nas paredes da minha casa, e mais cinco que fazem parte das dez que irei guardar embaladas para alguma eventualidade. Comercializar não é o meu objetivo principal, e sim a divulgação em todos os meios de comunicação. Mas uma coisa não invalida a outra. O preço de cada quadro é muito relativo, e depende muito do tamanho. Os quadros de exposição tem o tamanho de 60 x 80cm, esses (hoje) custam R$ 600 - diz.    

Confira a entrevista com Oswaldo Fernandes

2

_______________________________________________________

Atualização: Oswaldo Fernandes entrou para o RankBrasil pelo recorde de quadro feito com o maior número de pregos - 6.100 unidades.

_______________________________________________________

Você aborda temáticas nas suas obras, ou seja, faz séries de um mesmo tema?

Não, na verdade, faço o que vem em minha mente e no meu coração. Claro que 70% das criações são minhas e 30% pego na internet. São duas maneiras de construir esses desenhos. Formas abstratas e figurativas. Alguns artistas no Brasil só fazem abstratos e outros só fazem figurativos. Eu gosto de fazer os dois. 

Como é esse trabalho na prática, como ele é feito, quais materiais você usa, quanto tempo em média para finalizar cada obra?

Esse trabalho é composto de: Pregos de 8 milímetros, madeirite de 10 milímetros, feltro de cores diversas, linhas finas, lã e barbante artesanal, folha para desenho, tinta, cola e, por fim, moldura e vidro.

Construção do quadro: Limpo a madeira, forro com feltro, faço o desenho na folha específica para desenhar e medindo cada ponto onde colocarei os pregos com a ajuda de régua, lápis e compasso. Coloco essa folha com o desenho pronto, em cima da madeira encapada, centralizo e começo a colocar os pregos nos pontos indicados. Em seguida, rasgo essa folha e começo a traçar as respectivas linhas, ou seja, começo a dar vida ao desenho. Finalizando, levo para colocar moldura e vidro. Toda etapa, para ter o quadro pronto, no prazo de 15 dias. Esse tempo é referente ao tamanho 60 x 80cm (o tempo depende do tamanho do quadro). 

Você já fez uma exposição? Pretende fazer?

Nunca fiz. Expor é um sonho a ser realizado. Pretendo sim, mas só quando tiver condições e oportunidade. 

_______________________________________________________

Atualização: Os trabalhos de Oswaldo Fernandes foram expostos no Hall da Câmara Municipal de Volta Redonda, em novembro de 2016.

_______________________________________________________

1

“É o início de um grande sonho em minha vida, divulgar esse tipo de arte que poucos conhecem”

Como é o seu processo criativo? Você reserva um tempo em determinado dia para produzir suas obras? Ou faz isso quando a inspiração chega?

Não, como estou desempregado, estou construindo esses quadros e deixarei embalados em minha casa, para uma possível eventualidade. Quando estou trabalhando, programo esse tempo com minhas folgas. Não faço quadros para oferecer, apenas faço só por encomenda. Os que estou construindo é apenas para divulgação e não venda. 

Qual a maior dificuldade para divulgar sua arte aqui na região? Ou você já tem o seu público cativo?

Estava quase desistindo de divulgar o meu trabalho. Pela dificuldade que sempre encontrei na minha querida Volta Redonda. Em junho deste ano, através da minha página, fui convidado a mostrar o meu trabalho no jornal “Diário do Vale”. Fiquei muito feliz. Começou a brilhar uma luz no fim do túnel. Diante dessa publicação, fui convidado a mostrar o meu trabalho na TV Ideal, canal 8. Com certeza fiquei muito feliz. Na verdade, a ficha ainda não caiu, sou apenas um socorrista de ambulância. Assim está sendo o início de um grande sonho em minha vida, que é divulgar esse tipo de arte que poucos conhecem. Sabendo da grande popularidade e respeito pelo seu trabalho no OLHO VIVO, e pelo profissional que você é, Cláudio Alcântara, eu respeitosamente entrei em contato com você e solicitei a possibilidade de também divulgar o meu trabalho. Devido à pouca divulgação, ainda não deu para saber qual especificamente é o meu público, dentro do que se refere à arte linear. 

Projetos. O que vem por aí?

Não tenho projetos, tenho sonhos. Um, já realizei, que foi construir um quadro em arte linear, com maior quantidade de pregos no Brasil. Hoje com 6.100 pregos. O segundo sonho estou realizando, divulgando meu trabalho em jornais e redes sociais. O terceiro, se assim Deus permitir, será em um canal aberto de TV.

_______________________________________________________

Fique de Olho

> Contatos profissionais: oswaldofernandesvr@gmail.com | Facebook: Oswaldo Fernandes | Página: Arte Linear Fernandes | Telefone: (24) 9-9928-1720.

_______________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Maria Cristina de Paula de Carvalho Costa

    Bom dia a todos. Tenho a honra de ser a irmã mais velha de um homem batalhador, trabalhador e talentoso que é o Oswaldo. Fiquei muito feliz pela oportunidade que estão dando a ele. Um sonho realizado diz ele, mas vejo que só está começando a realização de um sonho, vem mais por ai. Deus os abençoe.