Publicidade

RH

Democratizando o Acesso às Práticas Esportivas

Volta Redonda recebe o II Festival de Rugby Dagaz

Campo Rústico será sede do evento na tarde deste sábado, dia 26

Esportes  –  25/11/2016 22:23

Publicada: 22/11/2016 (23:21:49) . Atualizada: 25/11/2016 (22:23:34)

1

(Fotos: Divulgação)

Além dos resultados: Modalidades que irão disputar os jogos serão infantil, escolar e juvenil 

O Instituto Dagaz promoveu, na semana passada, o I Festival de Futsal, no intuito de democratizar o acesso às práticas esportivas e neste sábado, 26, não será diferente. O II Festival de Rugby acontece às 14h, no campo no bairro Rústico, em Volta Redonda. 

A ideia de um festival surgiu entre os organizadores para levar a disputa além dos resultados. No rugby de desenvolvimento, a disseminação do esporte, a integração dos participantes, a compreensão e a aplicação dos valores são os principais fatores a serem expandidos. 

- Nosso objetivo com o II Festival é promover e desenvolver a difusão do rugby para crianças e jovens, em um ambiente agradável, seguro, por meio de atividades que garantam o desenvolvimento de habilidades progressivas para todos participantes - explica o gerente de esportes do Dagaz, Marconi Rangel. 

As modalidades que irão disputar os jogos serão: infantil, escolar e juvenil. Dentre as atividades, serão feitos jogos de Tag Rugby. O exercício é uma variação do esporte, sem contato, e acontecerá entre seis escolas de Volta Redonda, que desenvolvem a modalidade através da ação “Dagaz tá na escola”, em parceria do Projeto Sábado na Escola, da Secretária Municipal de Educação. 

Para a modalidade infantil, a programação vai ser um momento experimentação de atividades de vivência no esporte e atividades lúdicas, e por fim o jogo entre Dagaz Rugby e Ava Ete, de Itatiaia. 

Marconi acredita que o festival seja uma ferramenta importante para promoção do esporte, não apenas para os alunos, mas sim para o público em geral. 

- Quando se tem a oportunidade de conhecer e vivenciar uma experiência nova e criar formas para que ela seja agradável, você conquista novos adeptos, desenvolve a promoção do rugby e oportuniza a compreensão dos valores que o esporte transmite. 

O evento também terá atividades paralelas com o projeto de sustentabilidade do Instituto Dagaz. Pintura, plantio e leitura serão algumas das ações disponíveis para os participantes. 

- Vamos fazer atividades de plantio de muda, as crianças poderão pintar caixinhas de leite e garrafas PET que servirão de vasos pra elas plantarem as mudas de hortaliças que levarão para casa - explica a coordenadora do projeto Oficina Consciente, Clarisse Neto. 

Festival Rugby e o Dagaz

O I Festival de Rugby foi realizado em 2015 pelo Instituto Dagaz e participaram seis projetos com equipes dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com 250 pessoas atuando direta e indiretamente. Este ano, o evento conta com o apoio da Fundação CSN, MF Consultorias, Secretaria Municipal de Educação, Get In To Rugby, Finad e Federação Fluminense de Rugby e Confederação Brasileira de Rugby. 

O Dagaz Rugby desde 2003 vem tornando-se referência do esporte na região com apoio do Instituto CCR e o patrocínio CCR NovaDutra, que atende, atualmente, mais de 200 alunos diretamente nos polos de Pinheiral, Condomínio Cultural, em Volta Redonda e seis escolas da SME de Volta Redonda. Em 2017 acontecerá a ampliação de mais polos de Rugby do Dagaz. 

- Fechamos uma grande parceria no município de Seropédica, cidade que o Instituto retorna com a prática de rugby, atendimento com as secretarias de Assistência Social e Educação, serão seis polos - diz Marinêz Fernandes, presidente do Instituto Dagaz. 

A ideia é buscar parceria com alguns times profissionais do Rio de Janeiro e São Paulo, para encaminhar os atletas que vem se destacando no esporte, como por exemplo, Caio Ferreira e Diogo dos Santos, ambos selecionados para integrar a Seleção Fluminense de Rugby.

 Um pouco sobre o Instituto CCR 

O Grupo CCR criou em 2014 o Instituto CCR, entidade privada, sem fins lucrativos, para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa. O Instituto CCR vai otimizar a utilização de recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo em projetos estruturados em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. O Grupo CCR apoia o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, com a experiência de ter levado mais de 500 projetos para 120 cidades que, desde 2003, já beneficiaram 7 milhões de pessoas com investimento de R$ 185 milhões em projetos estruturados. O Instituto CCR vai ampliar a estratégia do Grupo visando consolidar a maior empresa de infraestrutura da América Latina, em um dos maiores investidores sociais privados do país. Com o Instituto CCR, a companhia fomenta ainda mais a cultura brasileira e o desenvolvimento da cidadania nas regiões onde o Grupo CCR atua. 

> Confira a página do Rugby Dagaz no Facebook e do Instituto Dagaz.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×