Publicidade

RH

Educando Para Inclusão

Livro infantil de Rafael Bressane questiona estigmas sociais

Autor autista tem sua obra publicada pela Editora Mourthé

Entrevistas  –  13/11/2017 09:33

Publicada: 08/10/2017 (12:46:31) . Atualizada: 13/11/2017 (09:33:18)

1

(Fotos: Divulgação)

Muito amor: O autor do livro, Rafael Bressane, e sua mãe, Náfis de Oliveira Bressane 

Motivada por seus valores, a Editora Mouthé lançou o livro “A minhoca sonhadora”. Seu autor, Rafael Bressane, hoje com 18 anos, tem uma característica que o torna ainda mais individualizado: o autismo. Rafael, autor da história da minhoca sonhadora com apenas 11 anos, foi capaz de criar uma narrativa cheia de sensibilidade que nos mostra que o estigma social é o verdadeiro aniquilador de sonhos e oportunidades, e que com boa vontade e esforço todos são capazes de ajudar a construir um mundo melhor. Criada em 2012, a Mourthé tem por objetivo abrir espaço à literatura brasileira e aos que se empenham em apontar caminhos e soluções para os problemas atuais da humanidade, além de informar para conscientizar. A conselheira editorial da Editora Mouthé, Cláudia Rocha Mourthé, falou sobre a experiência, motivações e desafios do projeto para esta coluna.

Confira a entrevista com Cláudia Rocha Mourthé

2

A conselheira editorial e o autor Rafael Bressane, no dia do lançamento do livro 

1. Como surgiu a ideia de inserir um autor autista num livro?

A mãe do autor procurou a editora com o original do livro “A minhoca sonhadora”. Ao analisarmos a narrativa, nos sensibilizamos com o conteúdo e consideramos que poderia ser de grande contribuição para a inclusão social de crianças especiais. 

2. Quais foram as dificuldades da experiência?

Em termos editoriais, nossa preocupação foi de preservar integramente o desenho do autor, para isso convidamos o designer e artista plástico Rafael Barros Garcia, que coloriu o livro sem interferir nos traços originais do desenho do autor. 

3. Quais foram as surpresas do processo?

A reação dos leitores com a profundidade do livro, que trata de aspectos sutis de desejos de integração e da dificuldade de ser aceito pela sociedade. Vimos muitos adultos lerem o livro e se emocionarem com o final.

 3

4. O lançamento desse livro faz parte de algum projeto de responsabilidade social da empresa, está atrelado a algum valor que a empresa defenda, ou foi uma situação isolada?

O lançamento foi de fato uma ação isolada, mas em sintonia com a proposta da editora de publicar o que encontra de genuíno no universo literário brasileiro. Publicamos o livro do Rafael Brassane por reconhecer a qualidade e o conteúdo. É fato que a condição do autor foi um incentivo, mas a qualidade da narrativa foi fundamental para a publicação. 

5. Vocês repetiriam a experiência? Por quê?

Sim, repetiríamos e estamos abertos a bons textos para publicação, pois acreditamos que uma criança autista tem qualidades e pode ser tão capaz quanto qualquer outra criança. 

_______________________________________________________

“Ao analisarmos a narrativa, nos sensibilizamos com o conteúdo e consideramos que poderia ser de grande contribuição para a inclusão social de crianças especiais”.

_______________________________________________________

6. Quais são os projetos para o futuro?

Continuar publicando autores brasileiros e valorizando o que há de melhor em nossa cultura. Estamos também com projetos editoriais apoiando as publicações da “A Turma do Jiló”, uma associação sem fins lucrativos que acredita na inclusão de crianças com deficiência em escolas regulares. Clique e confira mais informações

7. Como adquirir o livro e os outros títulos da editora Mourthé?

Os livros podem ser adquiridos através da loja do nosso site, nas grandes livrarias em versão tradicional, e em e-book. 

8. Tem algum título em especial da editora que você gostaria de indicar aqui? Por favor, comente sobre suas razões.

Gostaria de indicar o livro em pauta: “A minhoca sonhadora”. É uma história que encanta adultos e crianças e faz pensar nos nossos desejos, rejeições e conquistas pessoais. 

9. Existe mais alguma consideração que você queira fazer?

A leitura nos transporta para mundos encantados e pessoais. Quando lemos dividimos com o autor histórias que duram dias ou semanas. Nossa imaginação constrói os cenários e as emoções são intensas. As histórias dos livros tornam-se nossas experiências também, e passamos a viver outras vidas e outras formas de pensar e de sentir. Leiam!

> Estúdio Sattnin Texts and Idioms

_______________________________________________________

Por Sabrina Sattnin  –  sattnintxi@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×